22. A Rainha Vermelha

rainha vermelha
Autora: Victoria Aveyard.
Este YA de fantasia é o livro de estreia desta autora, que conquistou um grande hype em 2015, quando foi lançado. 
Em A Rainha Vermelha o mundo é dividido em dois grupos: as pessoas com sangue vermelho e com sangue prateado, sendo este último é formado por portadores de poderes sobrenaturais, que são considerados quase deuses.
No entanto, toda esta hierarquia corre o risco de ser afetada quando se descobre que uma pessoa de sangue vermelho (Mare Barrow) é dona de um poder bastante misterioso. Mas ela não tem sangue prateado, então como isso é possível?
A Rainha Vermelha é uma trilogia, que também é formada por Espada de Vidro (#2) e A Prisão do Rei (#3).

21. O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

orfanato da srta peregrine
Autor: Ransom Riggs.
A obra de Riggs ganhou um grande destaque em 2016, quando foi feita uma versão cinematográfica com direção de ninguém menos que Tim Burton!
Na história acompanhamos Jacob Portman numa misteriosa ilha, onde ele descobre ser o lar de um grupo de órfãos com poderes bastante... peculiares. Mas, além dos novos amigos, a ilha também esconde um inimigo bastante bizarro e assustador!
O modo como o autor mistura as fotografias antigas (e "peculiares") que estão espalhadas ao longo do livro com a narrativa é bastante interessante. 
O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é uma série seguida por Cidade dos Etéreos (#2) e Biblioteca de Almas (#3).

20. Trono de Vidro

trono de vidro
Autora: Sarah J. Maas
Outro Young Adult de fantasia épica que tem conquistado a atenção de muitas pessoas apaixonadas pelo gênero.
Ao longo desta série acompanhamos Celaena, uma jovem que está presa na sombria mina de sal de Endovier. Quando as suas esperanças de um dia voltar a ser livre estão quase no fim, eis que recebe uma proposta que poderá mudar drasticamente a sua vida.
O príncipe Adarlan oferece a liberdade de Celaena se, em troca, ela aceitar representá-lo numa competição, lutando contra os mais perigosos e habilidosos assassinos do reino.

19. Os Garotos Corvos (A Saga dos Corvos)

garotos corvos
Autora: Maggie Stiefvater
Stiefvater consegue construir uma mitologia única em seus livros, narrando um mundo rico em detalhes que dá base para as aventuras de Blue Sargent e os "garotos corvos". 
Blue pertence a uma linhagem de médiuns femininas que têm o dom de enxergar os espíritos daquelas pessoas que em breve irão morrer. No entanto, a primeira alma que a jovem vê na vida é Gansey, um estudante rico da Academia Aglionby, conhecida por abrigar os chamados "garotos corvos". O que Blue não sabia (mas acaba por descobrir) é que ela está diretamente relacionada com a futura morte de Gansey. 
A Saga dos Corvos é perfeita não apenas para quem curte bons livros fantásticos, mas também bastante mistério e assuntos sobrenaturais.

18. O Hobbit

o hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien
Também traduzido como O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez este é um clássico da fantasia épica escrito pelo britânico Tolkien, mesmo autor de O Senhor dos Anéis
A obra de Tolkien é recheada com seres que fazem parte da mitologia clássica dos contos de fada, como elfos, magos, anões, trolls, goblins, entre outros. 
Em O Hobbit acompanhamos Bilbo Bolseiro, um respeitável hobbit, que parte numa aventura incrível atrás do tesouro escondido pelo dragão Smaug. Ao longo da narrativa também somos apresentados ao feiticeiro Gandalf, a Thorin Escudo de Carvalho, o chefe do grupo dos anões, entre outros personagens notáveis.
Se você só conhece O Hobbit através dos filmes, então acho que está mais do que na hora de cair de cabeça no maravilhoso universo literário criado por Tolkien!

17. Sombra e Ossos

sombra e ossos
Autora: Leigh Bardugo
Sombra e Ossos é o primeiro livro da aclamada Trilogia Grisha, uma série que nos apresenta ao universo desses "magos" manipuladores de elementos e como são responsáveis por proteger o reino.
Alina Starkov é a protagonista da história, uma jovem frágil e fraca que descobre ser portadora de um dos mais poderosos dons existentes entre os Grisha: manipular o sol. 
A estrutura do mundo criado por Bardugo é muito bem feita. O leitor consegue mergulhar no universo fantasioso criado pela autora de um modo apaixonante (ignorando alguns aspectos em relação ao "relacionamento" entre a protagonista e Maly, um antigo amor de Alina).
Se você gosta de histórias de magia YA, mas está cansado dos mesmos modelos de sempre, a Trilogia Grisha é uma boa pedida!
A coleção é formada por Sombra e Ossos (#1), Sol e Tormenta (#2) e Ruína e Ascensão - A Conjuradora do Sol Vive (#3).

16. Jogos Vorazes

jogos vorazes
Autora: Suzanne Collins
Este livro poderia muito bem está na lista que fizemos sobre livros distópicos, mas Jogos Vorazes, apesar de ser ambientado num mundo pós-apocalíptico, também não deixa de ser um outro ótimo exemplo de fantasia YA.
Acompanhamos Katniss Everdeen e Peeta enquanto tentam sobreviver ao temível Jogos Vorazes, uma competição feita anualmente pela Capital (núcleo que controla a nação fictícia de Pandem) onde são selecionados jovens de cada Distrito (são 12 no total) para se confrontarem num combate mortal até a morte. 
Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia que leva este mesmo nome, seguido por Em Chamas (#2) e A Esperança (#3).
Não demorou muito para que o sucesso dos livros fosse transportado para as telonas. Se você já assistiu aos filmes de Jogos Vorazes e adorou, então não pode deixar de conferir os livros da série!

15. Jonathan Strange & Mr. Norrell

Jonathan strange
Autora: Susanna Clarke
Este livro mescla elementos fantasiosos com fatos históricos verídicos, fazendo com que se torne um dos títulos mais interessantes do gênero feito neste século. 
Clarke nos mostra uma Inglaterra onde a magia foi considerada extinta. Os poucos magos que existem apenas estudam a história da magia e a teoria mágica. Porém, dois destes teóricos conhecem o peculiar Mr. Norrell que vai mostrar como a magia está mais viva do que se imaginava!
Assim, passamos a acompanhar a luta de Mr. Norrell em trazer a magia de volta à Inglaterra, enquanto ajuda o governo a combater Napoleão Bonaparte. Mas, em meio a tudo isso, ainda terá que lidar com a revolta de seu impetuoso discípulo, Jonathan Strange, que deseja resgatar os poderes do temível Rei Corvo, pondo todo o mundo em grande perigo. 
Como dito, se você gosta de fatos históricos e magia, então também deve ficar atento a este livro!

14. A Bússola de Ouro

bussola de ouro
Autor: Philip Pullman
A Bússola de Ouro é um clássico da literatura fantástica da década de 90. Este é o primeiro livro da Trilogia Fronteiras do Universo, composta por A Faca Sutil (#2) e A Luneta Âmbar(#3). 
O autor recheou esta obra com muitos elementos característicos de contos fantásticos, como feiticeiras e magias. Além disso, para quem tem interesse em temas relacionados à física, filosofia e teologia, as ideias deste livro vão prender a sua atenção totalmente!
Neste universo riquíssimo criado por Pullman, somos apresentados a existência de diversos mundos alternativos, onde os humanos devem andar sempre com seus daemons, animais que são manifestações físicas das respectivas almas dessas pessoas.
Todo este mundo é controlado por uma poderosa instituição religiosa chamada de Magisterium, que tenta oprimir os seres humanos a permaneceram na ignorância em relação a determinados assuntos (sinto cheiro de crítica no ar, não é mesmo?).
A história do livro se foca na jovem Lyra Belacqua e sua busca por Roger Parslow, seu amigo que está desaparecido no congelante Ártico. 
O livro ganhou uma versão cinematográfica em 2007, com direção de Chris Weitz e roteiro feito pelo próprio autor do livro, Philip Pullman.

13. Eragon

eragon
Autor: Christopher Paolini
A história criada por Paolini narra as aventuras do jovem Eragon e sua melhor amiga, a dragão Saphira. Juntos precisam lutar contra os planos de Galbatorix, o rei enlouquecido de Alagaësia.
O mundo fantástico de Eragon tem tudo o que pede uma história de fantasia: guerreiros, princesas, fadas, anões e... dragões! Portanto, se você está a procura de uma genuína aventura fantástica épica (e gosta de dragões), então Eragon não pode faltar na sua wishlist!
Este best-seller é o primeiro da série Ciclo da Herança, que também é formado por Eldest (#2), Brisingr (#3) e Inheritance (#4). 

12. As Mentiras de Locke Lamora

lamora
Autor: Scott Lynch
Para quem está cansado de cenários com elfos, dragões ou bruxas, As Mentiras de Locke Lamora é uma boa indicação. Lynch se baseou numa espécie de "Veneza medieval" para criar a cidade de Camorr, local onde as aventuras do livro se desenrolam.
As Mentiras de Locke Lamora é o primeiro de uma série chamada Os Nobre Vigaristas, que é seguido por Red Seas Under Red Skies (#2) e República de Ladrões (#3). 
Acompanhamos ao longo da série a história de Locke Lamora e os Nobres Vigaristas, um grupo de ladrões de elite que roubam dos ricos para "dar" aos pobres. 
Este livro tem um humor bastante particular. É impossível não cair na gargalhada em algumas cenas, principalmente com as peripécias de Lamora e seus companheiros dos Nobres Vigaristas. 
Para quem está afim de uma divertida aventura épica (com pitadas de elementos fantasiosos), então não vai se arrepender desta leitura!

11. Os Magos

os magos
Autor: Lev Grossman
Para os fãs de Harry PotterAs Crônicas de NárniaO Senhor dos Anéis e outras fantasias do gênero, Os Magos traz todos os elementos que tornam estes livros apaixonantes, mas apresentados de um modo que foge ao grande clichê.
Em Os Magos acompanhamos o jovem Quentin Coldwater na sua descoberta pelo mundo da magia, ao entrar para a misteriosa, antiga e prestigiosa Universidade de Brakebilis. Lá, o rapaz inicia os seus estudos mágicos, ao mesmo tempo que começa a viver os delírios da vida de um universitário comum: sexo, álcool, amores e amizades. 
Fica óbvio a paixão de Grossman pela literatura fantástica e a homenagem que presta aos clássicos contemporâneos do gênero. Os Magos é um livro feito por um fã de fantasia para os fãs de fantasia!

10. Mistborn - Nascidos da Bruma

mistborn
Autor: Brandon Sanderson
Mistborn é na realidade o nome de uma série de livros fantásticos publicados por Sanderson, formada por: O Império Final (#1), O Poço da Ascenção (#2) e The Hero of Ages (#3). A série ainda conta com outra trilogia intitulada "Wax and Wayne".
Vamos acompanhar Kelsier, um Nascido da Bruma (espécie de feiticeiros que dominam um tipo de magia bastante peculiar, envolvendo o consumo e manipulação de metais especiais), que tenta derrotar o Senhor Soberano e livrar o mundo do seu comando eterno.
No mundo de Mistborn, além do sistema de magias que é bem particular, também encontramos uma sociedade dividida em duas principais classes: os nobres e os skaa, grupo social pobre e formado essencialmente por escravos.

9. O Nome do Vento

nome do vento - pensador
Autor: Patrick Rothfuss
Obra obrigatória em todas as listas de "melhores livros de fantasia", O Nome do Vento é a primeira parte da coleção A Crônica do Matador Rei.
Considerada uma versão mais obscura de Harry Potter, em O Nome do Ventoacompanhamos Kote e sua trajetória no mundo da magia e na sede de vingança para encontrar os Chandrianos - demônios que assassinaram toda a sua família. 
Rothfuss constrói uma narrativa espetacular, que consegue prender o leitor numa rede de mistérios e revelações provocantes sobre o protagonista e o mundo criado pelo autor.
A história está recheada de mitos, lendas, seres fantásticos, dramas e mistérios. Precisamos de mais num livro de fantasia?

8. Discworld

discworld
Autor: Terry Pratchett
Esta é uma série composta por mais de 40 livros, sendo que todos são ambientados num mundo plano e em forma de disco, que é sustentado nas costas de quatro elefantes enormes (Grande T'phon, Tubul, Berilia e Jerakeen), sendo que estes ainda são carregados no casco de uma gigantesca tartaruga!
Para quem não sabe, a inspiração para a criação deste mundo bizarro surgiu a partir damitologia hindu, onde o mundo é descrito como se fosse carregado por criaturas semelhantes a estas apresentadas em Discworld.
Discworld é conhecido por ser uma grande sátira a clássicos da literatura fantástica, como Tolkien e C.S. Lewis, por exemplo. 

7. A História Sem Fim

a historia sem fim
Autor: Michael Ende
Um super clássico das histórias de fantasia. Se você quer ficar por dentro de contos fantásticos, então não pode deixar passar batido A História Sem Fim
Este livro conta a história de um jovem garoto solitário que parte para uma viagem mágica através das páginas de um livro, indo parar num reino que é a representação perfeita da fantasia (e que por acaso se chama literalmente Fantasia).
Não vamos nos prolongar muito no enredo porque é provável que você já tenha visto a versão cinematográfica (de 1984), que passou inúmeras vezes na Sessão da Tarde ao longo dos últimos 20 anos. Mas, se ainda não leu o livro, leia!

6. Alice no País das Maravilhas

alice
Autor: Lewis Carroll
Este é um dos livros mais icônicos da literatura fantástica, sem dúvidas. Quem nunca ouviu falar de Alice no País das Maravilhas?
A história gira em torno de Alice, uma menina que, entediada com a vida, resolver perseguir um coelho que aparentava estar bastante apressado. De repente, a jovem cai num buraco e se vê num lugar fantástico, rodeada por criaturas incríveis e bastante peculiares.
O sucesso de Alice no País das Maravilhas foi tão grande que Carroll escreveu uma continuação para a história, que posteriormente foi publicada sob o título de Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá.

5. A Roda do Tempo

a roda do tempo
Autor: Robert Jordan
Esta é outra série que define com maestria o significado de alta literatura fantástica! 
A série conta com 14 livros, publicados entre 1990 e 2013, apresentando um mundo muito rico de elementos narrativos, com um enorme número de personagens bens construídos e um sistema de magia bastante interessante.
Aliás, o sistema mágico de A Roda do Tempo é baseado em características das mitologias europeias e asiáticas. Portanto, se você é fã de histórias com elementos mitológicos, A Roda do Tempo será um dos seus livros favoritos da vida!
Robert Jordan (1947 - 2007) foi o criador da série, mas após a sua morte o escritor norte-americano Brandon Sanderson (autor de Mistborn, que já falamos aqui) assumiu a responsabilidade de terminar os 3 últimos livros da coleção.
Para te deixar ainda mais ansioso por começar a explorar esta obra, muitos críticos consideram A Roda do Tempo a história fantástica mais completa e bem elaborada desde O Senhor dos Anéis de Tolkien. Tá bom ou precisa de mais?

4. Deuses Americanos

deuses americanos
Autor: Neil Gaiman
O aclamado autor de Sandman, Neil Gaiman, presenteou todos os aficionados por histórias fantásticas que misturam elementos mitológicos com Deuses Americanos!
A trama do livro gira em torno da ideia de que o poder dos deuses é nutrido a partir da crença que as pessoas têm neles. Com o passar do tempo, antigos deuses começam a perder as suas forças, enquanto surgem novas divindades, baseadas na obsessão que os indivíduos do "Novo Mundo" contemporâneo têm pela tecnologia, pelas drogas, pelas celebridades, etc.
A obra ganhou dois importantes prêmios no âmbito de melhores romances de fantasia: Prêmio Hugo e Prêmio Nebula, ambos em 2002. Deuses Americanos também ganhou uma adaptação em formato de série, criada por Bryan Fuller e Michael Green.

3. As Brumas de Avalon

as brumas de avalon
Autora: Marion Zimmer Bradley
As Brumas de Avalon é a materialização da fantasia tipicamente clássica! Para os fãs de histórias medievais e, principalmente, da lenda do Rei Artur, este é um dos livros que você precisa ler antes de morrer!
Os principais episódios da vida do Rei Artur são narrados, nesta história, a partir do ponto de vista das mulheres mais importantes que passaram por sua vida: Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana. 
As Brumas de Avalon é uma renovação da clássica história lendária do Rei Artur. Simplesmente imperdível!
Ah, esta série é dividida em quatro livros: A Senhora da Magia (#1), A Grande Rainha (#2), O Gasmo-Rei (#3) e O Prisioneiro da Árvore (#4).

2. As Crônicas de Gelo e Fogo

guerra dos tronos
Autor: George R. R. Martin
Inspirado na atmosfera da Europa medieval, George Martin criou um mundo muito bem construído e separado em Sete Reinos, onde estes disputam acirradamente pela posse do desejado Trono de Ferro.
O universo em As Crônicas de Gelo e Fogo é tão maravilhoso que até um idioma, dialetos e uma língua extinta foram criados pelo autor, contribuindo para o enriquecimento da obra.
O enredo da história é dividido em três principais argumentos: a guerra entre as Casas pelo Trono de Ferro; a ameaça dos "Outros" (criaturas bizarras que habitam a região da muralha de gelo ao norte dos Sete Reinos); e a história dos últimos sobreviventes da dinastia Targaryen, os irmãos Viserys e Daenerys.
Todos os personagens, criaturas sobrenaturais e míticas presentes ao longo dos livros são desenvolvidos com uma profundidade excepcional. Esta é uma coleção obrigatória para quem curte histórias do gênero.

1. O Senhor dos Anéis

senhor dos aneis
Autor: J. R. R. Tolkien
Ao longo deste artigo já falamos inúmeras vezes sobre esta obra, tida como referência como um dos melhores exemplos de literatura de alta fantasia do século XX.
Tolkien criou um mundo baseado na Europa medieval (chamada de Terra Média), onde os humanos habitam com outras diversas criaturas mitológicas e fantásticas, como elfos, ogros, feiticeiros, anões, hobbits, entre outros.
Toda a história gira em torno do "Anel do Poder" e o conflito que percorre a Terra Média, onde todas as raças de seres desejam possuir esta poderosa e duvidosa relíquia. Frodo Baggins e um grupo de diferentes guerreiros se juntam para ajudar o jovem hobbit a destruir o Anel, antes que este se transforme numa terrível ameaça para todo o mundo!
A trilogia que forma O Senhor dos Anéis é formada por A Sociedade do Anel (#1), As Duas Torres (#2) e O Retorno do Rei (#3).

BÔNUS: Harry Potter

harry potter
Autora: J. K. Rowling
É claro que não íamos fechar a lista com os melhores livros de fantasia sem falar de Harry Potter!
Os livros do bruxinho mais famoso do mundo marcaram toda uma geração e redefiniram o conceito do "mundo da magia". 
A história se foca em Harry Potter, um jovem órfão que mora com os tios e descobre ser bruxo. Para aprender a usar a sua magia, Harry vai para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde conhece Hermione e Ron, que se transformam em seus melhores amigos.
Rowling criou um mundo muito extenso e completo, com conceitos e uma mitologia muito própria e apaixonante! Quem nunca desejou receber uma coruja com a carta de Hogwarts em casa, não é mesmo?
O seu livro de fantasia favorito ficou de fora da nossa lista? Quais as melhores obras do gênero para você? Compartilhe a sua opinião com a gente e desafie os seus amigos a selecionarem os melhores livros de fantasia que já leram!