11.08.2010

Disfunção Temporo Mandibular (DTM)

saude

DTM PODE SER CAUSA DE CONSTANTES DORES DE CABEÇA

DTM pode ser causa de constantes dores de cabeça
Saiba mais sobre este assunto.

Dor de cabeça é algo que incomoda e pode causar transtornos bastante desagradáveis. Este distúrbio pode ser causado por diversos fatores, dentre eles a Disfunção Temporo Mandibular, mais conhecida como DTM. Esta é uma doença que atinge homens e mulheres em todo o mundo. Um estudo feito em Seatle, Estados Unidos, mostra que 85% das pessoas que procuram tratamento são mulheres na faixa dos 15 a 45 anos.
A DTM pode ser provocada por vários fatores, entre eles a distensão dos ligamentos da mandíbula, dor nos músculos da mastigação, má oclusão, perda de dentes, o hábito de roer unhas, disco da mandíbula descolado ou mal posicionado e vários outros. Os sintomas mais comuns são os estalidos das mandíbulas, dores nas articulações da boca, cefaléia, dificuldades para abrir totalmente a boca, mudança na postura da cabeça, dor de ouvido, desgaste dos dentes, dificuldade para mastigar, zumbido.
Segundo o odontólogo Aldo Pedalino, especialista no tratamento da DTM, muitas vezes as pessoas convivem com a doença por décadas e não conseguem descobrir a causa. “Já vi casos que as pessoas que nem se lembravam mais quando as dores de cabeça começaram. Há pacientes que passaram por neurologistas, oftalmologistas, otorrinos, e não conseguiam identificar a causa da dor”, diz ele.
O odontólogo afirma que a DTM pode ser provocada por fatores genéticos, locais ou ambientais. “Há muitas pessoas que convivem com a dor de cabeça por anos e anos e nem imaginam que seja por causa da DTM. Algumas chegam a tomar antidepressivos que reduzem a dor, mas não tratam a causa. Por isso, fazemos um exame clínico minucioso, questionando os sintomas, horários em que a dor é mais freqüente, avaliamos a oclusão, a mordida e fazemos uma série de testes, inclusive com o eletromiógrafo, para avaliar os músculos da boca, os ruídos e movimentos mandibulares. Se as dores de cabeça são provocadas por estes fatores, em duas ou três consultas a pessoa já consegue sentir a diferença”, afirma Pedalino

Nenhum comentário: