12.22.2012

Artrose - Glucosamina junto com condroitina para combater as dores provocadas pela artrite e artrose.

Glucosamina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Glucosamina
Alerta sobre risco à saúde
Alpha-D-glucosamine.svg Beta-D-glucosamine-3D-balls.png
D-Glucosamin.svg
Nome IUPAC (3R,4R,5S,6R)- 3-Amino-6- (hydroxymethyl)oxane-2,4,5-triol
Outros nomes 2-Amino-2-deoxy-D-glucose chitosamine
Identificadores
Número CAS 3416-24-8,
66-84-2 (hydrochloride)
PubChem 439213
MeSH Glucosamine
SMILES
Propriedades
Fórmula molecular C6H13NO5
Massa molar 179.17 g/mol
Ponto de fusão 150 °C, 423 K, 302 °F
Compostos relacionados
Amino-açúcares relacionados Galactosamina
Compostos relacionados Glucose (-NH2 trocado por -OH)
N-Acetilglicosamina
Quitosana (polímero)
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.
Glucosamina (C6H13NO5) é um aminossacarídeo e um importante precursor de síntese bioquímica de glicoproteínas e lípidos. A glucosamina faz parte da estrutura de alguns polissacáridos como a quitina e quitosano, que é parte estruturante do exoesqueleto dos crustáceos e outros artrópodes, a parede celular dos fungos e outros organismos superiores. A Glucosamina é um dos monossacarídeos, mais abundantes. É produzida comercialmente pela hidrólise do exo-esqueleto de alguns crustáceos, ou menos frequentemente pela fermentação de alguns grãos, como o milho ou a aveia.
De 30 a 40 milhões de brasileiros sofrem com artrite ou artrose. Grande parte deles vive com dores terríveis provocadas por dores devido ao desgaste das cartilagens das articulações: onde a cartilagem está desgastada ou degenerada, osso se atrita contra outro provocando fortes dores.
Durante muito tempo, os reumatologistas e ortopedistas receitavam analgésicos, alguns bastante fortes e com efeitos colaterais, para os pacientes suportarem as dores. Nos casos mais críticos era feita uma cirurgia para colocação de próteses.
Hoje esse quadro mudou com um crescente número de reumatologistas e ortopedistas recomendado o uso da glucosamina junto com condroitina para combater as dores provocadas pela artrite e artrose.
Entre os esportistas e fisiculturistas a glucosamina e a condroitina também vem ganhando mais e e mais adeptos.

Glucosamina

A glucosamina é uma substância natural feita de glicose e do aminoácido glutamina. É o principal bloco de construção  de muitos tecidos das articulações, mantendo sua integridade, tratando e prevenindo lesões e as dores da artrite e artrose. Não há alimentos ricos em glucosamina, as fontes comercialmente disponíveis, são extraídas das cascas de camarão,lagosta e caranguejo. Se você for alérgico a mariscos deve tomar muito cuidado com o uso da glucosamina
A glucosamina é capaz de inibir a deterioração da cartilagem, ligamentos e tendões. Após o uso da glucosamina via oral, os primeiros sintomas de melhora na artrite a artrose aparecem entre a segunda e terceira semana e a duração dos efeitos após o tratamento é de quatro semanas.
Outras utilidades apontadas pelo uso da glucosamina são:
  • melhora em alguns problemas digestivas;
  • melhora em alguns problemas circulatórios;
  • Falta e/ou decomposição do líquido sinovial.
  • Danos nos músculos, tecidos, ligamentos, tendões, vasos sanguíneos, e nervos das articulações.
  • Inflamação dos discos na coluna
  • Inflamação das articulações já velhas e para as dores no nervo ciático.
Somente após a consulta a um médico você deve tomar glucosamina : embora em poucos casos, existem relatos de efeitos colaterais com taquicardia, sonolência, enxaqueca, insônia, e diminuição da eficácia dos agente antidiabéticos. Como a glucosamina costuma ser obtida de mariscos pessoas a alérgicas a eles devem tomar um particular cuidado. Um médico terá condição de avaliar se é recomendável ou não a suplementação com glucosamina.
A glucosamina e condroitina, associadas a fisioterapia, vem melhorando muito a qualidade de vida de pessoas com artrite e artrose

Condroitina

Já o sulfato de condroitina é um dos principais componentes estruturais da cartilagem e provê grande parte de sua resistência e compressão. A maior parte do sulfato de condroitina é obtida de extratos de tecidos cartilaginosos de vacas e porcos, mas outras fontes como cartilagem de tubarões e pássaros também são usadas.

Tanto a glucosamina quanto a condroitina vem ganhando popularidade entre esportistas e fisiculturistas por que é bastante comum entre eles ocorrerem danos na cartilagem como resultado de anos de movimentos repetitivos e uso excessivo das juntas. Frequentemente estes danos resultam em dores nos ombros, tornozelos, cotovelos e joelhos. As principais vantagens do uso para eles são:
  • Fortalecimento dos tecidos da cartilagem, ligamentos e tendões, mantendo-os saudáveis e resistentes;
  • Regeneração de cartilagem danificada para reparar as funções da articulação e mobilidade, ajudando na recuperação de lesões.
Hoje são vendidos suplementos combinando a glucosamina com condroitina, aumentando o efeito. Tais suplementos são contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade a glucosamina ou a condroitina, ou ainda a qualquer outro componente da fórmula. Também é contra-indicado a grávidas, lactantes e pacientes com insuficiência renal severa.
Os suplementos contendo glucosamina e condroitina são bastante eficazes embora não sejam baratos. Antes de gastar dinheiro com eles, consulte seu médico para verificar se eles darão um retorno positivo no tratamento das dores das articulações, artrites e artroses.

Nenhum comentário: