5.22.2010

Queijo com probióticos pode prevenir doenças e infecções em idosos

Pesquisadores finlandeses encontraram efeitos benéficos do consumo de queijo enriquecido com probióticos para o sistema imunológico de idosos. Os probióticos são alimentos funcionais com microorganismos vivos que beneficiam a flora intestinal.
O estudo, publicado na revista científica "Immunology & Medical Microbiology" investigou o valor do queijo como alimento funcional. Trabalhos anteriores haviam usado leite ou iogurte para esse tipo de teste.
A pesquisa analisou o sangue de idosos com mais de 70 anos, residentes de um asilo finlandês. Durante as duas primeiras semanas do estudo, os voluntários receberam uma fatia de queijo normal no café da manhã, enquanto nas três semanas seguintes, comeram uma fatia de queijo probiótico todas as manhãs. Depois, por mais quatro semanas, os idosos voltaram a se alimentar de queijo normal.
Os resultados mostraram que a ingestão regular do queijo especial ajuda a impulsionar o sistema imunológico e que adotá-lo na alimentação pode ajudar a melhorar as respostas imunes dos idosos a desafios externos.
De acordo com especialistas da Universidade de Turku, esse tipo de bactéria ajuda a regular o trato gastrointestinal, a principal entrada de bactérias na corrente sanguínea, e ajuda a combater infecções e doenças.
Em entrevista à Folha, Jocelem Salgado, professora de nutrição da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP), explicou que é frequente encontrar na literatura propriedades dos probióticos associadas ao melhoramento do sistema imunológico. Porém os mecanismos de ação ainda não são totalmente compreendidos.
Segundo Jocelem, os probióticos estimulam a proliferação de células imunológicas e a liberação de componentes antimicrobianos. Isso pode diminuir a frequência de doenças infecciosas, inflamações, alergias, entre outros.
Apesar do benefício à imunidade, a professora ressalta que o uso do queijo pode trazer problemas. "Deveria ser avaliado com maior rigor o comportamento dos voluntários, devido à associação negativa do alto consumo de queijo com o aumento de colesterol total e LDL, conhecido como 'colesterol ruim'. Ele é relacionado a doenças cardiovasculares e é frequentemente presente em idosos", explicou.
A professora afirma ainda que outros alimentos podem estimular o sistema imunológico, como couve, cebola, couve-flor, brócolis, alho, limão, entre outros.
O queijo com probióticos ainda não está à venda no Brasil.
Folha de São Paulo
Mariana Pastore

Nenhum comentário: