5.17.2010

Postura errada ao usar laptops pode fazer a dor cair no seu colo


Computador portátil traz lesões por repetição se o usuário não tiver cuidado. Saiba como trabalhar sem riscos
Rio - Pela primeira vez, em 2010, serão vendidos mais notebooks que desktops no País. Mas se você já é adepto dos computadores portáteis, é melhor se conectar também no fato de que erros de postura ao mexer neles podem trazer doenças por esforço repetitivo — que atacam punho, cotovelo, ombro, pescoço e coluna. Segundo o Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de SP (Crefito-SP), os problemas atingem até 80% dos usuários.
Não é necessário, porém, abandonar os laptops para evitar as dores: basta ter atenção à postura e seguir algumas dicas. De acordo com o fisioterapeuta Gil Lúcio Almeida, do conselho, a posição ideal para o uso do notebook, por exemplo, é colocá-lo no colo, a uma distância que permita uma leitura confortável e ao mesmo tempo provoque a menor inclinação possível da cabeça para frente.
“O ideal é procurar um encosto confortável, já que a sua coluna e cabeça devem ficar ligeiramente inclinadas para trás. Nesta posição procure mover os olhos e não a cabeça para visualizar o teclado”, diz o fisioterapeuta.

Outra preocupação deve ser a posição das mãos: o ideal é mantenha os dedos alinhados com o punho e tentar saber localizar de forma automática a posição das letras e números no teclado. Isso evita a inclinação maior das mãos no teclado e da cabeça sobre ele. “Se possível, o ideal é até fazer um curso de digitação, pois isso vai exigir uma inclinação menor da cabeça. No teclado do notebook temos a tendência de acompanhar o pequeno espaço entre as teclas, mantendo os dedos mais próximos uns dos outros. Nosso conselho é que se mantenha-os mais afastados, e se tente mover um pouco o punho para achar as teclas”, orienta Almeida.
Pausas e mouses no uso prolongado
Caso o trabalho ou a diversão no laptop vá demorar, o ideal é colocá-lo numa mesa e conectar um mouse. Mesmo assim, é necessário que se faça pausas, a cada meia hora, com direito a massagem na própria nuca.

“Nesse momento, é bom alongar a cabeça para trás, fazendo movimentos suaves de rotação para os lados. Também alongue os dedos”, aconselha o médico.
É recomendável ainda trabalhar com fontes grandes ou maior zoom e, caso for transportar o laptop, colocá-lo numa mochila.

G1.com

Nenhum comentário: