11.11.2010

Confira dicas para não se decepcionar com a balança



Uma das dicas é tirar as medidas para comparações. Foto: Getty Images
Uma boa tática é usar as medidas e não a balança para comparações

Fazer regime não é nada fácil. Pior ainda é, depois de tanto esforço, subir na balança e ver que simplesmente não emagreceu o que queria. Trata-se do chamado efeito platô, quando há a estabilização de peso após um período de dieta.
Segundo o médico Cristiano Merheb, especialista em Nutrologia, esse efeito se dá tanto em homens quanto em mulheres. E ocorre principalmente por causa de dietas malfeitas que não são acompanhadas por médicos e também pelo uso de remédios para emagrecer. "Não se deve fazer regimes radicais. A pessoa que decide parar de comer, ou usa medicamentos, acaba gastando energia que não é reposta.
Como consequência, o organismo cria uma defesa e não quer mais desperdiçar essa energia", disse.
Mas não é porque a balança não mostra os resultados desejados que a dieta deva ser interrompida. "Diante do efeito platô, a pessoa deve continuar com os hábitos. Com o tempo, o organismo volta a trabalhar com os níveis hormonais mais baixos, reiniciando um ciclo de emagrecimento", afirmou o especialista que acrescenta a importância da prática de atividade física.
Confira sete dicas para não ser uma das vítimas do efeito platô:
1) Procure um médico para fazer uma reeducação alimentar;
2) Procure anotar a dieta para fazê-la corretamente;
3) Crie metas de exercícios e, a cada semana, tente superá-los;
4) Não se pese diariamente, pois isso pode gerar ansiedade;
5) Nunca baseie-se na balança, pois ela pode mostrar que você não perdeu peso. Mas ao tirar suas medidas, com certeza vai ver que perdeu alguns centímetros;
6) Alimente-se com qualidade e não com quantidade;
7) Cada organismo reage de uma forma, por isso, evite comparações

Nenhum comentário: