O fio dental é um importante item utilizado na higiene bucal e deve ser utilizado no mínimo uma vez por dia. O uso da escova de dentes, por mais eficiente que seja, não consegue remover os resíduos depositados nas áreas entre os dentes, e isso só é alcançado com a utilização do fio ou fita dental. Usados de maneira adequada, o fio dental remove grande parte da placa bacteriana presente abaixo e acima da gengiva (biofilme sub e supra-gengival).
O uso do fio ou fita dentário é recomendado pode ser utilizado tanto antes como após a escovagem.
O mercado, atualmente, oferece uma grande variedade de marcas de fios/fitas dentários, inclusive alguns que contêm flúor.
É importante que o tipo escolhido passe entre os dentes com suavidade e sem desfiar, penetrando na gengiva de forma delicada. A cada espaço entre dois dentes, é recomendado o uso de um novo pedaço limpo do fio ou fita.
Incorporando o uso do fio dental à sua higiene bucal diária você terá muito mais chance de conservar seus dentes e de não precisar usar dentadura no futuro.
Mesmo não sendo a causa principal da morte pulpar, a gengiva cronicamente mal cuidada aumenta o risco de perda dos dentes e de necessidade de tratamento de canal. Além disso, apesar de duas escovações diárias serem essenciais para a boa higiene oral, a escovação por si só não protege completamente da doença periodontal e da perda dos dentes que ela acarreta.
Muita gente que sofre de sensibilidade ou sangramento gengival acaba evitando o fio dental por medo de piorar o problema. No entanto, o que ocorre de fato é que a limpeza com fio dental melhora a saúde da gengiva e previne o sangramento.
Em 2006 foi realizada uma pesquisa sobre sangramento gengival com 51 pares de gêmeos, na qual se compararam os efeitos apenas da escovação aos efeitos da escovação aliada ao uso do fio dental. Em cada par de gêmeos, um deles apenas escovou os dentes duas vezes ao dia, enquanto o outro escovou e usou fio dental duas vezes por dia. Duas semanas depois, os gêmeos que usaram fio dental apresentavam 38 por cento menos sangramento na área gengival.
Mesmo para quem não foi muito consistente no uso do fio dental durante a infância e adolescência, nunca é tarde para começar a manter uma boa higiene oral e melhorar a saúde da gengiva usando o produto certo.
Há produtos específicos, como o Oral-B® SATINfloss®, que é macio e suave, próprio para gengivas sensíveis, e ao mesmo tempo resistente o suficiente para remover a placa bacteriana que se acumula ao redor dos dentes.
Como usar fio dental
O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente - sob a gengiva e entre os dentes. Como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, usar fio dental diariamente é altamente recomendável.
Para aproveitar ao máximo o uso do fio dental, uso a seguinte técnica:
- Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
- Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
- Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
- Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
- Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.
- Fio de nylon (ou multifilamento)
- Fio PTFE (monofilamento)
Nenhum comentário:
Postar um comentário