6.24.2014

Sete leis pra secar a barriga em dez dias

 Conheça os segredos do cardápio que desincha, afna a cintura, faz o intestino funcionar e queima 3 kg

Alessandra Toniazzo
Conteúdo VIVA!MAIS
Com novos hábitos, você ficará magrinha em pouco tempo
Foto: Getty Images
Dá pra secar barriga em dez dias. Um cardápio rico em fibras, proteínas e com alguns carboidratos integrais dá conta do recado. Um segredo é simples: não beber água durante as refeições para o estômago não dilatar.
Troque a farinha branca pela integral. O carboidrato refinado, ou seja, a farinha branca dos pães e massas, tem absorção rápida e aumenta a produção de açúcar, que é estocada em gordura no corpo. Massas integrais têm fibras que regulam o intestino, são absorvidas lentamente, produzem menos açúcar e eliminam gordura.
 
Quanto mais proteína, mais força pra você. Para incrementar a dieta que alisa o abdome, capriche nas porções de proteína, como carnes brancas e ovos. Ela dá saciedade e ajuda a emagrecer sem flacidez. O nutriente evita picos de insulina – hormônio que, produzido em excesso pelo organismo, contribui para o aumento dos estoques de gordura, especialmente na barriga. Só modere a carne vermelha, que tranca o intestino e forma gases, aumentando a barriga.
 
Consuma alimentos que desincham. O cardápio rico em nutrientes diuréticos (como suco verde) e frutas (como abacaxi e melão) ajuda a eliminar toxinas pela urina. Ou seja: você vai fazer xixi à beça e diminuir medidas. Pode trocar o chá verde por sucos com hortelã, agrião, espinafre e couve, que são desintoxicantes. Frutas como kiwi, pera e melancia são diuréticas. Vitaminas e minerais encontrados em vegetais verde-escuros e salsinha ajudam a desinchar.
 
Intestino em dia. Intestino preso dá mau humor, cansaço e barriga dilatada. Além disso, faz a vontade de comer doce aumentar (grrr, que raiva!). Inclua feijão, lentilha, grão-de-bico e soja no cardápio. São fontes de magnésio, que ajudam nos movimentos intestinais. Óleos de coco e de nozes, a linhaça e o gergelim dão saciedade, fornecem ômega 3, a gordura boa que regula o intestino.
 
O jeito certo de se hidratar. Tomar água é limpar o organismo! Mas nunca tome água (ou qualquer outro líquido) durante as refeições. Com a comida, os líquidos dilatam o estômago, o que faz você ter vontade de preencher o espaço vazio depois. Ou seja: vai comer mais quantidade. O ideal é beber água ou sucos naturais sempre uma hora antes das refeições. Vale a pena: com hidratação, o intestino funciona muito melhor!.
 
Acelere o metabolismo. Alimentos termogênicos, como a canela e a pimenta, aceleram o metabolismo e a temperatura corporal interna. Com isso, queimam mais calorias e ajudam a emagrecer. Um truque para acabar com a vontade de comer doce é tomar um copo de leite quente com canela antes de dormir. Além de queimar gordura, a mistura pode ganhar uma gota de mel, que vai saciar essa vontade.
 
Bora pro exercício! Correr, andar de bicicleta e caminhar são exercícios aeróbicos ideais para secar a barriga e eliminar a gordura localizada. O ideal é exercitar-se 40 minutos por dia, quatro vezes por semana. E vale investir em abdominais. Três vezes por semana, faça três séries de 20 repetições. São os mais eficientes.
 
CARDÁPIO SECA-BARRIGA
Café da manhã
1/2 mamão papaia com 1 col. (sobremesa) de linhaça
1 col. (sobremesa) de óleo de coco
1 copo de leite de soja
1 fatia de pão integral
3 fatias de peito de peru
 
Lanche da manhã
250 ml de suco verde (opção: suco de couve, abacaxi e água de coco ou 1 pera ou 1 fatia de melão)
 
Almoço
Salada de alface, 3 fatias de abacaxi,
1 col. (sopa) de cenoura cozida,
1 col. (sopa) de salsinha. Tempere com azeite.
2 col. (sopa) de arroz integral
2 col. (sopa) de feijão
1 filé de frango grelhado (opção: 1 omelete ou 1 filé de peixe)
1 col. (sopa) de brócolis ao vapor com alho
1 kiwi (opção: morango ou abacaxi)
 
Lanche da tarde
Bata no liquidificador: 250 ml de leite integral, 1/2 maçã, 1/2 banana, 1 noz
 
Jantar
250 ml de água de coco
Salada: 1/2 prato de agrião, alface lisa, 4 tomates-cereja, 1 col. (sopa) de beterraba cozida, 1/2 col. (sobremesa) de semente de gergelim. Tempere com azeite.
Omelete de espinafre assado: refogue o espinafre em alho e jogue fora a água que sobrar. Bata no liquidificador 1 gema com 2 claras e despeje sobre o espinafre. Leve ao forno por dez minutos.
1 fatia de melão
 
Lanche da noite
1 copo (150 ml) de leite de soja morno com pitadas de canela

Batata-doce seca a barriga

Comece a colocar este tubérculo no seu cardápio. Ele ajuda a enxugar medidas e a controlar o diabete

Publicado em 22/11/2013
Caroline Randmer - Edição: MdeMulher


Inclua a batata-doce no seu cardápio para enxugar as medidas
Foto: Getty Images

É difícil acreditar que algo que tenha a palavra doce no nome ajude a emagrecer. Pois essa batata originária da América Central auxilia a exterminar os quilos a mais com muita doçura. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa da College of Agriculture and Life Sciences, nos Estados Unidos. O poder desse tubérculo se deve a seu baixo índice glicêmico, o famoso IG. "Isso significa que ele é digerido de forma mais lenta e, portanto, dá mais saciedade, auxiliando no combate à obesidade", ensina a nutricionista Gisele Pavin, coordenadora de nutrição da Unilever. "E, por liberar a glicose de forma gradual, evita que ela seja armazenada no corpo feito gordura", completa.

Não à toa, graças à geração equilibrada de energia proporcionada pelo vegetal, a batata- doce é considerada o alimento dos atletas. Afinal, propicia que o açúcar seja absorvido na medida exata. Daí, o corpo não se vê obrigado a secretar doses exageradas de insulina, o hormônio responsável por botar esse combustível adocicado para dentro das células. "Em outras palavras, a pessoa tem disposição de sobra para se exercitar", explica a nutróloga Marcella Garcez Duarte, da Associação Brasileira de Nutrologia, que dá a dica: o ideal é consumi-la entre uma e duas horas antes da atividade física.

A batata-doce é benéfica até para quem apresenta tendência ao diabete. Afinal, com a produção de insulina na dose certa, o pâncreas, encarregado de fabricá-la, não trabalha adoidado. Assim, o indivíduo não desenvolve resistência à substância, um fator por trás do tipo 2 da doença. O estudo americano ainda descobriu que a variedade Beauregard, que está chegando agora ao Brasil, tem o mesmo padrão proteico de suplementos vendidos até pouco tempo no exterior para controle da glicose no sangue de portadores do distúrbio. "Por enquanto ela está sendo distribuída para cultivo próprio, mas deve chegar aos mercados sem demora", conta Jairo Vieira, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Hortaliças, em Brasília. Diante dessas propriedades, ninguém deixará a batata-doce fora da lista de compras, não é mesmo?

Na hora de comer
Evite prepará-la com óleos para não engordá-la. Para aproveitar melhor seus nutrientes, cozinhe-a com a casca. Assim, você desfruta das fibras. Adoce seu cardápio com o ingrediente de duas a três vezes por semana e complete o prato com proteínas.

Nenhum comentário: