RIO - Depois de receber um estudo da Geo-Rio, o prefeito Eduardo Paes bateu o martelo e decidiu que vai duplicar o Elevado do Joá. Serão construídos na encosta mais dois túneis e um novo elevado. O já existente vai ganhar uma ciclovia, voltada para o mar, e que também se estenderá pelos túneis. A obra custará R$ 489 milhões e, segundo o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, será executada em dois anos. O edital de licitação, diz o prefeito, será publicado em maio. Explosões para a abertura dos túneis, que passarão por baixo de mansões da região, vão ser feitas duas vezes ao dia
— Foram feitos estudos geológicos e o trabalho de detomação será monitorado. Não haverá riscos para as construções existentes na encosta — garante Pinto.
Com as duas novas vias e os dois novos túneis, paralelos aos já existentes, a capacidade viária de tráfego será duplicada, facilitando a ligação entre a Zona Sul da cidade e a Barra da Tijuca. As novas pistas terão extensão de cinco quilômetros, cada. O destaque do projeto é a construção de uma ciclovia contígua às faixas do elevado, com tamanho correspondente, ao lado do mar, privilegiando a vista e valorizando ainda mais o trajeto entre os bairros para os ciclistas, com potencial para se transformar em atraente ponto turístico e contribuindo para a ampliação da malha cicloviária da cidade.
Segundo Alexandre Pinto, não vai demorar para o projeto sair do papel. As obras começam ainda em 2013 e não vão atrapalhar o trânsito da região, já que não haverá necessidade de interditar as faixas já existentes.
O estudo para implantação das novas vias e túneis no Elevado do Joá foi apresentado pela Secretaria de Obras ao Comitê Olímpico Internacional (COI) como uma das soluções viárias durante as Olimpíadas de 2016, em agosto do ano passado.
Desde dezembro de 2012, o Elevado do Joá passa por intervenções para garantir sua estabilidade estrutural. Um relatório da Coppe, da UFRJ, mostrou que o viaduto apresentava corrosão em diversos pontos e que alguns dentes de Gerber, que têm função estrutural, estavam comprometidos. Para dar segurança maior aos usuários, a carga dos dentes de Gerber vai ser retirada com a instalação de vigas metálicas, que reforçarão pórticos já reformados. Além disso, a CET-Rio vetou totalmente a circulação de caminhões na via, todos os dias da semana, com previsão de duração de 12 meses. Outra alteração foi a redução da velocidade máxima permitida na via, que passou de 80 km/h para 60 km/h. Toda reforma do elevado do Joá está orçada em R$ 70 milhões.
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