5.10.2018

PT recorre ao TSE contra Folha, Uol e SBT


247 - O Partido dos Trabalhadores ingressou com uma representação com pedido de liminar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir que o ex-presidente Lula, que lidera todas as pesquisas de opinião para a eleição presidencial de 2018, tenha um representante indicado pela direção do PT em uma série de entrevistas promovidas pelo jornal Folha de S. Paulo, portal UOL e pelo SBT.
Por estar preso, Lula foi ignorado pelos veículos de imprensa, que promoverão sabatinas com pré-candidatos à presidência da República. O PT, em nome da presidente, senadora Gleisi Hoffmann (PR), solicitou que ele fosse representado por outra pessoa. O UOL, por exemplo, considerou o pedido "descabido". A liminar do PT pede ainda o cancelamento das sabatinas e a imposição de multa de até R$ 25 mil por campanha antecipada.
"Lula está em pleno gozo de seus direitos políticos e é o candidato do Partido dos Trabalhadores. Além de ser o primeiro colocado em todas as pesquisas eleitorais, o PT possui uma proposta programática para o país e, exclui-lo dos debates eleitorais é cercear também o direito dos eleitores terem pleno conhecimento das propostas do partido e do candidato preferido da população", defende a legenda.
"As representadas, portanto, ignoram que a candidatura do ex-Presidente Lula representa, para além de suas ideias e propostas enquanto pessoa, um projeto de governo e gestão do próprio Partido dos Trabalhadores que, por sua vez, possui toda a possibilidade e interesse de enviar um representante de sua candidatura para participar do ciclo de entrevistas promovido", sustenta a representação.
Leia aqui a representação.

Nenhum comentário: