10.04.2017

Doe órgãos e salve vidas!

Você Sabe o que é o Setembro Verde?


O setembro verde é uma campanha que ocorre durante o mês de setembro para incentivar a doação de órgãos.
A doação de órgãos é o processo de remover cirurgicamente um órgão ou tecido de uma pessoa (doador) e colocá-lo em outra (destinatário).
O transplante se torna necessário quando o órgão do destinatário se encontra danificado por doença ou trauma.
O transplante de órgãos é um dos grandes avanços da medicina moderna. Infelizmente, a necessidade de doadores é muito maior do que o número de pessoas que realmente doam.

Quem pode doar os órgãos?


Todas as pessoas de todas as idades são doadores em potencial. Uma avaliação é feita após a morte do doador baseada em seu histórico médico e idade.
Não existe limite de idade para ser um doador.
Não são necessários documentos para se tornar um doador no Brasil. Basta comunicar sua família do desejo da doação. O transplante só ocorre após a autorização dos familiares. Não existem custos para a família do doador.
O doador terá um velório normal.
Podemos também ser doadores enquanto estamos vivos. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do pulmão, parte da medula óssea e parte do fígado.
Pouquíssimas condições médicas desqualificam uma pessoa de se tornar um doador de órgãos.
Pode ser difícil pensar no que vai acontecer com nosso corpo após nosso falecimento, porém se tornar um doador de órgãos é um ato generoso que pode salvar vidas.

Você pode salvar até 50 vidas sendo um doador.


Atualmente no Brasil cerca de 40% das famílias recusam a retirada de órgãos para a doação. Vamos nos informar e melhorar esses números!
O Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo. Em 2016, mais de 90% dos processos realizados no país foram financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde os pacientes possuem assistência integral, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós transplante.

Nenhum comentário: