6.28.2015

Avenida Paulista, de bicicleta: rolê na inauguração da nova ciclovia

Passeio de bike mostra, em primeira pessoa, como foi a abertura da ciclovia.

Via foi totalmente interditada para o tráfego de veículos por sete horas.

Fábio TitoDo G1, em São Paulo

O G1 acompanhou de perto a inauguração da mais nova e muito aguardada ciclovia de São Paulo neste domingo (28), na Avenida Paulista, região central da cidade. Em um vídeo acelerado (veja acima), é possível acompanhar em primeira pessoa o trajeto da ciclovia no canteiro central, desde a Praça do Ciclista até a Praça Oswaldo Cruz, no sentido Paraíso.
A reportagem percorreu ainda o trecho da Praça Oswaldo Cruz até o Viaduto Santa Generosa, sobre a Avenida 23 de Maio, que segue em obras e será entregue em breve. No fim do trajeto, no cruzamento da Avenida Bernardino de Campos (continuação da Paulista) com a Rua Abílio Soares, cruzamos por acaso com o prefeito Fernando Haddad (PT), que ia de bike com a filha até a cerimônia de inauguração da ciclovia.
Festa e protesto
Milhares de ciclistas tomaram a Avenida Paulista neste domingo, aproveitando que o tráfego de carros foi proibido em praticamente toda sua extensão para a abertura oficial.
A inauguração foi marcada por festa dos ciclistas, protesto contra o prefeito de São Pauloe tinta azul jogada na pista exclusiva de bicicletas. A avenida ficou interditada por quase sete horas para os passeios de bike.
'Símbolo de qualidade de vida'
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse, durante a cerimônia de inauguração, que a ciclovia é um "símbolo de qualidade de vida". Ele justificou o fechamento da Avenida Paulista para o evento dizendo que o espaço "é público".
Ao ser questionado sobre fechamento na Paulista todos os domingos, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, respondeu que isso ainda está em estudo. “A intenção da ciclovia é abrir a Avenida Paulista para todo mundo, não só para carros, mas também para pedestres e veículos não motorizados”, falou o secretário.
Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, participa da inauguração de ciclovia (Foto: Caio Kenji/G1)Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, participa da inauguração de ciclovia (Foto: Caio Kenji/G1)
Estrutura e trajeto
Com 2,7 km de extensão e construída no canteiro central, a pista exclusiva está entre a Praça Oswaldo Cruz e a Avenida Angélica. A ciclovia tem quatro metros de largura e fica a uma altura de 18 cm em relação às faixas de rolamento ao seu lado.
Devido ao alargamento do canteiro central, as faixas das duas pistas, tanto no sentido Consolação quanto no sentido Brigadeiro, precisaram ser reajustadas e diminuíram a largura de 3 metros para 2,8 metros. Já a faixa de ônibus, à direita da pista, perdeu 20 centímetros, passando de 3,5 metros para 3,3 metros.
Funcionários da Prefeitura pintam trecho da ciclovia da Avenida Paulista no cruzamento com a Alameda Campinas, na região centro-sul de São Paulo. O trecho da ciclovia na avenida deve ser inaugurada no domingo (28) (Foto: Gabriel Soares/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Funcionários da Prefeitura pintam trecho da ciclovia
antes da inauguração (Foto: Gabriel Soares/Brazil
Photo Press/Estadão Conteúdo)
A obra, que durou quase cerca de seis meses, custou R$ 12,2 milhões aos cofres públicos, no trecho entre as avenidas Paulista e Bernardino de Campos, incluindo a instalação de dutos para a passagem de fibra ótica sob a pista. Diferentemente da maioria das ciclovias, que são pintadas com tinta vermelha, a da Paulista é feita com concreto pigmentado com coloração.
Apesar da inauguração da ciclovia, a ciclofaixa de lazer da Avenida Paulista, que funciona aos domingos e feriados, não será desativada. “Eu acho melhor deixar segregado (ciclofaixa de lazer). Se tiver muita gente, acaba um transtorno danado. A ideia é manter a ciclofaixa de lazer e o pedestre fica ao lado”, disse o secretário de Transportes.
A construção de ciclovias é uma das principais marcas da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), que pretende entregar 400 km de vias exclusivas para ciclistas até o fim deste ano. Atualmente, a cidade possui 298,6 km de ciclovias, sendo 238,3 km somente da gestão do prefeito Haddad. Com as inaugurações deste domingo, São Paulo tem 307,4 km de ciclovias.
Triciclo passa pela Avenida Paulista durante inauguração da nova ciclovia (Foto: Caio Kenji / G1)Triciclo passa pela Avenida Paulista durante inauguração da nova ciclovia (Foto: Caio Kenji / G1)
Movimento intenso na ciclovia da Avenida Paulista neste domingo (Foto: Caio Kenji/G1)Movimento intenso na ciclovia da Avenida Paulista neste domingo (Foto: Caio Kenji/G1)
Garrafa com tinta azul jogada na ciclovia da Avenida Paulista no dia da inauguração (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)Garrafa com tinta azul jogada na ciclovia da Avenida Paulista no dia da inauguração (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: