6.23.2013

Recomendações para o uso racional e seguro de medicamentos


- Todo medicamento deve ter um registro do Ministério da Saúde. Caso não tenha, deve ser levado ao serviço local de vigilância sanitária.
- Não utilize medicamentos vencidos, nem embalagens velhas.
- Cápsulas não devem ser abertas. Comprimidos não devem ser partidos, apenas se o médico recomendar.
- Obedecer sempre os horários para ingestão indicados pelo médico na receita. A bula também indica a quantidade, quantas vezes ao dia e por quanto tempo deve ser utilizado.
- Não tirar os medicamentos da caixa e sempre guardar as bulas.
- Os medicamentos devem ser guardados longe da luz, umidade e do calor. Respeitar a temperatura de armazenamento.
- Caso verifique algum efeito adverso, deixe de tomar e relate ao profissional que lhe recomendou. Se possível relate o efeito adverso a um serviço de Farmacovigilância.
- Não guardar medicamentos em casa e nem se automedicar são procedimentos fundamentais para evitar problemas. Não se deve manter uma farmacinha em casa.

O que pode acontecer se o paciente tomar medicamento sem prescrição médica
Antibióticos – resistência bacteriana, que pode tornar mais complicado outros tratamentos.
Vitamina C – distúrbios gastrointestinais, cálculo renal.
Vitamina A – distúrbios neurológicos, hipertensão craniana.
Analgésicos – lesão no estômago, sangramentos, hemorragias internas, em caso de dengue.


Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária 2008

Com o objetivo de informar e orientar a população sobre o uso correto e seguro de medicamentos, alertar sobre os problemas causados pela automedicação e difundir informações sobre medicamentos para profissionais de saúde, a Secretaria da Saúde do Estado lança nesta sexta-feira (21) a Campanha para Promoção do Uso Racional de Medicamentos, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, às 8h30min, com a participação dos coordenadores municipais de assistência farmacêutica e profissionais de saúde. Os secretários municipais de saúde assinarão o termo de adesão à campanha para desenvolver atividades educativas sobre o uso adequado e seguro de medicamentos em seus municípios.

Promovida pelo Centro de Estudos e Informação sobre Medicamentos (CEIMED), da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (COASF/SESA) e pelo Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM/UFC), a campanha tem caráter permanente e realizará abordagens dos temas relacionados ao uso racional de medicamentos em eventos que marcam as datas de mobilização, como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, em 28 de julho, Semana Mundial da Amamentação, de 1º a 7 de agosto, Dia Nacional de Luta por Medicamentos, em 8 de setembro, Dia Mundial de Diabetes, em 14 de novembro, e Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entende-se que há uso racional de medicamento quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas, em doses adequadas as suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. O uso racional é indicado por prescrição médica, segura, efetiva, a partir de um diagnóstico preciso, resultando em menor risco de aparecimento de efeitos adversos.

No Brasil, como na maioria dos países, os medicamentos se apresentam como o principal agente tóxico, respondendo por aproximadamente 28% dos casos de intoxicação humana registrados anualmente pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (SINITOX). Em 2010, o SINITOX registrou 27.710 casos de intoxicação por medicamentos, 26,85% de todas as formas de intoxicação pro agentes tóxicos, com a confirmação de 73 óbitos, 16,59% do total. No mesmo ano, no Ceará foram registrados 321 casos e um óbito. Alguns sintomas de intoxicação medicamentosa incluem mudança brusca de comportamento, vômitos, diarreia, sudorese, sedação, tonteiras, palpitação e aumento excessivo da salivação.

Para esclarecer dúvidas da população, CEIMED foi instituído com a finalidade de promover o uso racional de medicamentos, disseminar informações técnico-científicas, desenvolver ações educativas para profissionais de saúde e comunidade e realizar atividades de ensino e pesquisa em serviços. O CEIMED está instalado na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (COASF), localizada na Avenida Washington Soares, 7605, Messejana e atende das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, ou pelo telefone (85) 3101.2188, e ainda, pelo endereço eletrônico ceimed@saude.ce.gov.br .

Orientações sobre o uso adequado de medicamentos também podem ser obtidas no Centro de Informações de Medicamentos, da Universidade Federal do Ceará (CIM/UFC) pelos telefones (85) 3366.8293 e 3366.8276 e pelo endereço eletrônico cimufc@ufc.br .




Nenhum comentário: