5.19.2010

Pfizer anuncia corte de funcionários e fechamento de oito fábricas

A farmacêutica americana Pfizer, a maior do mundo, anunciou nesta terça-feira que neste ano vai cortar 6 mil postos de trabalho e até 2015 pretende fechar oito unidades no mundo, como parte do processo de reestruturação adotado desde a aquisição em 2009 de sua rival Wyeth.
"Por meio da redução, conseguiremos aumentar a eficiência e reduzir os custos com um melhor uso dos recursos e tecnologia, além de eliminar o excesso de capacidade e alinhar a produção com as demandas do mercado", explicou mediante um comunicado de imprensa.
Com sede em Nova York, a empresa indicou que no fim de 2015 terá fechado oito de suas plantas nos Estados Unidos, Porto Rico e Irlanda, e nos anos seguintes reduzirá suas operações em outras seis fábricas nesses três países mais Alemanha e Reino Unido.
Atualmente, a maior farmacêutica mundial opera com 78 fábricas e emprega 113,8 mil trabalhadores.
Em janeiro de 2009, ao informar sua fusão com Wyeth, a farmacêutica indicou a necessidade de cortar 20 mil empregos e investir US$ 68 bilhões para completar essa fusão.
O presidente da empresa, Nat Ricciardi, indicou que a restruturação "é crítica para seguir sendo competitiva, assim como para satisfazer as necessidades dos clientes e ampliar o acesso aos novos medicamentos."
A empresa indicou que no fim de junho anunciará as medidas que vai adotar com relação aos centros de produção de saúde animal.
No início de maio, a empresa americana informou que no primeiro trimestre de 2010, ganhou US$ 2,026 bilhões, 26% inferior há um ano, quando ainda não tinha adquirido Wyeth.
Folha on line

Nenhum comentário: