5.09.2018

PM abandona a Vigília Lula Livre e deixa manifestantes à própria sorte

9 de maio de 2018 
Manifestantes na Vigília, agora sem a proteção de policiais
NOTA DA VIGÍLIA LULA LIVRE
As organizações que integram a Vigília Lula Livre denunciam a Prefeitura de Curitiba por ter desmarcado em cima da hora reunião agendada para o dia 9 (quarta), cuja pauta seria sobre a estrutura da vigília.
Denunciamos também o governo do estado por ter retirado hoje (8) parte da proteção policial de algumas ruas no entorno da Superintendência da PF, por ter reduzido o efetivo da Polícia Militar, colocando em risco manifestantes e a comunidade devido ao trânsito de carros e, já nesta madrugada, devido ao risco de violência contra manifestantes e contra o acampamento Marisa Letícia, como já foi observado em outros momentos.
Reafirmamos que mantemos na vigília nossa programação, atividades e quatro tendas instaladas, reforçando a disposição de lutarmos até a liberdade de Lula – livre, inocente e com direito a disputar as eleições.
Cobramos então das autoridades condições e segurança para realização do direito à livre manifestação, com diálogo e garantias, como temos feito desde o início.
Curitiba, noite do dia 8 de maio de 2018.
PS: Importante lembrar que seguem impunes dois atentados cometidos por militantes anti-Lula, no Estado do Paraná. Um foi em Laranjeiras do Sul, quando um criminoso não identificado atirou contra a caravana do ex-presidente e atingiu o ônibus que servia de comitê de imprensa itinerante. O outro foi foi no acampamento Marisa Letícia. Um homem disparou mais de 20 tiros, ferindo duas pessoas, uma delas com gravidade, e ainda não identificado.
O governo do Estado do Paraná espera acontecer uma tragédia maior para agir?
Sobre a retirada dos PMs, disse o presidente estadual do PT, Dr. Rosinha:
“Não houve nenhuma negociação para tirar a segurança. Foi uma decisão unilateral da Secretaria de Segurança Pública. Temos que ficar muito atentos, porque agora provocadores podem chegar aqui, agora podem inclusive subir de carro, atropelar pessoas. Estamos muito preocupados.”

Nenhum comentário: