6.24.2014

Doenças do joelho menisco o que é?

O menisco é uma cartilagem do joelho responsável pela nossa movimentação e locomoção. Conheça mais o que é as doenças no menisco.

Pessoa com dores no joelho
O joelho  é uma articulação capaz de absorver impactos para não causar fraturas nos ossos das pernas, proteger a cartilagem ao redor, auxiliar na lubrificação dos movimentos e contribuir para a estabilidade do corpo. Formado pela extremidade distal do osso da coxa chamado de fêmur, pela extremidade proximal do osso da perna chamado de tíbia e pela rótula localizada entre os ossos, o joelho possui oito ligamentos que auxiliados pelos meniscos são capazes de estabilizar a articulação local.
O menisco é do que uma célula cartilaginosa presente na articulação do joelho que tem como função principal proteger as extremidades dos ossos que ao serem movimentados acabam esfregando um sobre o outro e desgastando e também protege contra choques mecânicos de alta intensidade. De extrema importância para o corpo humano, o menisco pode se desgastar ao longo dos anos por conta de determinadas patologias, acarretando então em sérios problemas de locomoção, saiba mais:

Doenças do joelho menisco: causas

As causas das doenças do joelho menisco são inúmeras, entre elas está à artrite e a artrose que são patologias que desgastam os meniscos, deixando a articulação dolorida, principalmente quando usada, causando assim sobrecarga e dor intensa.
Ilustração de meniscos
Outra causa bastante comum do desgaste do menisco são as atividades de alta intensidade realizadas por tempo prolongado, como é o caso dos atletas que realizam diariamente movimentos bruscos que acabam desgastando a cartilagem, assim como as quedas, os traumatismos e os movimentos forçados na região, por exemplo, os obesos que sobrecarregam esta região, podendo lesionar o menisco lateral ou medial.

Doenças do joelho menisco: sintomas

Entre os sintomas mais comuns está o estalo no momento em que o mesmo é lesionado, devido ao atrito entre as duas extremidades dos ossos que se chocam e acabam ocasionando o som, em seguida, há o surgimento de dor intensa no local e imediatamente e inchaço que aparece devido ao início da inflamação, ação esta que o organismo apresenta para tentar reverter à situação.
A dor localizada no joelho é o principal sintoma de que algo no joelho está errado, principalmente se a mesma aparece em situações de movimentação do joelho como caminhar, subir, andar e descer escadas. Outro sintoma comum é a mobilidade comprometida do joelho, pois normalmente apresenta-se dificuldade em estender e flexionar o joelho.

Doenças do joelho menisco: tratamento

O diagnóstico é feito por meio do relato do paciente, exame clínico como testes de manobras e movimentação do joelho e alguns exames complementares que visam auxiliar no diagnóstico e na escolha do tratamento, entre eles, a radiografia simples e em casos mais específicos a ressonância magnética para confirmar a lesão no menisco e identificar o tamanho do prejuízo nas cartilagens meniscal.
No caso de lesões simples que não causaram o rompimento ou o desgaste dos meniscos, o tratamento é à base de recuperação total do local, aplicação de gelo de 3 a 4 vezes ao dia, uso de medicamentos analgésicos para tirar a dor e anti-inflamatórios para ajudar a diminuir a inflamação e em casos mais graves ou pacientes mais debilitados como idosos e crianças, faz-se necessário sessões de fisioterapia.
Já nos casos mais graves de lesões complexas é necessária uma intervenção cirúrgica, em que se faz a remoção de parte do menisco ou a reconstrução, tudo irá depender do local e da extensão da lesão.
Os atletas, obesos, idosos e pessoas que trabalham expostos a lesões graves são os mais propensos a adquirirem uma doença no menisco, por isso, a prevenção e o autocuidado são essenciais para preservar a locomoção e a saúde do joelho e seus respectivos auxiliares.
Confira o vídeo abaixo sobre lesões e tratamentos do menisco.

Saúde - Menisco - Praça da Alegria

Mais artigos sobre doenças e joelhos

         

Nenhum comentário: