6.02.2010

Composto químico mascara o gosto ruim dos adoçantes

Composto bloqueia percepção de gosto ruim de adoçantes artificiais

Cientistas descobriram um composto químico capaz de bloquear a percepção de gosto ruim deixada por alguns adoçantes artificiais.

O biólogo molecular Jay Slack e sua equipe, funcionários da Givaudan Flavors Corporation em Cincinnati, Ohio (EUA), descobriram uma substância sem gosto, batizada de GIV3727, que age como um míssil de precisão, bloqueando receptores específicos do gosto amargo desencadeado pelos adoçantes sacarina e acessulfame-K.

Segundo Slack, esse é o primeiro composto capaz de bloquear receptores gustativos de amargor. Isso significa que a substância não interfere com a percepção de outros sabores (doce, ácido, salgado e umami).

Chicletes, iogurtes e outros alimentos ou bebidas que tenham em sua composição esses adoçantes poderiam ser potenciais alvos do GIV3727.

A sensação completa de amargor envolve a ação de até 25 receptores gustativos diferentes. O sistema evolui provavelmente como uma forma de reduzir para o homem as chances de ingerir plantas tóxicas.

O composto liga-se ao mesmo receptor gustativo que a sacarina e o acessulfame-K. Mas, ao contrário desses adoçantes, o GIV3727 não ativa a série de reações bioquímicas que cria a percepção de amargor.

Uma possibilidade de uso do GIV3727 é misturá-lo a adoçantes e remédios para compensar o sabor amargo.

A descoberta foi descrita em um estudo na revista "Current Biology".

DA NEW SCIENTIST

Nenhum comentário: