4.20.2013

Economize, enquanto procura emprego

Fazer cursos gratuitos e definir as prioridades são algumas das recomendações de especialistas

Anotar os gastos e fazer cursos gratuitos são boas opções. Foto: Bloomberg News
Anotar os gastos e fazer cursos gratuitos são boas opções. Bloomberg News
Se você está desempregado e em busca de uma oportunidade, já pode ter se dado conta que procurar emprego não sai assim tão barato. E mesmo que você esteja empregado e buscando uma recolocação, não há motivos para gastar uma fortuna nesse processo. Veja algumas dicas do CareerBuilder para economizar enquanto procura um novo emprego.
1. Encontre maneiras de desenvolver suas habilidades de graça:
Há uma série de cursos gratuitos on-line disponíveis em sites de universidades, por exemplo, além de palestras e workshops também oferecidos gratuitamente por diversas instituições. Fique ligado na programação de institutos que possam oferecer conteúdo relevante sem pagar e aproveite para desenvolver suas habilidades e se tornar um profissional melhor.
2. Confira o seu guarda-roupa:
Antes de comprar um novo terno ou tailleur, verifique se realmente não há nada que seja adequado em seu guarda-roupa. A maioria dos especialistas recomenda usar roupas discretas para entrevistas, então é possível que você consiga se virar com o que tem no armário, sem precisar desembolsar mais dinheiro.
3. Reveja suas estratégias:
Se você tem gastado muito dinheiro para enviar currículos e portifólios para empresas sem ter um retorno, talvez seja a hora de parar. Tente descobrir qual é a estratégia que tem dado mais certo e foque nela, para evitar gastos desnecessários.
4. Saiba quando gastar:
Há algumas coisas na vida em que vale a pena gastar um pouco mais, porque vai acabar compensando a longo prazo. Um exemplo é a preparação de um currículo — talvez valha a pena pagar para ter ajuda de um profissional especializado na elaboração do currículo. É importante entender quais aspectos da sua busca por emprego precisa de investimentos e quais podem ser deixados em segundo plano.
5. Anote os gastos:
Para não acabar perdendo a noção e gastando demais, é recomendável anotar todas as despesas. Até porque, se a busca acabar demorando mais do que você imagina, o planejamento financeiro vai ser importante.

Nenhum comentário: