6.24.2014

O que são doenças autoimunes?

As doenças autoimunes em sua grande maioria são doenças silenciosas. É importante sempre consultar um médico especialista.
médica consultando paciente com tireóide
As doenças autoimunes atingem aproximadamente 35% da população mundial. São acometidas devido a uma desordem imunológica que faz com que exista uma diminuição de armazenamento de elementos naturais dos organismos, e por isso existe uma alteração no processamento de separação dos antígenos como vírus e bactérias.
As células que deviam proteger contra vírus, protozoários e bactérias começam a destruir ao invés de tolerar. As doenças autoimunes podem surgir através de processos químicos e até mesmo do meio ambiente, como piscinas, exposição excessiva ao sol e alterações alimentares. Existem também as de origem genética.

Principais doenças autoimunes

Existem variadas doenças ligadas à autoimunidade e cada uma delas pode conter características diferenciadas. Entretanto, possuem as mesmas condições iniciais, que são ligadas ao sistema imunológico, atacando e destruindo seus próprios tecidos.
Entre as principais doenças autoimunes que atingem boa da população, está a Diabetes tipo 1 que é de fator genético, a Tireoidite, Lúpus, Esclerose Múltipla, Vitiligo, Psoríase, Artrite Reumatoide e Dermatite.
mulher passando pomada na pele
Segundo especialistas, as principais causas do desencadeamento das doenças autoimunes são predisposições genética para a doença, fator ambiental, má alimentação e o desequilíbrio das células do sistema imunológico. É de extrema importância procurar orientação médica logo nos primeiros sintomas.

Diagnóstico de doenças autoimunes

As doenças autoimunes podem causar graves consequências para a pessoa que sofre dessa enfermidade. Destruição e ferimentos de partes do tecido do corpo assim como crescimento anormal de algum órgão são sintomas típicos das doenças autoimunes.
A grande maioria das doenças afeta diretamente a pele como a doença do Lúpus, Psoríase, Vitiligo e  Dermatite. Já as demais doenças atingem diretamente os órgãos internos trazendo grande devastação quando não tratadas corretamente.
Para que o tratamento das doenças autoimunes seja eficaz é importante realizar todos os exames necessários. Cada uma das doenças autoimunes será diagnosticada através de suas características pelo médico especialista.
mulher olhando exame de laboratório
O diagnóstico para ser exato, dependerá de exames fundamentais e são eles testes de anticorpos antinucleares, hemograma completo, proteína C-reativa e taxa de sedimentação de eritrócitos.
As doenças autoimunes são doenças consideradas sem cura, entretanto existem muitos tratamentos eficazes. Com o avanço da medicina, pesquisadores e especialistas buscam a cada dia achar a cura para essas doenças autoimunes tão devastadoras, tanto no aspecto físico como psicológico. A procura pelo tratamento é fundamental para uma melhora significativa.
Confira um pouco mais no vídeo abaixo do Youtube sobre as doenças autoimunes:


         

Nenhum comentário: