4.03.2012

Síndrome do Olho Seco

Como evitar a Síndrome do Olho Seco

Quem passa muito tempo diante do computador precisa controlar uma série de variáveis





Os olhos exigem proteção quando ficam muito tempo expostos à tela do computador
Foto: AFP


Os olhos exigem proteção quando ficam muito tempo expostos à tela do computador AFP
RIO — O uso do computador por longos períodos, no trabalho, na hora do estudo ou nos momentos de lazer, fez crescer a incidência do Síndrome do Olho Seco: ela acomete entre 50% e 90% das pessoas que passam muito tempo diante da máquina, especialmente aquelas que ficam em ambientes com ar-condicionado. Não por acaso, ela é chamada também de Síndrome da Visão de Computador.
O probelma pode causar cansaço físico, declínio da produtividade, aumento de erros e, muito frequentemente, problemas na visão, que vão de coceira nos olhos até irritações graves.
— A pessoa que fixa os olhos no monitor por muito tempo acaba piscando menos e ressecando os olhos. Como as lágrimas são essenciais para a saúde dos olhos, outros problemas podem surgir, comprometendo a visão — diz o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo.
Ele tem uma série de dicas para ajudar a evitar a síndrome:
Evite o excesso de iluminação: no ambiente de trabalho, o ideal é reduzi-la pela metade quando estiver no computador. Em ambientes com iluminação natural, controle a claridade com as cortinas ou persianas. E, de preferência, posicione sua estação de trabalho de modo que a luz incida lateralmente sobre ela.
Instale uma tela antirreflexo no monitor e dê preferência a tons pastéis e focos nas paredes. O brilho excessivo, produzido pela tela do computador e por superfícies planas, cansa os olhos.
Escolha telas com pelo menos 19 polegadas, se possível, que dão maior sensação de conforto aos olhos.
Ajuste o monitor sempre que julgar necessário, em termos de brilho, tamanho, definição, contraste e cor. O fundo da tela não deve ser nem tão claro nem tão escuro, o tamanho das letras deve ser tal que não requeira esforço na hora da leitura e o contraste deve ser confortável para os olhos. Aliás, conforto é a palavra de ordem.
Dê preferência a monitores de LCD, que cansam menos a vista, por já virem com superfície antirreflexo e terem melhor definição de imagens.
Pisque, pisque bastante. “Piscar é um santo remédio para a vista cansada e pode evitar crises de olho seco, já que, ao piscar, você lubrifica os olhos e previne também a irritação ocular. Quando estiver trabalhando ou estudando diante do computador, procure parar um pouco para piscar várias vezes seguidas, olhar para longe e para os lados, e só depois volte ao trabalho. Faça isso várias vezes ao dia”, diz o médico.
Faça pausas longas a cada duas horas de uso do computador. Assim, você poderá descansar a vista, relaxar o pescoço, alongar o corpo, esticar as pernas, beber água e depois voltar com mais disposição, e olhos descansados, ao trabalho.
Pense em ergonomia: quando estiver passando para o computador um texto escrito ou impresso em papel, acomode-o ao lado do monitor, direcionando uma luminária para as páginas, mas sem deixar que ela reflita muito brilho de volta para os olhos. E, enquanto trabalha, certifique-se de que o centro da tela está pouco abaixo da linha dos olhos. Caso não esteja, considere aumentar a altura da tela pondo alguns livros, por exemplo, sob o monitor.
Consulte seu oftalmologista a respeito do uso de óculos apropriados para trabalhar no computador. E, se já usar óculos, esteja certo de que eles têm lentes antirreflexo.
Faça um check up dos olhos uma vez ano. A dica é válida principalmente para quem tem mais de 40 anos, problemas de visão ou histórico familiar de quadro de olho seco.
O Globo




"Olho seco é um termo usado para descrever um grupo de diferentes doenças e condições que resultam da umidade e lubrificação inadequada do olho. É causada, geralmente, pela má qualidade da película que lubrifica os olhos. Apesar de milhões de pessoas sofrerem de olho seco, normalmente é difícil de ser diagnosticado por ser facilmente confundido com outras condições, como infecções ou alergias oculares. A Síndrome do Olho Seco é um dos problemas mais comuns, tratados por oftalmologistas. "

Qual a função das lágrimas?
O filme lacrimal é composto de 3 camadas. A camada mais externa, ou lipídica, previne a evaporação. A camada do meio chamada de aquosa, é responsável pela nutrição e oxigenação da córnea e a camada de mucina que umidifica o epitélio corneano. Além de lubrificar os olhos, as lágrimas são produzidas também como uma resposta reflexa aos estímulos exteriores (ferimento, emoção, etc.)
O que causa o olho seco?

O ambiente. Clima seco, com vento e ensolarado, fumaça de cigarro, a poluição, lugares fechados, calefação, ar condicionado e monitores de computador podem aumentar a evaporação e causar olho seco.
    1. Medicamentos: Descongestionantes e anti-histamínicos, tranqüilizantes, antidepressivos e pílulas para dormir, diuréticos, pílulas anticoncepcionais, alguns anestésicos, medicamentos para tratamento da hipertensão arterial (betabloqueadores) e para transtornos digestivos (anticolinérgico).
    2. Doenças Sistêmicas: artrite, lúpus, sarcoidose, Síndrome de Sjögren, alergias e doenças da pele e Parkinson.
    3. Lente de Contato: o uso pode agravar ou provocar o olho seco.
    4. Idade: como regra geral, com a idade, a produção de lágrimas diminui. Aos 65 anos, por exemplo, se produz 60% menos lágrimas que aos 18 anos. As mulheres freqüentemente têm problemas de olhos secos quando estão na menopausa por causa das mudanças hormonais.
Sintomas

- coceira
- queimação
- irritação
- olhos vermelhos
- visão borrada que melhora com o pisar
- lacrimejamento excessivo
- desconforto após ver televisão, ler ou trabalhar em computador
Como diagnosticar?

Há diversos métodos para diagnosticar olhos secos. O oftalmologista deve medir a produção, a taxa de evaporação e a qualidade das lágrimas, com testes específicos.
O teste de Shirmer é o mais utilizado para o diagnóstico de olho seco.
O teste consiste na colocação de uma tira de papel de filtro de 35 x 5mm, com os primeiros 5mm dobrados no fundo de saco conjuntival inferior. Após 5 minutos, mede-se a quantidade de umedecimento da tira de papel. Valores superiores a 15mm são considerados normais.
Tratamento
O tratamento é essencialmente sintomático. São 3 estágios de tratamento para o olho seco:
                1. substituição da lágrima
                2. estimulação da produção da lágrima
                3. conservação da lágrima.
  1. Substituição da lágrima: lágrimas artificiais. Existem as viscosas para quadros mais secos e as aquosas.
  2. Conservação da lágrima: a oclusão dos pontos lacrimais pode ser feita com plugs provisórios ou permanentes de silicone dentro dos ductos lacrimais. Os plugs podem ser introduzidos no olho manualmente pelo médico, no consultório sem que o paciente sinta dores.
  3. Estimulação da produção de lágrimas: alguns estudos estão sendo realizados para avaliar a importância da chamada "dieta no tratamento do olho seco". A dieta consiste na maior ingestão do ácido graxo essencial Ômega 3. A dieta deve ser rica em vitamina E, vitamina A e suplementos com Ômega 3 (nozes, sementes de linhaça e verduras), e também evitar carboidratos, gorduras e carne de vaca. Dr. Leôncio de Souza Queiroz Neto

Nenhum comentário: