6.26.2013

CORRIDA: O EXERCÌCIO ESTÁ LIBRERADO!

Corrida: o exercício está liberado!
Era uma vez o mito da corrida!

Caiu por terra o mito de que a corrida pode ser prejudicial às articulações. Se você é uma daquelas pessoas que usava esta desculpa para não tentar este tipo de atividade, pode ir tratando de arrumar outra, pois exercícios como este não causam a osteoartrite, segundo a publicação Journal of Anatomy.

O problema causado pela degeneração da cartilagem articular, na verdade, pode ser controlado através do exercício físico. Além disso, correr traz milhares de benefícios, já que ajuda na perda de peso e, com isso, evita a obesidade, que pode vir a sacrificar as juntas e articulações de todo o corpo.
Quem sofre deste mal não pode fazer atividades de impacto quando está na crise, mas deve fazer atividades mais leves até poder voltar a correr, diz o fisioterapeuta Fabio Fajardo.
“A pessoa que tem osteoartrite não pode correr enquanto estiver sentindo dor. Ela precisa fazer, primeiro, uma preparação física para fortalecer a musculatura, para depois poder praticar a corrida. O ideal é começar com a caminhada.” Explica.
O especialista esclarece, ainda, que correr não causa a doença: “A corrida não é a causadora da osteoartrite. Na verdade, todo mundo, ao envelhecer, vai sofrer com o desgaste das articulações. Contudo, não é a pratica desta atividade que vai determinar quem vai ter e quem não vai ter problemas como este. Isso no caso dos praticantes amadores. Os atletas de alto impacto é que, por terem um desgaste maior, estão mais propensos a este mal”.

VAI CORRER? NUTRICIONISTA FALA DOS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DO ESPORTE

Vai correr? Nutricionista fala dos cuidados necessários para a prática do esporte
Aproveite as dicas para manter o pique durante uma corrida.

Para curtir uma boa corrida ou caminhada é preciso ter atenção com a saúde e preparo físico nos dias que antecedem a prova. Hidratação e alimentação balanceada são fundamentais para a prática do esporte. 

De acordo com a nutricionista Lívia Nogueira, antes da corrida é importante que o participante mantenha uma alimentação à base de frutas ricas em potássio. “A banana, a manga, o abacate, o damasco, o figo e o tomate, são ótimas opções para evitar as câimbras.”. Segundo ela, também é essencial que os atletas bebam isotônicos para repor os líquidos e minerais perdidos durante a atividade.

Quando a corrida termina, a necessidade é outra. Neste caso a recomendação é manter uma alimentação rica em carboidratos e proteínas. “Os carboidratos ajudam a repor as energias perdidas durante o treino. Já a proteína ajuda a reparar as lesões causadas nos músculos”, assegura Lívia.

É preciso levar em conta que todo mundo que pretende realizar uma corrida, seja por hobby ou mesmo valendo premiação, deve estar com o preparo físico em dia. Não vá pensando que é só chegar e correr não. Praticar exercícios com regularidade e, de preferência, com o acompanhamento de um profissional de Educação Física é muito importante.

Hoje em dia, diversas academias disponibilizam programas de treinamento específicos para quem pretende fazer da corrida o seu esporte preferido. Os métodos funcionais, que trabalham separadamente as partes do corpo mais exigidas neste tipo de exercício, ajudam a manter a forma e a alcançar os objetivos mais rapidamente. Algumas usam até espaços na praia para aliar o preparo à diversão. Aproveite!

ANTES, DURANTE E DEPOIS DE UMA CORRIDA

Antes, durante e depois de uma corrida
Faça a sua corrida valer à pena! Confira dicas que vão te ajudar a entrar em forma e manter a sua saúde.

Tudo nesta vida tem início, meio e fim. E isso não poderia ser diferente quando o assunto é o exercício físico. A corrida, por exemplo, uma das grandes paixões dos brasileiros, precisa de uma preparação adequada, cuidados durante o treino e uma boa finalização para que se atinja o efeito desejado. Confira as dicas que vão te ajudar a turbinar esta atividade!

Antes da Corrida

- Consuma alimentos ricos em carboidratos e com baixo índice glicêmico. Eles são absorvidos lentamente pelo organismo, evitando, assim, a hipoglicemia (queda da taxa de glicose no sangue).

- 15 minutos antes, coma uma fruta. Banana, maçã e mamão são as melhores opções. Assim, você não correrá o risco de sentir fome durante o exercício.

- Quando for se vestir, opte por roupas de tecidos leves e confortáveis, e tênis apropriados para corrida.

Durante a Corrida

- Fique de olho na freqüência cardíaca. O melhor é fazer uma avaliação médica e junto a ele verificar qual a variação normal.

- Comece com caminhadas lentas e aumente o ritmo com o passar do tempo.

- O tempo da corrida vai depender da capacidade de cada um: O importante é não exagerar. O ideal é que se façam sessões de 30 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana.

- Para respirar corretamente durante o exercício, a dica é: Inspire duas vezes pelo nariz e solte o ar três vezes pela boca, de acordo com o ritmo da sua passada.

Depois da Corrida

- Alongar-se é fundamental! Além disso, beba água para hidratar o corpo e faça uma refeição leve para repor os nutrientes perdidos.

Nenhum comentário: