6.29.2013

COMO CONTROLAR A SUA GULA E TEMPEROS QUE AJUDAM A EMAGRECER

A temporada de frio abre o apetite e é cheia de delícias que fazem o ponteiro da balança disparar. Para não cair nessa cilada, descubra como controlar a gula e, de quebra, enxugar uns quilinhos

cha
Ao contrário do que se imagina, a estação invernal é um ótimo período para começar uma dieta. O frio ajuda o organismo a produzir mais calor e acelera o metabolismo para manter a temperatura do corpo. E esse processo ajuda na queima de calorias. Só não deixe que e o frio e as tentações da temporada sejam desculpas para os quilinhos extras. Para ajudar você a manter a silhueta fininha, a nutricionista do Emagrecentro, Vivian Goldbeger, dá as dicas.

1. Troque o açúcar refinado pelo mascavo, mel ou adoçante O açúcar branco, hipercalórico, sofre adições químicas de enxofre, cal puro e ácido fosfórico, uma mistura que ajuda a formar oxalato de cálcio, precursor do cálculo renal. Como contém 98% de sacarose, é um alimento muito energético, que acaba armazenado como gordura. Alguns estudos atribuem ao mal falado açúcar refinado males como enxaqueca, fadiga e irritabilidade.

2. Massa pode, mas com molho leve Não precisa tirar o macarrão da sua vida, esse prato que a gente ama tem quase as mesmas calorias do arroz. É só saber combinar a massa com o molho - sem passar (muito) das 450 calorias - que ela cabe perfeitamente na sua dieta. Prefira um molho simples de tomate ou à bolonhesa. Se usar molho branco utilize o leite desnatado no preparo. Quanto mais simples, menos calórico é o molho - mas não menos saboroso.

3. Salada quentinha O consumo de saladas no frio é bem menor, mas o grupo das verduras e legumes é essencial para o bom funcionamento do organismo. Você pode consumir esses alimentos cozidos, assados e grelhados. Uma boa opção são as sopas que levam os legumes na receita. Quentinhas e saborosas, vão muito bem nos dias de frio. Escolha verduras, legumes, temperos naturais, uma fonte de proteína (carne magra) e apenas uma de carboidrato (macarrão, arroz, mandioca, mandioquinha ou batata). Tome cuidado com os cremes, pois geralmente são acrescidos de creme de leite e queijos gordurosos, altamente calóricos. Para temperar sua sopa lance mão de ervas naturais, como manjericão, salsinha ou missô (pasta fermentada de soja). A aveia é outra amiga na hora de engrossar a receita deixa-la rica em nutrientes e fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

4. Doces com frutas Substitua os doces com creme de leite e leite condensado pelos mais simples, como por exemplo, à base de frutas. São mais leves e levam nutrientes fundamentais para a sua beleza. Veja as nossas sugestões de receitas leves e muito gostosas!


http://boaforma.abril.com.br/receitas-light/receitas-doces.shtml
Não resistiu às tentações? É possível comer bem sem deixar de saborear delícias do frio, como fondues, queijos e chocolates. O recomendado é manter o equilíbrio. Se um dia consumiu uma dessas guloseimas, no outro é importante dar preferência a alimentos saudáveis.

5. Fracione sua alimentação Faça de 5 a 6 refeições por dia, não pule nenhuma, e estabeleça horários. Assim não irá comer demais na próxima refeição e não sentirá fome durante o dia.

6. Adote alimentos ricos em fibras
As fibras proporcionam uma sensação maior de saciedade, por isso é interessante consumir nesta época em que sentimos mais fome, arroz integral, farelo de trigo, e aveia;

7. Controle o álcool O consumo de bebida alcoólica costuma se elevar durante o inverno, o que pode aumentar o valor das calorias e conseqüentemente o peso. Portanto moderação é fundamental. Não esqueça que cada grama de álcool fornece 7 calorias.

8. Não deixe de praticar exercícios
A atividade física é importante para o seu corpo o ano inteiro.

9. Água para sua fome A água pode ser uma grande amiga quando você quer despistar a vontade de comer. Às vezes, a falta de hidratação é entendida pelo nosso cérebro como fome e, aí, beber um copo de água pode hidratar o seu organismo e desaparecer com o desejo de comida. Você tem que beber de 2 a 3 litros de água diariamente, mesmo na temporada de frio. 


Temperos detox para emagrecer

Incorpore-os na sua dieta

Por Eliane Contreras
temperos detox
Se você tem o hábito de usar pimenta, canela, orégano, salsa, cúrcuma e gengibre no dia a dia, ótimo! Essas especiarias e ervas ajudam a eliminar as  toxinas, que, em excesso no organismo, aumentam a resistência à perda de peso. A nutricionista Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro, complementa a listinha de temperos detox: alecrim, mostarda (semente), louro, cravo e páprica. "Eles potencializam as enzimas do fígado - principal orgão responsável  pela eliminação das substâncias inimigas", explica Patrícia. E ainda deixam a comida mais saborosa, reduzindo a necessidade de sal. Isso também favorece a perda de peso!

6 maneiras de ativar o metabolismo

Conheça os alimentos termogênicos que devem fazer parte da sua dieta

cafe expresso

Conheça os alimentos termogênicos  e o que eles podem fazer pelo seu corpinho:

Café
Tem ação digestiva e diurética, combate a formação de gases e estimula o sistema nervoso central. A substância atinge níveis máximos de 15 a 45 minutos após a ingestão e permanece ativa no organismo de três a sete horas. Portanto, se não quiser passar a noite em claro, tome a última xícara do dia no lanche da tarde.

Gengibre
Também evita a flatulência e favorece a digestão. Mas nada de chupar bala de gengibre ou mastigar a raiz coberta de açúcar ou chocolate: as propriedades estão mais ativas na raiz fresca, que pode ser usada crua, ralada sobre a salada ou batida no liquidificador junto com o suco, refogada com legumes ou verduras ou como chá - basta ferver por três minutos um pedaço de 3 centímetros, coar e tomar em seguida.

Vinagre de maçã
Muito útil no tratamento da obesidade, ajuda na redução da circunferência abdominal. "Para potencializar esse efeito, você pode ingerir 1 ½ colher de sobremesa do vinagre dissolvido em 200 milímetros de água, duas vezes ao dia, pela manhã e antes do almoço", ensina a nutricionista Joyce Gusmão.

Chá verde
Diminui a absorção de açúcar no sangue, a compulsão a carboidratos e acelera o trânsito intestinal. "Para potencializar o efeito, tome uma xícara de cinco a dez minutos antes das refeições", fala Joyce.

Laranja
A parte branca que recobre os gomos é rica em pectina, um tipo de fibra que estimula o intestino e evita a absorção de parte da gordura ingerida na refeição.

Pimenta vermelha

Aumenta a temperatura do corpo e acelera a circulação e o metabolismo em cerca de 20%.

É óleo, mas emagrece

Os óleos funcionais estão em alta. Isso é ótimo! Consumidos na medida certa, dão uma boa força na perda de peso. Também protegem o coração e amenizam os sintomas da TPM, além de deixar a pele mais bonita!

Por Eliane Contreras
oleo

Por que ajuda a emagrecer?

Óleo é gordura. E gordura é megacalórica (tem 9 calorias em 1 grama). Portanto engorda, certo? Nem sempre! Os óleos funcionais, provenientes de sementes e de frutas oleaginosas (linhaça, gergelim, castanha-do-pará, macadâmia e amêndoa), facilitam a perda de peso. Mas, antes de achar que essa notícia é loucura, vamos aos dados científicos. Um estudo realizado pela Universidade de Navarra, na Espanha, mostrou que, por conter ômegas 3, 6 e 9, os óleos funcionais são anti-inflamatórios - ação que ajuda a regular os hormônios. Na prática, o que você sente: ciclo menstrual equilibrado, TPM mais suave, menos inchaço e menor propensão em acumular gordura na barriga (yes!).Outra vantagem é a gordura insaturada, considerada nobre e em evidência nesses óleos. "Esse tipo de gordura dá aos óleos o poder de promover uma faxina nas artérias, além de manter o colesterol ruim em baixa e o bom em alta", explica Lucyanna Kalluf, nutricionista e farmacêutica do Instituto de Prevenção Personalizada, em São Paulo. Conclusão: o coração também fica protegido.
E os óleos de milho, soja e canola? Assim como os de sementes e de frutas oleaginosas, eles são fonte de gordura boa e, portanto, ótimas opções para uso culinário. Mas atenção: não têm as mesmas propriedades terapêuticas. O óleo de coco é exceção. "É um óleo com ação termogênica, ou seja, capaz de acelerar a queima de gordura", diz Lucyanna.
Quer mais um motivo para apostar nesses produtos? Funcionam como um tratamento de beleza. Ricos em vitamina E, um poderoso antioxidante, combatem os radicais livres - inimigos da pele lisa e iluminada. Ok, você vai estranhar o preço. Eles custam até três vezes mais que um óleo comum. Mas pequenas doses já garantem os benefícios e dão um sabor acentuado na comida. Agora conheça melhor o perfil dos óleos funcionais e saiba a dose certa para obter o melhor de cada um deles.
Máximo de benefícios
Acertar na quantidade é regra básica para que você transforme os óleos funcionais em aliados da dieta. Mas há outro detalhe importante: nunca aquecê-los. "Prensados a frio, eles preservam as propriedades terapêuticas. Mas isso muda quando submetidos ao calor. As substâncias boas, por exemplo, viram acroleína - um componente tóxico com potencial cancerígeno", explica Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde, de São Paulo. Também procure adotar dois ou três tipos de óleo para alternar o uso semanalmente.
Em cápsula
Alguns óleos são considerados fitoterápicos, ou seja, funcionam como um medicamento natural. Por isso, são comercializados em cápsulas e vendidos em farmácias, como os óleos de prímula e borragem. São duas opções com ácido graxo essencial gama-linolênico (GLA), substância capaz de regular os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona, aliviando a dor de cabeça e a irritação típicas da TPM . "O GLA também tem ação adistringente, ajudando a eliminar as toxinas e reduzir o  inchaço", afirma a nutricionista Lucyanna. É contraindicado apenas para quem tem epilepsia. Mas,  por ser um fitoterápico, o ideal é que a recomendação de uso seja feita por um médico ou  nutricionista.
No mercado
Os óleos funcionais são facilmente encontrados em supermercados e lojas de produtos naturais:
Coco, Copra. Pote (200 ml),
Linhaça dourada, Lino Oil. Garrafinha (250 ml),
Gergelim, Pazze. Garrafinha (250 ml),
Girassol, Giroil. Garrafinha (250 ml),
Macadâmia, Pazze. Garrafinha (250 ml),
Castanha-do-pará, Vital Âtman. Garrafina (250 ml),
Amêndoa doce, Vital Âtman. Garrafinha (250 ml),

Nenhum comentário: