6.26.2014

Gentileza é chave para mundo melhor e prazeroso




Rosana Braga: Gentileza de verdade começa dentro de cada um

Jornalista, psicóloga, palestrante, escritora e consultora em relacionamento, Rosana Braga, 41 anos, é autora dos livros O Poder da Gentileza (30 mil exemplares vendidos), de 2007 e relançado em 2010, e Pílulas de Gentileza, de 2012, ambos lançados pela editora Qualitymark. Estudiosa do comportamento e das relações humanas há 16 anos, Rosana acredita que a gentileza é um modo de ser e um jeito de olhar o mundo, os acontecimentos, os outros e a si.
A quais conclusões chegou, escrevendo estes dois livros sobre gentileza?
Rosana Braga - Percebi que as pessoas desejam, sobretudo, ser aceitas e amadas pelo que são. E esta conquista fica infinitamente mais fácil, prazerosa, eficiente e saudável quando elas compreendem que a gentileza é um modo de ser, um jeito de olhar o mundo, os acontecimentos, os outros e a si mesmas. Percebi também que, apesar de trazer tantos resultados positivos, a gentileza e o afeto eram vistos como algo pejorativo, de certa forma. Chamei esse estudo de Inteligência Afetiva.  

Como as pessoas podem alcançar o “poder da gentileza”? 
Rosana Braga - Com prática. Muita prática e diária. Algumas pessoas nascem mais predispostas ao comportamento gentil. Entretanto, quando quer, qualquer pessoa pode aprender e desenvolver a gentileza. No ritmo atual do mundo, não é fácil praticar a gentileza. O que mais as pessoas acreditam que precisam é de velocidade e excesso de pensamentos. Várias pesquisas têm apontado para a grande vantagem de pisar no freio, pensar menos (meditar) e praticar a gentileza. Além de mais saúde, a felicidade é inevitável quando quebramos o paradigma da impaciência.
De que maneira, o carinho e o afeto influenciam as relações pessoais e profissionais?
Rosana Braga -
Num ambiente onde a gentileza é consistentemente praticada (e não somente quando se quer obter algo do outro), as pessoas se tornam mais receptivas, mais dispostas a ajudarem umas às outras e muito mais equilibradas. Quanto mais gentileza uma pessoa pratica, mais ela se sente bem e maior se torna a vontade dela de ser ainda mais gentil. Gentileza de verdade começa dentro de cada um. Reconhecer os próprios limites, expressar os próprios sentimentos de modo afetuoso, mesmo que não sejam os sentimentos mais fáceis de lidar, são maneiras altamente eficientes de se praticar a gentileza. Carinho e afeto são ingredientes essenciais para a existência e para a evolução humana.

Os leitores procuram você para tirar dúvidas sobre como serem mais gentis?
Rosana Braga -
O livro Pílulas de Gentileza foi escrito para sanar a maior das dúvidas entre as pessoas. Após uma palestra ou um artigo sobre gentileza, era muito comum me procurarem para saber como ser gentil num momento difícil, onde o outro é grosseiro. Então, escrevi 51 formas de praticar a gentileza quando esta atitude lhe parecer a mais difícil. E explico quais os benefícios desta prática. São dicas simples e bem fáceis de serem compreendidas.







Um comentário:

Penélope disse...

Sempre salutares suas postagens meu amigo e eu as compartilho com imenso prazer. Um abraço

Realmente há que se esbanjar essa forma de tratar as pessoas... Já´dizia Datrino - o POETA - "GENTILEZA GERA GENTILEZA"