12.16.2012

A CEIA IDEAL PARA QUEM TEM PROBLEMA DE CORAÇÃO

A ceia ideal para quem tem problema de coração
Especialista diz tudo o que pode e o que não pode ter na sua ceia!

A alimentação é uma aliada no controle e na prevenção de diversas doenças. Por isso, para quem sofre de problemas cardiovasculares, por exemplo, o Natal pode se transformar em uma terrível preocupação. De acordo com especialistas, o segredo está em substituir alimentos calóricos por produtos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, que auxiliam na digestão e no controle de males como diabetes, hipertensão, colesterol, entre outros
"Podemos também ser criativos e cuidadosos na escolha e no preparo das ceias para torná-las saudáveis e menos calóricas, sem abrir mão do sabor característico. No prato principal é importante usar carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro e lombo acompanhado de cereais integrais como arroz com sete grãos, que tem grande valor nutritivo e é pouco calórico", esclarece o cardiologista e nutrólogo do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, Dr. Daniel Magnoni.
Segundo o nutrólogo do HCor, uma ceia saudável deve seguir algumas regras para que a mesma não se torne prejudicial à saúde. “O consumo excessivo de carne de porco, a ausência de fibras, o abuso de doces, carboidratos e ingestão desmedida de álcool são fatores capazes de inverter as expectativas de uma refeição saudável”, explica.
Confira abaixo algumas dicas para as ceias de fim de ano. Saiba como se preparar para as comemorações e evitar os abusos alimentares:
Antes da ceia:
• Faça pequenas e leves refeições durante o dia. Evite deixar de se alimentar, pois a ausência de líquidos e alimentos pode provocar fraqueza, tontura e mal-estar.
• Beba bastante líquido durante o dia;
• Não belisque os alimentos enquanto estiver preparando a ceia, assim você estará evitando as calorias extras e se sentirá vitoriosa por isso; Prepare-se com antecedência. Procure diminuir a ingestão de açúcar e adote uma alimentação light duas semanas antes das festas. Evite ao máximo as carnes vermelhas e os pães.
Na Ceia :
• Procure preencher o prato com um tipo de carne branca, a metade com saladas e o restante com acompanhamentos saudáveis. De sobremesa, escolha apenas um tipo. Opte por frutas que auxiliam na digestão, como é o caso do abacaxi.
• Entre todas as opções de carnes existentes para as comemorações de fim de ano, de preferência para as assadas e grelhadas. Se possível, retire a pele, pois ela é rica em gorduras e calorias;
• Evite os molhos à base de maionese, prefira os feitos com iogurte.
• Entre as opções de frutas natalinas prefira as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango), pois são menos calóricas;
Consumo de bebidas:
* Prefira ingerir sucos e água.
* Seja moderado nas bebidas alcoólicas. Brinde o Natal e o Ano Novo com uma taça de champanhe ou de vinho;
* Opte por suco de uva orgânico, vinho tinto orgânico (até dois cálices) ou vinho sem álcool. Substitua o refrigerante por sucos de frutas naturais, chás gelados e muita água;


Nenhum comentário: