5.02.2018

Depois dos 60, a pele precisa de cuidados especiais

Na terceira idade, a derme sofre alterações importantes e demanda atenção redobrada - saiba o que fazer



A pele é um dos locais onde as pessoas costumam flagrar os primeiros indícios de que a maturidade se aproxima: rugas, manchas de sol, um pouco de flacidez aqui e ali. Não é para menos. “Na derme, o envelhecimento se traduz em perda da hidratação, oleosidade e elasticidade”, explica Silvia Marcondes, coordenadora do departamento de Dermatologia Geriátrica da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Mais do que um mero efeito estético, essas mudanças tornam o maior órgão do corpo mais frágil e sujeito a machucados e infecções. “Não é incomum o idoso sentir coceira na pele, que está mais ressecada e, assim, desenvolver microlesões”, aponta André Braz, dermatologista professor do Serviço de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Sem contar que a incidência de doenças que deixam o organismo mais suscetível a agentes nocivos e pioram a circulação, como o diabetes tipo 2, aumenta na terceira idade – e podem repercutir na pele. A boa notícia é que alguns cuidados diários ajudam a preservar melhor a cútis. Conheça-os:

Tome banhos mais frios e curtos

Ficar muito tempo no chuveiro quente piora o ressecamento da pele do idoso. O ideal é que a água esteja no máximo morna. Também tem que passar o sabão gentilmente, sem grandes esfoliações, já que isso altera a composição do manto hidrolipídico, camada hidratante natural do organismo.

Invista nos hidratantes

Logo depois do banho é uma ocasião perfeita para isso, pois os poros estão abertos e o vaporzinho de água facilita a penetração do creme. Não há um produto especial aqui, mas os especialistas recomendam que o hidratante escolhido tenha propriedades emolientes, que aumentam a camada de gordura de corpo; umectantes, para melhorar a quantidade de água disponível; e oclusivas, que diminuem a evaporação desse líquido. Falando nele…

Beba bastante água

Esse hábito é fundamental para a saúde da pele e pode ser algo negligenciado na terceira idade, quando tendemos a sentir menos sede. A dica é tomar 2 litros ao dia, mesmo quando não estiver sedento. Exceto se houver contraindicação do médico, claro – algumas doenças impedem as goladas aos montes.

Proteja os lábios

Eles também sofrem com o ressecamento provocado pelo avançar da idade. E outros fatores, como o clima seco e as temperaturas baixas, pioram a situação. Para evitar rachaduras, use diariamente um fotoprotetor labial, que contém filtro solar, e hidratantes específicos para a boca. À noite, dá para dormir com um produto mais viscoso, como o mel, que ainda melhora a cicatrização de lábios que já estão machucados.

Controle a exposição ao sol

Quanto maior a idade, maior o risco de câncer. E com os tumores de pele é a mesma coisa. Além disso, os raios solares aceleram o envelhecimento. Por isso, não descuide da proteção solar diária com o filtro, mas também não dependa só dele: vale usar bonés, viseiras, óculos… E, claro, prefira a sombra sempre que possível.

Caprichar nos antioxidantes

São as substâncias que combatem a ação dos radicais livres, moléculas por trás do envelhecimento celular. Elas estão presentes nos alimentos – são os carotenoides de cenoura e tomate, o resveratrol da uva, a vitamina C da laranja e por aí vai. Mas também entram na formulação de cremes e suplementos nutricionais. Converse com o médico antes de optar por um produto do tipo.
 

Cuidando da  pele com mais de 60 anos


Chegou a altura de aproveitar o tempo livre, os passeios sem horários e a companhia dos netos. Esta é a serenidade que tanto mereceu e está na altura de a usufruir sem qualquer sentimento de culpa.
Com o passar dos anos, a sua pele tem tendência para dar mais preocupações. As mudanças podem ser mais evidentes (rugas, manchas, perda de luminosidade), mas também mais difíceis de identificar, como a desidratação é um bom exemplo.


Quais os cuidados indispensáveis?

Não existe uma receita mágica para resolver os problemas com um estalar de dedos; uma abordagem completa deve passar por uma combinação de adaptações ao seu estilo de vida que podem atenuar e disfarçar os sinais da idade.  Tome nota das regras de ouro, sendo que a primeira é que deve encarar esta nova fase de uma forma muito positiva. Garantimos-lhe: logo aí as rugas parecem muito menos pronunciadas!

Hidratação! Hidratação! Hidratação!

A capacidade de manter os níveis de água na pele diminui substancialmente depois dos 60. Poderá sentir uma maior secura, associada à perda de elasticidade, principalmente na zona das bochechas e na área em torno dos lábios e queixo.
O que pode fazer? Assim que acordar, “coloque as defesas em dia” com um reforço: Mineral 89, indicado para todas as mulheres. Este deve ser o seu 1º gesto, depois de limpar a pele, todas as manhãs, para reforçar a função barreira da pele, isto é, torna-la mais resistente às agressões e capaz de preservar a água na epiderme. Afinal, este produto associa 89% de Água Mineralizante Vichy ao Ácido Hialurónico de origem natural.
E ao longo do dia? Pode precisar de um cuidado extra de hidratação, por isso sugerimos que leve sempre consigo na carteira uma Água termal mineralizante, rica em minerais benéficos para a pele, entre os quais se encontram o Ferro, Potássio, Cálcio, Manganésio ou o Silício.
Dica extra: Beba pelo menos 2 L de água por dia.

Favoreça a microcirculação na pele

Uma massagem facial, utilizando movimentos circulares, pode ajudar a manter uma microcirculação cutânea regular, o que ajuda a preservar uma pele elástica e nutrida. Inclua este gesto de cuidado na sua rotina. Como? 1º Passo: realizar movimentos circulares, formando um grande oito (8) na zona dos olhos. 2º Passo: utilize movimentos verticais do queixo para as maçãs do rosto - favorecendo a microcirculação numa zona que tende a ficar mais flácida depois dos 60 e libertando o stress acumulado. 3º Passo: encontre zonas de maior concentração de rugas, como a testa ou os lábios e faça movimentos circulares com alguma pressão. Para melhores, resultados utilize o seu creme de dia neste processo.

Uma maquiagem natural

Quando se trata de maquiagem para o dia a dia, a regra continua a ser a mesma: menos é mais! Procure sempre obter um visual natural e leve para não acentuar imperfeições. Opte por uma base líquida que possa uniformizar o rosto, em vez dos pós que podem ter o efeito contrário. A base  evita que os pigmentos se fixem e acentuem as rugas, poderá ser uma boa escolha. E o fato da sua textura ser leve , hidratante e com ativos anti-idade é mais um ponto a seu favor! Dica: Aplique com as pontas dos dedos para garantir uma maior precisão.
Desmaquiar e limpar: Seja de manhã ou à noite, esta deve ser a regra das regras. Existem várias opções, mas deve sempre assegurar que não se esquece de o fazer. Porque é tão importante? A limpeza é fundamental para que a sua pele “respire” e para permitir que os cuidados hidratantes atuem como esperado. E se de manhã uma fórmula mais rápida e fresca (como um gel de limpeza) pode ser uma solução adequada, à noite deve de investir (sim, não é gastar, é mesmo um investimento!) mais algum tempo com um leite de limpeza, seguido por um tónico, que garante uma eliminação de todas as impurezas que ainda tiverem escapado, e um desmaquiante de olhos.  Dica: Utilize vários discos para retirar a sujidade e não esfregue em demasia - usar movimentos suaves é igualmente eficaz e reduz a probabilidade de irritações.

Nenhum comentário: