4.15.2013

"Vamos descobrir quem fez", diz Obama sobre explosões e mortes em Boston


"Vamos descobrir quem fez e porque fez", disse o democrata, na TV "Ainda estamos investigando, mas vamos descobrir os responsáveis".
Obama assumiu em cadeia nacional não saber ainda quem é a pessoa ou grupo responsável pelas mortes. Em nenhum momento do pronunciamento, Obama usou as palavras "ataque" ou "terrorismo". . No entanto, o FBI (a polícia federal do país) já considera os ataques como terroristas, de acordo com a imprensa americana.

Em pronunciamento, Obama promete descobrir responsáveis
Em pronunciamento, Obama promete descobrir responsáveis
"Qualquer pessoa ou grupo responsabilizado irá sentir o peso da Justiça", prometeu o presidente.
>> Maratona de Boston: terceira explosão é confirmada por comissário de polícia
>> Explosões na Maratona de Boston provocam pânico e deixam feridos
>> Como no 11 de setembro, EUA fecha espaço aéreo
Explosões
Dois artefatos explosivos deixaram mortos e feridos na tarde desta segunda-feira, na reta final da Maratona de Boston, nos Estados Unidos. As imagens das televisões direto do local mostraram cenas de pânico, com fumaça e destroços nas ruas e feridos sendo levados em macas.
O problema começou cerca de três horas após os vencedores cruzarem a linha de chegada. Perto do Hotel Fairmount Copley Plaza, que é um dos pontos mais famosos da prova, foi ouvida a primeira explosão e, cerca de 20 segundos depois, houve a segunda. Isso teria acontecido às 14h45 (horário local), segundo a CNN.
orta-voz de um candidato ao senado de Massachusetts, Will Ritter deu entrevista para a NBC e relatou o que aconteceu no local: "nós ouvimos duas explosões realmente grandes e na sequência, com poucos segundos separando cada uma. Todo mundo se abaixou e ficou caído no chão".
O etíope Lelisa Desisa foi o vencedor da maratona masculina, com o tempo de 2h10min23s. Entre as mulheres quem venceu foi a queniana Rita Jeptoo.
Terceira explosão
De acordo com o comissário de polícia de Boston, Ed Davis, uma terceira explosão foi confirmada  na tarde desta segunda-feira (15). Até agora, duas pessoas morreram e outras 28 estão feridas. A maior parte teve membros mutilados.
De acordo com informações da Associação Atlética de Boston, 131 brasileiros estavam inscritos na competição. De acordo com o Itamaraty, no entanto, não há registro de brasileiros mortos ou feridos.
A terceira explosão, segundo Davis, aconteceu na tradicional Biblioteca Kennedy. A cidade estava lotada, segundo autoridades locais, porque era feriado do Dia do Patriota na cidade. O público da Maratona está estimado em 500 mil pessoas.
Área cercada
A área próxima da linha de chegada, que fica numa região histórica da cidade, nas proximidades do Hotel Fairmount Copley Plaza estão isoladas.
Obama
Minutos depois das explosões, o presidente americano Barack Obama informou, por meio de porta-vozes da Casa Branca, que vai ficar em contato direto com os responsáveis pela investigação do caso e não vai medir esforços para descobrir o que aconteceu. Autoridadess locais informaram que pode haver um novo explosivo no mesmo lugar onde explodiram os outros dois.
1 / 5

Nenhum comentário: