11.10.2010

Mulheres negligenciam primeiros sinais de ataque cardíaco

Conclusão é de estudo americano, que constatou que elas demoram mais do que homens para chegar a local de atendimento

Maca 
O ataque cardíaco pode causar danos irreparáveis ao músculo do coração e muitas mulheres pensam, erroneamente, que a condição é exclusiva de senhores obesos
Mulheres que apresentam os primeiros sintomas de ataque cardíaco demoram mais a procurar ajuda ou mesmo para chegar ao hospital do que os homens - embora eles também demorem nessas situações. A conclusão foi extraída de um levantamento realizado por pesquisadores da organização sem fins lucrativos Mayo Clinic, em Minnesota, nos Estados Unidos, que consultaram dados relativos a 104.000 pacientes com os sistomas e 568 hospitais do país entre 2001 e 2006. O estudo foi publicado no periódico Archives of Internal Medicine.
O estudo confirma uma impressão já conhecida: a maioria das mulheres ignora sintomas do ataque do coração porque acredita que o mal só acomete homens. De acordo com o levantamento, em média, os pacientes com o problema cardíaco demoraram 2,6 horas para chegar ao local de atendimento. Entre as mulheres mais velhas, o índice é de três horas, ante 2,5 horas dos homens da mesma idade.
O ataque cardíaco pode causar danos irreparáveis ao músculo do coração. Os autores do estudo alertam para o fato de que a demora no tratamento dos sintomas diminui as chances de cura, causando danos irreparáveis ao coração.

Nenhum comentário: