A melhor Copa do todos os tempos
Parece ter ficado para trás aquela preocupação com a capacidade da Copa do Mundo no Brasil causar uma exposição de mazelas capaz de enxovalhar o país mundialmente. O país está sendo aclamado, justamente lá fora, como sério candidato a estar realizando a melhor Copa do Mundo da história. E é o povo que está salvando um evento que teve atrasos e ineficiências.
Jason Davies, repórter da ESPN Internacional, cravou no seu Twitter: “Se a Copa do Mundo no Brasil continuar assim, que todas as Copas do Mundo sejam no Brasil”. Esse parece ser o espírito do mundo diante do nosso país, nesse momento. Não poderia ser melhor. Isso, amigos, é bom para o país. Independente do governo de plantão. Pensemos um pouquinho mais a longo prazo. E com sentido de nação.
Apenas não esqueçamos de cobrar tudo aquilo com o que não concordamos, e com muita razão, tintim por tintim, a quem de direito e na hora certa. Mas, por ora, quem quiser ficar de fora desse movimento espontâneo e global, que caminha no sentido da alegria e da felicidade humanas, estará sabotando a si mesmo e ao país, muito antes de estar sabotando uma ideia ou um projeto.
A RFI, Rádio França Internacional, faz coro: “Uma semana após o começo da Copa do Mundo, a imprensa internacional é só elogios para o Brasil. Alguns jornais já chegam até mesmo a sugerir que este Mundial é o melhor de todos os tempos. A cordialidade dos brasileiros aliada à boa qualidade dos jogos parece ter apagado da memória o pessimismo que pairava há até uma semana, quando teve início o evento. O pessimismo e as preocupações não eram poucos, lá fora e aqui dentro também. Hoje o que se vê é uma razoável tranquilidade e uma crescente euforia. Segue o texto da RFI: “Apesar de alguns percalços, a organização conseguiu superar as expectativas extremamente negativas antes do início desta Copa. Os elogios da imprensa internacional invadiram as redes sociais nos últimos dias e fizeram coro com a empolgação dos jogadores e dos torcedores brasileiros e estrangeiros.”
A SEDUÇÃO BRASILEIRA
E pelo jeito não é só entre a imprensa internacional que a empolgação com a Copa do Mundo no Brasil ganhou espaço.
Veja o caso desse professor inglês que largou tudo para vir para cá, assistir a Copa. Esse cidadão, Mark Williams, teve a clareza do quão única era essa oportunidade, e não teve dúvidas do que fazer. Na vida, há chances únicas, que não voltam mais. A Copa, para o Brasil, como país, é um desses momento.
Outro que está gostando do que está vendo e vivendo por aqui é Bastian Schweinsteiger, craque alemão. “Estamos dominados pela febre brasileira”, disse ele.
CRISTIANO RONALDO E SUA IMAGEM NO TELÃO DO ESTÁDIO
Sempre que vejo uma menina muito bonita, e dependente e escrava da própria aparência, penso no desespero que ela sentirá em poucos anos, quando a embalagem começar a murchar e ela se der conta de que nunca deu muita bola para o recheio. Cristiano Ronaldo, com sua obsessão pela própria imagem, me causa o mesmo tipo de pensamento.
CR7 tem tesão físico por si mesmo. É um caso de autoestima sexual. Se procurasse menos a si mesmo nos telões dos estádios, e mais aos companheiros em campo, jogaria, é provável, ainda muito mais do que já joga.
E sobre a derrota acachapante de Portugal contra a Alemanha. Um CR7 só não faz verão. Nem é qualquer craque que consegue jogar pelo time e carregá-lo nas costas. A esquadra portuguesa está arrasada. Muito mais do que a partida, Portugal perdeu em Salvador o favoritismo ao segundo lugar no grupo, que lhe garantiria passar às Oitavas. Ao que parece, quem passará são os Estados Unidos – o país que trouxe o maior número de torcedores ao Brasil. Esta, que está sendo uma copa sulamericana, também pode ser a Copa em que os americanos de fato, pela primeira vez na história, vão sentir de verdade as paixões do futebol.
JOVENS CRAQUES NO EXÍLIO
Não ia falar, mas o jogo do Maracanã, no domingo passa, me consolidou a impressão de que para Messi a Argentina é um peso. O cara nunca jogou lá, não mora lá desde menino, e por tudo, para o futebol, ele é um espanhol. E acho que ele se ressente muito dos companheiros que falam castelhano com a língua presa. Messi combina mais com a Fúria do que com La Seleccíon. A camisa 10 da Argentina pesa sobre Messi. É a única situação em que há desconfiança sobre ele, em que ele se sente em dívida. Penso que CR7 também é um exilado na seleção portuguesa. É uma obrigação que o prende a um time fraco, diferente daqueles que ele se acostumou a defender ao longo da carreira. Sinto o mesmo quando vejo Eto’o ou Drogba tentando empurrar seus times adiante. Craques no exílio – e a terra estrangeira não são os times em que jogam na Europa, mas as seleções de seus próprios países.
LINDAS E INESQUECÍVEIS BATALHAS CAMPAIS
O país do futebol arte, e onde o “beautiful game” realmente virou uma coisa bonita, a ponto de Sócrates ter declarado um dia que o que realmente importava era a beleza do espetáculo, ficando a vitória em segundo plano, tem sido brindado com jogos sensacionais. Nunca o futebol foi tão bem jogado. Pouquíssimas faltas, raros cartões, quase nenhum tempo de bola parada, times velozes, tocando bem a bola, com grande vigor físico e muita vontade de ganhar. O próprio campeonato brasileiro teria muito a ganhar se analisássemos pedagogicamente a atitude das equipes que estão estreando nossas arenas. O Cruzeiro, entre nós, a rigor, é o único time que tem jogado um futebol parecido com esse que está sendo praticado na Copa.
E o que é uma Copa do Mundo? São 64 finais de campeonato disputadas até a última gota de suor em 30 dias.
Uma palavra sobre o jogaço entre Uruguai e Inglaterra, ontem, no Itaquerão. Exatamente no fato de ninguém estar falando nada dele nesse momento, e de todo mundo estar exaltando seu frienemy no ataque uruguaio, e seu companheiro e competidor em idolataria no imaginário futebolístico uruguaio, é que reside a grandeza de Cavani. Que, aliás, deu o passe para o primeiro gol uruguaio e ajudou a marcar lá trás como se fora um volante de contenção. Esse tipo de doação pessoal, e de supressão do estrelismo em nome de um objetivo maior e coletivo, é coisa para poucos. Parabéns, Suárez. Parabéns, Cavani. Parabéns, Uruguai.
Autor O jornalista Adriano Silva
Festa das cores e culturas (Foto: Australianos arquivo)
Como
os gringos estão aproveitando a Copa do Mundo no Brasil. Do fiasco da
abertura para alegria, falta de banho, gente pelada e pagando peitinho,
até erros de destinos, veja alguns!
Para quem duvidava que a Copa fosse um fiasco, está longe disso. Além de o Brasil ser um país enorme com tamanha diferença e culturas entre nordestinos, sul, sudeste, centro oeste e norte, a Copa se tornou a Copa da América, a Copa de todos. Nossos vizinhos argentinos, uruguaios, chilenos, colombianos, equatorianos, e até mesmo mexicanos e hondurenhos, invadiram o país pela facilidade de acesso das rodovias. Mas não são apenas os nossos vizinhos, os europeus e até asiáticos estão se divertindo com esta primeira semana de Copa.
Andressa Urach é expulso de treino aberto de Portugal veja!
Curiosidades, jogos, Musas, gols incríveis, e bolerama você encontra aqui!
Jogadores da Croácia pelados em hotel na Bahia
Lembra dessa: Foto de jogador da Seleção pelado cai na internet
Está tendo Copa, sim! E os gringos estão fazendo a festa no Brasil durante as partidas. Com jogos espalhados do Oiapoque ao Chuí, os estrangeiros povoam todos os cantos do país para assistirem aos jogos de suas seleções do coração.
O clima de festa faz com que ele se sintam muito à vontade. Tanto que alguns deles chegam a tirar a roupa nos estádios. Mas nem tudo é brincadeira e teve um torcedor do Chile que ficou hospedado em Curitiba, sendo que o jogo seria a quilômetros de distância, em Cuiabá. Ele pensava que as duas cidades ficam perto uma da outra. Mas teve também lição de cidadania após o jogo do Japão.
Com isso, os brasileiros e os gringos estão provando a Copa do Mundo de 2014 vai entrar para a história das Copas como uma das melhores existentes. Sem contar nos recordes de gols que as equipes estão fazendo em campo e nos jogos emocionantes que já quebraram recordes e entraram para a história.
Veja abaixo alguns gringos que estão se divertindo muito com a Copa:
Inglês peladão em Manaus:
O Inglês não aguentou o forte calor da Arena da Amazônia, na partida entre Inglaterra e Itália. Ué, mas vocês não andam nus por aqui, escreveu o autor do flagra que circulou pela internet no sábado, 14, provando que esta Copa realmente está sendo inesquecível. Apesar de todo o esforço do torcedor, a Itália venceu por 2 a 1.
Bom humor dos torcedores gregos:
Uma família de torcedores da Grécia mostrou bom humor no estádio do Mineirão, no sábado, 14. Eles foram vestidos de iogurte grego para a partida contra a Colômbia. Mas a família saiu chateada depois do jogo com o placar adverso. A Grécia perdeu de 3 a 0.
Repórter da Globo fazendo sucesso com os gringos:
Sabina Simonato está bem cotada entre os gringos. Na quinta-feira, 12, a repórter estava ao vivo na Avenida Paulista durante a primeira edição do SPTV quando um torcedor da Croácia deu um beijo no rosto dela. Olha o clima aqui na Avenida Paulista, brincou ela tentando se livrar da situação.
Veja o vídeo:
Mal sabia ela que seria amada por outro gringo:
Nesta segunda-feira, 16, foi um torcedor de Portugal que se encantou por Sabina. Ela foi pega desprevinida novamente, agora ao vivo para o Bom Dia São Paulo. Está aproveitando a história do croata, divertiu-se ela.
Lição de cidadania:
Depois das festas, uma lição de cidadania. Os torcedores do Japão foram à Arena Pernambuco na noite de sábado, 14, para assistirem à partida contra a Costa do Marfim. Após a partida, cujo placar terminou em 2 a 1 para a Costa do Marfim, os japoneses recolheram todo o lixo do chão do estádio. Essa lição deixada por eles serve para ser usada em outros lugares também, como em shoppings, salas de cinema, praias
Torcedora da Argentina à vontade:
A seleção da Argentina enfrentou a seleção da Bósnia na noite desse domingo, 16, no Maracanã. E a torcedora argentina se sentiu tão em casa que ficou com os seios de fora numa boa.
Aeromoças da China:
Elas não estão no Brasil, mas isso também é inesquecível. As aeromoças da China voam durante a Copa com a camisa da Seleção Brasileira.
Suíços e o lixo:
Os torcedores da Suíça resolveram mostrar a tradição nas ruas de Brasília. A Suíça venceu o Equador com o placar de 2 a 1 no Estádio Nacional de Brasília e os suíços fizeram um fondue antes da partida. Detalhe que a comida foi feita em cima do lixo.
Os holandeses Orin e Melissa van Lingen estavam empolgados para a partida entre Holanda e Espanha em Salvador, na sexta-feira, 13. Mas a agência de viagens se confundiu e acabou mandando-os para El Salvador, país da América Central, um pouco distante do Brasil. E eles perderam um dos melhores jogos da Copa até agora: a Holanda venceu a atual campeã por 5 a 1.
Pelo visto muita diversão ainda vai rolar!
Para quem duvidava que a Copa fosse um fiasco, está longe disso. Além de o Brasil ser um país enorme com tamanha diferença e culturas entre nordestinos, sul, sudeste, centro oeste e norte, a Copa se tornou a Copa da América, a Copa de todos. Nossos vizinhos argentinos, uruguaios, chilenos, colombianos, equatorianos, e até mesmo mexicanos e hondurenhos, invadiram o país pela facilidade de acesso das rodovias. Mas não são apenas os nossos vizinhos, os europeus e até asiáticos estão se divertindo com esta primeira semana de Copa.
Andressa Urach é expulso de treino aberto de Portugal veja!
Curiosidades, jogos, Musas, gols incríveis, e bolerama você encontra aqui!
Jogadores da Croácia pelados em hotel na Bahia
Lembra dessa: Foto de jogador da Seleção pelado cai na internet
Está tendo Copa, sim! E os gringos estão fazendo a festa no Brasil durante as partidas. Com jogos espalhados do Oiapoque ao Chuí, os estrangeiros povoam todos os cantos do país para assistirem aos jogos de suas seleções do coração.
O clima de festa faz com que ele se sintam muito à vontade. Tanto que alguns deles chegam a tirar a roupa nos estádios. Mas nem tudo é brincadeira e teve um torcedor do Chile que ficou hospedado em Curitiba, sendo que o jogo seria a quilômetros de distância, em Cuiabá. Ele pensava que as duas cidades ficam perto uma da outra. Mas teve também lição de cidadania após o jogo do Japão.
Com isso, os brasileiros e os gringos estão provando a Copa do Mundo de 2014 vai entrar para a história das Copas como uma das melhores existentes. Sem contar nos recordes de gols que as equipes estão fazendo em campo e nos jogos emocionantes que já quebraram recordes e entraram para a história.
Veja abaixo alguns gringos que estão se divertindo muito com a Copa:
Inglês peladão em Manaus:
O Inglês não aguentou o forte calor da Arena da Amazônia, na partida entre Inglaterra e Itália. Ué, mas vocês não andam nus por aqui, escreveu o autor do flagra que circulou pela internet no sábado, 14, provando que esta Copa realmente está sendo inesquecível. Apesar de todo o esforço do torcedor, a Itália venceu por 2 a 1.
Bom humor dos torcedores gregos:
Uma família de torcedores da Grécia mostrou bom humor no estádio do Mineirão, no sábado, 14. Eles foram vestidos de iogurte grego para a partida contra a Colômbia. Mas a família saiu chateada depois do jogo com o placar adverso. A Grécia perdeu de 3 a 0.
Repórter da Globo fazendo sucesso com os gringos:
Sabina Simonato está bem cotada entre os gringos. Na quinta-feira, 12, a repórter estava ao vivo na Avenida Paulista durante a primeira edição do SPTV quando um torcedor da Croácia deu um beijo no rosto dela. Olha o clima aqui na Avenida Paulista, brincou ela tentando se livrar da situação.
Veja o vídeo:
Mal sabia ela que seria amada por outro gringo:
Nesta segunda-feira, 16, foi um torcedor de Portugal que se encantou por Sabina. Ela foi pega desprevinida novamente, agora ao vivo para o Bom Dia São Paulo. Está aproveitando a história do croata, divertiu-se ela.
Lição de cidadania:
Depois das festas, uma lição de cidadania. Os torcedores do Japão foram à Arena Pernambuco na noite de sábado, 14, para assistirem à partida contra a Costa do Marfim. Após a partida, cujo placar terminou em 2 a 1 para a Costa do Marfim, os japoneses recolheram todo o lixo do chão do estádio. Essa lição deixada por eles serve para ser usada em outros lugares também, como em shoppings, salas de cinema, praias
Torcedora da Argentina à vontade:
A seleção da Argentina enfrentou a seleção da Bósnia na noite desse domingo, 16, no Maracanã. E a torcedora argentina se sentiu tão em casa que ficou com os seios de fora numa boa.
Aeromoças da China:
Elas não estão no Brasil, mas isso também é inesquecível. As aeromoças da China voam durante a Copa com a camisa da Seleção Brasileira.
Suíços e o lixo:
Os torcedores da Suíça resolveram mostrar a tradição nas ruas de Brasília. A Suíça venceu o Equador com o placar de 2 a 1 no Estádio Nacional de Brasília e os suíços fizeram um fondue antes da partida. Detalhe que a comida foi feita em cima do lixo.
Os holandeses Orin e Melissa van Lingen estavam empolgados para a partida entre Holanda e Espanha em Salvador, na sexta-feira, 13. Mas a agência de viagens se confundiu e acabou mandando-os para El Salvador, país da América Central, um pouco distante do Brasil. E eles perderam um dos melhores jogos da Copa até agora: a Holanda venceu a atual campeã por 5 a 1.
Pelo visto muita diversão ainda vai rolar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário