5.07.2018

De acne a depressão: o botox previne mais do que rugas


toxina botulínica já é uma velha conhecida na hora de corrigir rugas e marcas de expressões, sendo um dos procedimentos estéticos não cirúrgicos mais realizados no Brasil e no mundo. Ela age interrompendo a ação entre o nervo motor e o músculo, o que paralisa a musculatura. Desse modo, eliminamos as rugas, já que estas são consequências da contração muscular. Porém, com o avanço da ciência e das pesquisas no campo, novas – e até curiosas – indicações para o uso da toxina botulínica surgiram.
Acne – O tratamento da acne com o auxílio da toxina botulínica ainda está sendo estudado. Porém, a experiência clínica de diversos dermatologistas mostra melhora nas espinhas após o uso da substância, principalmente devido a sua ação anti-inflamatória e de redução da oleosidade, com melhora também nos poros abertos em aplicação mais superficial.
Rosácea – Doença inflamatória crônica que deixa a pele extremamente sensível e é caracterizada pelo surgimento de bolinhas e vermelhidão na região das bochechas, queixo, testa e nariz, a rosácea também pode ser tratada com toxina botulínica. Nesse caso, ela age diminuindo a inflamação e regulando o fluxo sanguíneo nos vasos, o que melhora o avermelhamento causado pela rosácea.
Para afinar o rosto – Ao tratar o bruxismo, com a aplicação do produto no masseter (músculo da mastigação), médicos notaram que o método afina o rosto. Dessa forma, é indicado para as mulheres que querem ter um rosto em formato de V. Outra aplicação é na flacidez de pescoço, quando o músculo platisma puxa o pescoço para baixo durante sua contração.
Depressão – Emoções negativas como raiva, medo e tristeza, que prevalecem na depressão, estão associadas com a ativação dos músculos corrugador e prócerus na região glabelar da face. O tratamento da região glabelar com toxina botulínica produz mudança relativa nas expressões faciais de nervoso, tristeza e medo para expressão de felicidade, podendo impactar no emocional, segundo estudo da Universidade do Texas.
Cicatrizes – Há benefícios também no uso da toxina botulínica para auxiliar a cicatrização adequada. Ela pode ser usada preventivamente já no dia da cirurgia ou quando há necessidade de dar pontos na pele para reduzir a tensão local e auxiliar na cicatrização adequada. Para cicatrizes avermelhadas, também tem um papel de melhora.
Hiperidrose – Caracterizada por transpiração excessiva em áreas específicas do corpo, principalmente mãos, pés, axilas, face e couro cabeludo, a hiperidrose é uma condição comum que atinge cerca de 3% da população mundial e pode desencadear problemas psicológicos, sociais e ocupacionais. A toxina botulínica mostrou-se um método seguro e eficaz para o tratamento da doença, pois a substância bloqueia a liberação do suor pelas glândulas sudoríparas na área, sem aumentá-la em outros lugares do corpo.
Além dessas novas aplicações, novos estudos estão em desenvolvimento, dentre os quais: nova toxina que pode durar 50% mais tempo que as convencionais; e aplicação para dores musculares crônicas a fim de reduzir o consumo de opióides.
 Por Jardis Volpe                                                                         (dermatologista)

Nenhum comentário: