12.17.2012

Jornada Mundial da Juventude

Rio pronto para expiar os pecados do mundo

Seiscentos confessionários móveis serão instalados na cidade durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho. Placas vão indicar o idioma falado em cada cabine

Rio -  Em julho do ano que vem, o Rio vai expiar os pecados do mundo. Pelo menos no que depender dos padres das mais diversas nacionalidades que estarão de prontidão nos 600 confessionários temporários que serão espalhados pela cidade para a Jornada Mundial da Juventude 2013. As confissões serão ouvidas em mais de 30 idiomas.

Serão 400 estruturas abertas — com opção para falar de frente para o líder religioso ou pela janelinha — montadas em locais de catequese e mais 200 divididos em quatro pontos do Rio. Um dos bairros já definidos é a Urca, que vai contar com 50 confessionários. Na última jornada, em Madri, foram ao todo 200, concebidos pelo arquiteto Ignacio Vicens. Até o Papa Bento 16 ouviu alguns jovens durante o evento.
Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Rosângela de Castro, do Méier, está animada em receber peregrinos para a Jornada: filhos vão dividir quartos, e ela dará café da manhã | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Por aqui, a agenda de Sua Santidade não foi confirmada, mas haverá sacerdotes de todos os países determinando penitências das 8h às 20h, de 23 a 28 de julho do ano que vem. Placas indicativas vão ajudar os fiéis a encontrar um confessionário que ‘fale a sua língua’.

Na Urca, os 50 ficarão na Feira Vocacional da JMJ Rio 2013, perto do Pão de Açúcar, nos dias 24 a 26 de julho. Vários estandes de vocação religiosa e de orientação para casais e solteiros ficarão abertos ao público. Haverá ainda oficinas e shows — ainda não definidos — até as 22h.

Enquanto isso, os cariocas já se preparam para receber os peregrinos de fora. No Méier, a família da enfermeira Rosângela Frazão de Castro, 48 anos, é voluntária para ajudar na JMJ Rio 2013 e já ofereceu sua casa para alojar fiéis estrangeiros. “Aqui somos 100% empolgação”, vibra Rosângela.

Os jovens que ficarem na casa de Rosa já têm quarto garantido. “Tenho dois cômodos aqui em casa. Se vierem meninas, vou deixar minha filha no quarto com as visitantes. Se forem garotos, meu filho é que vai dividir o quarto”, explicou Rosa, que se dispôs a receber dois viajantes. “Também vai ter café da manhã para eles”, garantiu.

Perdão para aborto só o Papa pode autorizar

O Rio de Janeiro espera uma decisão do Papa de conceder ou não permissão para que os sacerdotes que forem pegar a confissão dos peregrinos durante a JMJ Rio 2013 também possam perdoar o pecado de aborto. Geralmente, esse poder é reservado aos bispos e alguns sacerdotes especialmente designados para essa função.

Para a JMJ de Madri, no ano passado, o Santo Padre autorizou que sacerdotes concedessem perdão de pecados contra a vida. De acordo com a organização do evento no ano que vem, Bento 16 até agora não deu o aval.
Na última jornada, em Madri, confessionários projetados por Ignacio Vicens permitiam conversa cara a cara | Foto: Divulgação
Na última jornada, em Madri, confessionários projetados por Ignacio Vicens permitiam conversa cara a cara | Foto: Divulgação
Inscrições abertas para receber peregrinos em casa

Lugar coberto para dormir, café da manhã, jantar e banheiro para higiene. Isso e boa vontade são os requisitos para hospedar peregrinos em casa. A organização da JMJ Rio 2013 já começou a inscrever voluntários pelo seu site (www.rio2013.com\pt\hospedagem) ou nas paróquias. É preciso preencher cadastro de dados pessoais e indicar se fala algum outro idioma além do português.

A voluntária Rosângela Frazão de Castro, que frequenta a basílica Imaculado Coração de Maria, no Méier, há cerca de 10 anos, vai tentar um ‘portunhol’, mas seu filho de 18 anos fala inglês. “Se houver problemas de comunicação, o Google está aí para ajudar”, diz.

A distribuição dos peregrinos será feita por regiões linguísticas, e as casas serão verificadas antes de serem aprovadas como alojamento. O comitê de organização local oferecerá o almoço dos peregrinos. Porém, nos finais de semana a alimentação completa fica sob a responsabilidade da família acolhedora.

Além de casas de família, os cerca de 2 milhões de jovens que vêm ao Rio em julho ficarão em paróquias, escolas públicas e particulares, ginásios poliesportivos, casas de festas, centros comunitários. Segundo a organização, haverá trabalho específico para jovens com necessidades especiais.

Cariocas já se preparam para hospedar jovens missionários

No apartamento de três quartos em Botafogo, o casal Diego Lopes, 30, e Karla Engelke, 29, pais de dois filhos pequenos, planejam as mudanças na casa para acolher os visitantes. “No quarto que hoje é o escritório, vamos retirar a mesa para abrir espaço”, explicou Diego, que é auxiliar administrativo na Paróquia de São João Batista da Lagoa, em Botafogo, há três anos.

“Se for necessário, a gente acomoda até na sala. O que eles precisam é de um espaço para dormir, mas vamos oferecer café da manhã também”. O casal, que é atuante na paróquia, está engajado. “Tenho amigos que foram à JMJ de Madri (na Espanha) e nos contaram a experiência. Isso nos motivou a hospedar”.

A expectativa só aumenta com a proximidade do evento. “Estou ansiosa para ter essa experiência, com pessoas de outras nacionalidades aqui, compartilhando a mesma fé. Até as crianças estão entusiasmadas”, vibrou Karla, que tem o metrô pertinho de casa. “Vai ser fácil para eles se locomoverem”, promete. E a barreira do idioma não vai ser problema. “Eu falo inglês, mas a língua universal é o amor. Com o nosso jeitinho brasileiro e atenção, a gente consegue se relacionar”, acredita a pedagoga.

Nenhum comentário: