O que fazer antes de começar uma atividade física
Faça direito para não parar depoisA ficha caiu e você está decidido a levar uma vida com mais movimento e saúde. Em primeiro lugar, tenha certeza, você vai se sentir melhor do que hoje. Esse caminho não tem volta, mas é bom segui-lo com eficiência e segurança. Já pensou por onde você vai começar?
1 - Antes de mais nada, faça um exame médico. Procure um cardiologista que possa avaliar sua condição aeróbica e sua capacidade pulmonar. Se tiver dores constantes nas articulações, visite um ortopedista. Saber até onde você pode ir é fundamental para não interromper o programa de treinamento antes do tempo.
2 – Em seguida, faça uma avaliação física. É importante conhecer sua composição corporal (peso e porcentual de gordura, por exemplo). Assim, quando voltar para uma reavaliação, você poderá medir a eficácia do treino e ver se está alcançando seus objetivos.
3 – Agora é hora de escolher o lugar. É fundamental que seja um local de fácil acesso e agradável, para que a atividade física se incorpore em sua vida. Ter conhecidos no ambiente onde você vai se exercitar é outra maneira de estimular o exercício. Se escolher se exercitar em sua casa, seja disciplinado e tenha material adequado, para evitar lesões.
4 – Se encarar os exercícios sem a ajuda de um personal trainer ou academia, consulte um educador físico registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Ele é um profissional habilitado para preparar o melhor treinamento para você, baseado em seus objetivos específicos.
Depois desses quatro primeiros passos, escolha um bom tênis e uma roupa confortável e leve, para que o suor possa evaporar. Você está absolutamente preparado para iniciar a atividade física e não parar nunca mais. Não se esqueça: você só tem a ganhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário