A cada ano, uma leva de alimentos entra na lista dos experts como aposta para compor um cardápio mais saudável. São frutas, sementes, óleos e até produtos do dia a dia que ganham status de funcionais graças às descobertas de pesquisas científicas. Para 2015, especialistas reuniram sugestões inovadoras que devem figurar na lista de supermercado de quem quer evitar problemas cardíacos, manter a pele bonita e, de quebra, perder uns quilinhos extras.
Noni
Originário das ilhas do Pacífico, o fruto tem alto poder antifúngico, antibacteriano e anti-inflamatório. Também tem indicação na prevenção do câncer, ajuda a proteger o fígado e o sistema cardiovascular. “É rico em vitaminas B, C e E e betacaroteno, cálcio, potássio e magnésio”, diz a nutricionista Francesca Holanda, de São Paulo.
Por que vai fazer sucesso: Contém compostos que estimulam a produção de serotonina, evitando a ansiedade e a depressão, sendo eficaz também para controlar a TPM. Como consumir: Em forma de suco, misturado a outras frutas por ter gosto forte. Calorias: 45 por 100 ml.
Castanha de baru
Muito comum no Cerrado brasileiro, é um fruto da família das oleaginosas. Rica em gorduras monoinsaturadas (boas para o organismo), vitaminas e minerais, cálcio e ferro, a castanha age na redução do risco de doenças cardiovasculares. Por que vai ser sucesso: Controla os níveis de colesterol, diminui a incidência de Alzheimer, diabetes, obesidade e câncer, graças à presença de vitamina E e zinco. Como consumir: Pode ser comida como uma castanha tradicional ou em forma de farinha, acrescida em sucos, sopas e até na massa de pães e bolos.
Calorias: 170 por 30 g.
Óleo de amendoim
Pouco utilizado no dia a dia - erro grave, dizem os especialistas -, contém altos níveis de polifenóis e resveratrol, antioxidantes que combatem os radicais livres que causamo envelhecimento das células. As substâncias também interagem com alguns hormônios, como a angiotensina, que controla a pressão arterial e reduz o estresse cardiovascular.
Por que vai ser sucesso: Comvitaminas A, D e E, ácido fólico e coenzima Q10, beneficia a visão, ajuda a manter a hidratação da pele, combate a artrite, controla o colesterol e acelera o metabolismo. Como consumir: Use para cozinhar, temperar saladas e para substituir a margarina ou a manteiga nas frituras.
Calorias: 108 por 10 g.
Couve-manteiga
Velha conhecida, é unanimidade entre os especialistas em alimentação saudável. “Ela é riquíssima em fibras e vitaminas do complexo B, responsável por regular os hormônios, ajudar a eliminar a gordura e melhorar a aparência do cabelo, da pele e das unhas”, diz o nutrólogo Guilherme Giorelli, do Rio de Janeiro.
Por que vai fazer sucesso: É anti-inflamatória e ajuda a fixar o cálcio nos ossos, sendo mais eficaz no combate à osteoporose do que o leite de vaca. “Além disso, o vegetal agora é base de biscoitos e cookies prontos facilmente encontrados no exterior”, diz Giorelli. Por aqui, os produtos não são industrializados, mas podem ser feitos em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário