4.03.2012

Confira 4 dicas para lidar com o dinheiro e os amigos


Fazer amigos e tratar de dinheiro são situações que muitas vezes não devem se misturar. Foto: Getty Images Fazer amigos e tratar de dinheiro são situações que muitas vezes não devem se misturar
Fazer amigos e tratar de dinheiro são situações que muitas vezes não devem se misturar. Quantas vezes você não consumiu somente um refrigerante naquele barzinho e teve de dividir a conta por igual? Emprestou dinheiro para um amigo e ele esqueceu de pagar? Por outro lado, você se sente constrangido de cobrar. Pois é. Confira quatro situações embaraçosas e como sair delas com classe, segundo o site Savvy Miss:
A conta do jantar
A cena é clássica: você e alguns amigos saem para um happy hour depois do trabalho. O barzinho até que não é caro, mas como você está sem dinheiro, resolve tomar apenas uma água e um aperitivo. Seus amigos questionam o motivo de não estar participando da rodada de petiscos, porções e cerveja à vontade. Na hora da conta, o grupo sugere dividi-la por igual.
Como lidar: de acordo com a autora do livro Nice Girls Don´t Get Rich (em tradução livre, Meninas Legais Nunca Ficam Ricas), Lois Frankel, a melhor saída é ser honesta e dizer o por que de não estar comendo, ou seja, falar que está sem dinheiro. Diga "vou pagar a conta que consumi e mais os 10% do garçom". Simples assim. Mas não se esqueça de dividir a conta por igual quando consumir uma refeição completa na próxima saída.
Emprestar dinheiro
É comum ter aquele "amigo" espertinho, que sempre sai em turma e usa a velha desculpa de que esqueceu a carteira. E o dinheiro que você emprestou nunca retorna à sua carteira.
Como lidar: segundo Lois, quase metade dos empréstimos a amigos e familiares não são pagos. A dica é dizer o seguinte: "fulano, quero saber quando você vai pagar os meus R$ 20 que emprestei há duas semanas". Isso com certeza vai deixá-lo numa situação embaraçosa. Se for um montante de dinheiro maior, escreva num papel a forma como esse valor será reembolsado e faça seu amigo assinar como garantia. Se você não estiver disposto a isso, então não deve emprestar dinheiro.
Empréstimo para viagens
Seus amigos lhe chamaram para viajar, porém você não tem dinheiro para isso. E quando conta para eles sobre sua ausência, alegam que não será tão divertido. Diante dos pedidos, aceita viajar sendo bancado pelos amigos. No entanto, durante o passeio fica constrangido.
Como lidar: a honestidade é a melhor política. Diga simplesmente que adoraria ir passear com eles, mas que dessa vez não será possível. Prometa que numa próxima oportunidade fará um esforço para poder ir. É uma ótima maneira de sair dessa saia-justa. E uma dica: não mude de ideia se algum amigo lhe oferecer dinheiro emprestado.
Rodada de drinques
Seu amigo acabou de receber uma promoção no trabalho e convida todos a comemorar. Paga a primeira rodada de bebidas, só não se esqueça que talvez as próximas sejam por sua conta. Ou seja, seu amigo lhe colocou na parede.
Como lidar: esteja sempre preparado para uma segunda rodada de drinques. Estudantes sem dinheiro costumam cada um pagar pelas suas bebidas. Mas no mundo corporativo, às vezes, é comum um fazer a gentileza de pagar pelo outro. Para não ficar uma situação desagradável, pois você por estar sem grana naquele momento, simplesmente diga quando lhe oferecerem bebidas: "obrigado por sua generosidade. Gostaria de poder pagar, mas agora é impossível". Novamente a honestidade é a melhor saída.

Nenhum comentário: