4.07.2012

Nova técnica de transplante de cílios e sobrancelha já é mania nos EUA.

TRANSPLANTE DE CÍLIOS E SOBRANCELHA AJUDA A DISFARÇAR CICATRIZES

Transplante de cílios e sobrancelha ajuda a disfarçar cicatrizes


Pouco conhecida, a técnica de transplante em áreas fora do couro cabeludo, como os cílios, sobrancelha e barba, pode ser uma opção para quem deseja cobrir cicatrizes da face, marcas de queimadura, traumas causados por acidentes caseiros e automobilísticos e, ainda, falhas originadas por doenças endócrinas e dermatológicas.

Segundo Leila Bloch, médica dermatologista, cirurgiã capilar, diretora da Clínica Bloch, em São Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o interesse dos pacientes pela prática tem aumentado. “É comum a tentativa de técnicas como tatuagem ou micropigmentação das sobrancelhas. Mas, com o passar do tempo, acabam clareando ou ficando com um aspecto mais acinzentado, o que compromete o aspecto natural da face ”, disse.

Ainda de acordo com Leila Bloch, com essa técnica já é possível restaurar as sobrancelhas de maneira parcial ou completa. A especialista explica que para realizar o transplante, é preciso selecionar a área doadora em que os fios têm textura apropriada e semelhante à da sobrancelha e colocá-los na mesma orientação e formato da original.

O resultado do transplante de cílios, sobrancelha e barba pode ser visto seis meses após a técnica. A cirurgia é realizada com uma anestesia local acompanhada por uma leve sedação. O paciente tem alta no mesmo dia, podendo retornar às atividades profissionais e sociais.  “Como os fios preservam a memória da área de onde vieram, crescerão ao longo do tempo e, por isso, devem ser aparados com frequência”, disse a especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS).

O transplante de cílios é uma técnica de auto-transplante em que a ausencia de cílios nas pálpebras é tratada pelo do implante de fios do cabelo do próprio paciente. É utilizada para correçao das várias situaçoes em que há perda permanente dos cílios.

Motivaçao

Uma pessoa sem cílios tem uma aparência atrai a atenção causando desconforto, afetando a auto-estima, as relações profissionais e românticas. A cirurgia de reconstrução de cílios tem como finalidade melhorar a aparência e a auto-estima. Os cílios são responsáveis pela beleza e sensualidade do olhar sendo antecessores dos leques japoneses e espanhóis na arte do flerte. A ausência dos cílios torna os olhos mais vulneráveis às agressões, pois os cílios, sendo extremamente sensíveis à poeira e aos corpos estranhos, disparam os reflexos de fechamento das pálpebras poupando o globo ocular de traumatismos. A Ausência de cílios tem várias causas: Doenças dermatológicas tais como Alopecia Areata Tricotilomania – Mania de arrancar os próprios cabelos, sobrancelhas ou cílios de maneira recorrente. Doenças endócrinas, sobretudo da Tireóide. Por Hereditariedade – Aplasia Congênita Traumas de face por acidentes de automóvel, acidentes industriais, Complicações resultantes de tatuagens na borda ciliar. Complicações resultantes de infecção e retirada de tumores. Queimaduras químicas e térmicas, Tração pelo uso contínuo de cílios postiços; A remoção de tumores nas pálpebras, a radioterapia e a quimioterapia levam por vezes à retirada das raízes de cílios. A maioria dos médicos que se dedica ao Transplante de Cílios acredita que essa cirurgia deve se restringir os pacientes com falhas devidas a trauma e doenças e não para fins estéticos tais como aumento da densidade dos cílios normais.
Nos pacientes em que a ausência dos cílios é resultante de doença sistêmica, a causa deve ter sido tratada e o paciente deve estar totalmente curado há pelo menos dois anos Pacientes com Tricotilomania ou com histórico psiquiátrico prévio devem ter seu caso revisto como condição para a marcação da cirurgia. As doenças dermatológicas tais como Lúpus e Alopecia Areata devem ser revistas pelo dermatologista antes de se marcar a cirurgia. A psoríase não contra-indica a intervenção. Cicatrizes hipertróficas e quelóides são raros nessa localização anatômica ocorrendo mais em jovens. Apesar de hipertensão e diabetes não contra-indicarem a cirurgia, devem estar sob controle clínico. A moda de dietas bizarras com deficiência protéica pode levar à diminuição porcentual no resultado cirúrgico.

Tatuagens

Pacientes com a borda ciliar tatuada são bons candidatos à reconstrução. A tatuagem além de não interferir na integração do enxerto, dá um bom background causando uma impressão de maior volume.

Técnicas de Transplante de Cílios

A técnica cirúrgica consiste em transplantar enxertos vivos de folículos de cabelo do couro cabeludo do paciente para a pálpebra superior. Os cabelos transplantados continuarão crescendo na pálpebra; como o fazem no couro cabeludo, como os cabelos cresce com rapidez maior do que os cílios o paciente é obrigado a aparar esses novos cílios semanalmente. Muitas vezes é também necessário curvar os cílios diariamente com um aparelho especial ou mesmo fazer permanente desses fios. Temos então a explicação do porque dessa cirurgia não ser indicada para realçar os cílios normais: uma pessoa que tem cílios em quantidade normal não terá paciência para aparar, curvar ou fazer permanente para o resto de sua vida enquanto que alguém que não tem cílios encara essa obrigação com prazer.

Histórico

A história do Transplante de Cílios tem início há 90 anos quando o Dr. Franz Krusius, oftalmologista alemão, publica em 1914 a técnica para reconstrução colhendo raízes de cabelo com um pequeno punção e transplantando-as para a pálpebra com uma agulha por ele projetada. Uma técnica publicada pelo médico alemão Dr. Knapp em 1917 ainda é utilizada hoje em dia e consiste na inserção na borda da pálpebra de uma tira retirada da sobrancelha. Muitos trabalhos de técnicas de reconstrução de cílio foram publicados no Japão dos anos trinta aos anos cinqüenta, porém se perderam durante a Segunda Guerra Mundial ou mesmo devido às dificuldades de tradução Atualmente as técnicas utilizadas para reconstruir os cílios são: Enxertos de tira de sobrancelhas, Tiras lineares das costeletas, Enxertos pediculados de sobrancelhas, Uso de agulhas automatizadas como a técnica de Krusius, Em 1980 o médico americano Emmanuel Marritt publicou sua técnica para Transplante de raízes do couro cabeludo para as pálpebras. No mesmo ano o médico havaiano Robert Flowers descreveu sua técnica para reconstrução de cílios que é em uso hoje em versão revisada foi descrita pelo médico brasileiro Marcelo Gandelman, no livro Hair Transplantation, editada em Nova York pelo médico canadiano Dr. Walter Unger

Técnica atual de transplante de cílios

O transplante de cílio é executado sob anestesia local a qual pode ser acompanhada por leve sedação. É utilizada uma agulha cirúrgica passando pela borda da pálpebra trazendo um cabelo e seu folículo.
A Cirurgia de Transplante de Cílios dura de uma a três horas. Na média de vários autores, a cirurgia de enxerto de cílios tem uma eficiência de 30 a 50%.

Referências Gandelman M. , Epstein J., Hair transplantation to the eyebrow, eyelashes, and other parts of the body. Facial Plastic Surgery Clinics of North America, 12 (2004), p. 253-261

Transplante de sobrancelhas é uma técnica cirúrgica que visa a dar um tratamento estético as sobrancelhas de uma pessoa.
Uma pessoa calva tem a opção de permanecer calva e continua sendo considerado um ser humano normal e saudável. Por outro lado, uma pessoa sem sobrancelhas tem uma aparência não natural, atraindo a atenção e causando desconforto às outras pessoas. A ausência das sobrancelhas é uma característica humilhante que afeta a auto-estima e as relações profissionais e românticas. A cirurgia de Transplante de Sobrancelhas melhora a aparência e a auto-estima do paciente. Todos dizem que os olhos são o espelho da alma, traduzindo com suas expressões o estado de espírito da pessoa. Na realidade são as sobrancelhas que traduzem as expressões atribuídas aos olhos, tais como surpresa, raiva, espanto Quantas atrizes prejudicaram sua interpretação facial, incapazes de demonstrar as emoções devido à imobilidade de suas sobrancelhas. A ausência de sobrancelhas torna os olhos mais vulneráveis às agressões, pois as sobrancelhas evitam o escorrer do suor, chuva e demais líquidos para os olhos

Causas da perda de sobrancelhas

A perda das sobrancelhas (ou "madarose") pode ser causada, sobretudo, por doenças dermatológicas, mas também por patologias de outras etiologias.
São as mais comuns:
– Alopecia Areata Tricotilomania (mania de arrancar os próprios cabelos, sobrancelhas ou cílios de maneira recorrente, resultando em perda das sobrancelhas)
– Alopecia após infecção e cicatrização de canais de piercing
– Lifting com incisão na região supra-orbitária
– Doenças endócrinas, sobretudo da Tireóide
– Hereditariedade – Aplasia Congênita
– Trauma: Avulsão, queimaduras
– Complicações resultantes de tatuagens
– Complicações resultantes de infecção de piercings
– Retirada de tumores
– Irradiação
- Hanseníase

Histórico

KNAPP em 1917 desenvolveu a técnica de inserir uma tira de enxerto livre de sobrancelha ao longo da borda palpebral. FUJITA reconstruiu sobrancelhas em 1953 usando uma agulha de injeção.
Os métodos mais freqüentemente empregados para a reconstrução de sobrancelhas são: Retalhos livres ou pediculados do couro cabeludo Finas tiras retiradas da sobrancelha contralateral Enxertos de tufos Retalhos em ilha nutridos pela artéria temporal
Em 1995, no tratado Hair Transplantation editado em Nova Iorque pelo médico canadiano Walter Unger, o brasileiro Marcelo Gandelman publicou a técnica que modificou a maneira até então empregada para reconstrução estética de sobrancelhas e cílios. Esta técnica, hoje adotada mundialmente, consiste no transplante de Unidades Foliculares (raízes individuais) do próprio cabelo do paciente para a região das sobrancelhas ou dos cílios. As raízes de cabelo dão origem a fios que crescem naturalmente, porém devem ser aparados a intervalos regulares, pois o ciclo de crescimento do cabelo é maior do que das sobrancelhas e cílios. A cirurgia é indolor, sendo realizada sob anestesia local acompanhada por leve sedação. O paciente tem alta no mesmo dia e pode retornar para sua casa.

Consulta Inicial

O paciente deve sempre considerar toda cirurgia importante sempre informando o médico sobre seu passado clínico. Devemos nos assegurar que o fator que causou a perda das sobrancelhas já não existe. Pacientes com Tricotilomania ou com histórico psiquiátrico prévio devem ter seu caso revisto como condição para a marcação da cirurgia. As doenças dermatológicas tais como Lúpus e Alopecia Areata devem ser revistas pelo dermatologista antes de se marcar a cirurgia. A psoríase não contra-indica a intervenção. Cicatrizes hipertróficas e quelóides são raros nessa localização anatômica ocorrendo mais em jovens. Pacientes sujeitos à cicatrização exuberante ou que tenham histórico de cicatrizes queloidianas devem ser acompanhados de perto no pós-operatório. Apesar de hipertensão e diabetes não contra-indicarem a cirurgia, devem estar sob controle clínico. A moda de dietas bizarras com deficiência protéica pode levar à diminuição porcentual no resultado cirúrgico.

Tatuagens

Pacientes com sobrancelhas tatuadas são bons candidatos à reconstrução. A tatuagem além de não interferir na integração do enxerto, dá um bom background causando uma impressão de maior volume.

Fios de Nylon

Pacientes com implantes de fios de nylon nas sobrancelhas que procuram o transplante de sobrancelhas têm, na maioria das vezes, processo de infecção crônica e seqüelas cicatriciais. A conduta é providenciar a retirada de todos os fios de nylon restantes e aguardar a remissão do processo infeccioso para marcar a cirurgia.

Pós-operatório

O paciente deve aparar as sobrancelhas aproximadamente a cada duas semanas. Na realidade, ao invés de ser uma amolação para o paciente, todos tem o maior prazer em aparar suas sobrancelhas regularmente. Na média de vários autores, os enxertos de sobrancelhas têm uma sobrevivência de 90 a 100%.

Referencias

  • Fujita K. Reconstruction of eyebrows. La Lepro 1953;22:346
  • Gandelman M. Eyebrow and eyelash transplantation. In: Unger WP, editor. Hair transplantation. New York: Marcel Dekker; 1995. p. 294

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se acho essa cirurgia de sobrancelha e cílios aqui no Rio de Janeiro? Desde já agradeço.
Meu email dannizinharj.oliveira@gmail.com

Danny Costa

Anônimo disse...


21 3269 2589
21 2135 2013
21 4106 4163
contato@sobrancelhasperfeitas.com.br