5.16.2010

ÁLCOOL x GANHO DE MASSA MUSCULAR



As consequências do álcool no organismo, principalmente pra quem quer (ganhar/perder/definir) massa muscular são terriveis.

"O corpo não se modifica enquanto estamos treinando, malhando ou correndo, e sim quando estamos descansando, quietos sentados, e principalmente dormindo." Se você procura ganho de massa muscular, não existe coisa pior que o consumo de bebidas alcoólicas.

O fator principal para quem procura aumento de massa muscular é a alimentação.

Se a alimentação é falha, se faltam nutrientes, vitaminas, etc, os ganhos de massa muscular acabam sendo comprometidos.
Mesmo que o individuo tenha um bom treinamento e alimentação, seu rendimento e seus ganhos, podem acabar bastante comprometidos devido ao fato de que seu corpo não conseguirá obter os nutrientes e vitaminas como realmente necessitaria.

O álcool atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;-

Causa desidratação do organismo;-

Diminui a taxa de açúcar no sangue;-

Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);-

Diminui os níveis de testosterona;-

Causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para aqueles que procuram aumento de massa muscular. Mesmo sendo bem calórico, o álcool prejudica o organismo, que fica deficiente de vitaminas, sais minerais e proteínas.

Ele é rapidamente absorvido pelo corpo e acaba “perturbando o seu metabolismo e a capacidade do seu organismo em restabelecer a glicemia (presença de açúcar no sangue).

”Mesmo bem alimentado, o organismo não consegue absorver bem os componentes dos alimentos, através do intestino delgado — principalmente as vitaminas B1, B6, B3 e o ácido fólico. Isso faz com que a pessoa tenha falta de apetite, e essa deficiência alimentar provoca reações danosas, causadas também pela queda acentuada de potássio, magnésio, cálcio, zinco e fósforo. Estudos recentes também comprovam que o álcool diminuiria os níveis de testosterona do corpo. Fika a dica, quer ganhos rápidos evite ao máximo bebidas alcoólicas.
Saiba mais:
Um dos principais objetivos da maioria dos praticantes de musculação é aumentar sua massa muscular, e este fenômeno depende de diversas variáveis: o treinamento, a genética, a alimentação e os hábitos de vida. Mas, sobretudo, o ganho de massa muscular está correlacionado com o perfil hormonal do indivíduo, principalmente com as quantidade naturais de testosterona do organismo.
A testosterona é um dos principais hormônios anabólicos produzidos naturalmente pelo organismo e o objetivo final de qualquer praticamente de musculação é aumentar a produção natural deste hormônio.
Então, por que o álcool não é adequado para aqueles que pretendem aumentar sua massa muscular, sendo que existem estudos onde a ingestão regular de álcool, quando efetuada em moderação, parece ter efeitos positivos sobre o perfil de saúde?
Existem alguns fatores a serem analisados para respondermos esta questão. Primeiro, os indivíduos analisados nestes estudos são da população em geral, que normalmente não estão submetidos a programas intensos de treinamento.
Segundo, alguns estudos demonstram a resposta negativa que o álcool possui sobre os índices de testosterona.
Terceiro, o fato de que a única bebida alcoólica que tem algum benefício demonstrado ser o vinho tinto, dentro do contexto da vida da população francesa, o que cunhou o tão conhecido “paradoxo francês”.
Os franceses ingerem altas quantidades de comidas gordurosas e colesterol, ao mesmo tempo que possuem uma baixa incidência de doenças cardiovasculares.
Um dos indicadores do risco da ocorrência de doenças cardiovasculares reside na proporção das concentrações de HDL (High Density Lipoprotein – Lipoproteína de Alta Densidade), conhecida usualmente como o colesterol “bom”, e de LDL (Low Density Lipoprotein – Lipoproteína de Baixa Densidade), conhecida como colesterol “ruim”.
Alguns estudos demonstraram que a ingestão de 1 a 3 drinques por dia eleva a concentração de HDL, o que diminui o risco da ocorrência de problemas cardiovasculares.
Este efeito benéfico do álcool depende das concentrações iniciais de LDL, pois indivíduos com concentração de LDL dentro ou abaixo do normal parecem não obter nenhuma proteção da utilização do álcool.
É sabido que aqueles que praticam atividades físicas regularmente e ingerem uma dieta equilibrada possuem baixa concentração de LDL e, conseqüentemente, não obterão grandes benefícios de uma moderada ingestão alcoólica.
Quanto a ação do álcool sobre os níveis de testosterona, diversos estudos demonstram que a alta ingestão desta substância acarreta a atrofia do tecido testicular, reduzindo assim a produção de testosterona, além de causar anormalidades nos espermatozóides.
Como decorrência deste cenário temos uma perda em até 20% da massa muscular em adultos alcoólatras, fenômeno conhecido como miopatia alcoólica, no qual temos uma atrofia das fibras musculares do tipo II, que são as mais importantes dentro do processo de hipertrofia.
É fácil concluir que o uso moderado e ocasional do álcool pode ser até benéfico para a saúde e longevidade, mas infelizmente muitos alcoólatras iniciam seu vicio desta forma.
Caso seu objetivo seja uma vida longa, saudável e com mais musculatura, a melhor receita ainda reside na combinação de exercícios físicos com uma dieta equilibrada.
Fonte: www.academiabodyisland.com.br

Nenhum comentário: