O Pilates foi chegando aos pouquinhos e, atualmente, é um
dos exercícios prediletos de muita gente, principalmente do público
feminino. Além de trazer muitos benefícios à saúde, essa prática deixa o
corpo bem durinho e torneado!
“O Pilates é considerado uma técnica alternativa porque ele não trabalha apenas o físico. A sua proposta é desafiar os limites do corpo. Enquanto a aluna fica focada nesse objetivo, ela acaba trabalhando a sua mente, ganhando mais concentração e esquecendo os problemas do dia-a-dia”, explica a Mestre em Ciências da Saúde e Professora de Pilates da Átrio Academia de Goiânia, Juliana Alves Carneiro,
Segundo Juliana, “Ele tem como principal meta melhorar a flexibilidade, dar força e aumentar o tono muscular. Como a mulher costuma ter mais gordura do que o homem, nessas aulas ela ganha massa magra e fica com o corpo mais firme”. Vale ressaltar que existem várias vertentes dessa técnica, e a Professora segue a do “Autêntico Pilates”.
A melhor notícia é que as regiões do corpo com as quais a mulher mais se preocupa, são as mais trabalhadas nessas aulas. “O Pilates é uma forma de reeducação postural. Ele trabalha com as musculaturas do centro do nosso corpo, ou seja, o abdome, a parte vertical lombar, os glúteos e a parte interior da coxa”, diz Juliana.
Uma das diferenças entre o Pilates e a musculação é exatamente essa. Enquanto a musculação trabalha um músculo de cada vez, o Pilates faz com que o corpo esteja envolvido por completo nos exercícios. “É uma forma de trabalhar harmonicamente todo o corpo”, explica a Professora, alertando que essa é uma atividade que pode ser feita por qualquer pessoa: “Não importa o sexo, a idade e, nem mesmo, se a mulher está grávida. Para cada grupo de pessoas existem exercícios próprios”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário