Emagrecimento
Segundo nova pesquisa, pesar-se com frequência, especialmente todas as quartas-feiras, aumenta as chances de perder peso
Balança: Pesar-se todas as quartas-feiras pode ser um hábito aliado da dieta
(Thinkstock/VEJA)
Em um trabalho prévio, esses mesmos pesquisadores comprovaram que pessoas que estão de dieta tendem a perder mais peso ao longo da semana e recuperar alguns quilos no sábado e domingo. Por isso, ao se pesarem na sexta-feira ou na segunda-feira, por exemplo, podem ter a falsa impressão de que estão abaixo ou acima do peso real, o que pode interferir na continuação da dieta.
A nova pesquisa foi feita na Universidade de Tecnologia Tempere, na Finlândia, e publicada recentemente no periódico Plos One. O estudo avaliou 40 adultos obesos que estavam fazendo parte de um programa de emagrecimento. Ao longo de um ano, a equipe registrou todas as vezes em que essas pessoas se pesaram e analisou as variações de peso de cada uma.
Os pesquisadores, então, concluíram que as maiores chances de emagrecer ocorreram entre aqueles que se pesaram toda a semana, principalmente às quartas-feiras. Por outro lado, pesar-se com uma frequência menor do que essa aumentou o risco de essas pessoas engordarem.
Os autores assumem que pesar-se com frequência pode desmotivar algumas pessoas ou prejudicar a autoestima delas, uma vez que o processo de emagrecimento pode ser mais lento do que o esperado. No entanto, esse aspecto não foi analisado pelo estudo, que apenas procurou por uma relação entre o hábito e as chances de perder peso.
Leia também:
Dietas da moda só emagrecem a curto prazo, diz estudo
Emagrecer rapidamente não prejudica manutenção do peso, diz estudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário