7.01.2015

Raúl Castro envia carta para Barack Obama


Presidente afirmou que assumiu decisão de restabelecer relações

Agência ANSA
 O presidente cubano, Raúl Castro, escreveu uma carta nesta quarta-feira (01) para seu homólogo norte-americano, Barack Obama, em que confirma a reabertura da embaixada em Washington.
    Segundo o documento, Castro "assumiu a decisão" de restabelecer as relações diplomáticas "animado pela intenção recíproca de desenvolver relações respeitosas e de cooperação entre nossos povos e governos". Ainda na carta, o mandatário confirmou que a data para a reabertura será o dia 20 de julho. Mais cedo, Obama também havia enviado o documento para Castro para mostrar seu desejo de reabrir a representação diplomática.
    O anúncio desta quarta é o resultado de seis meses de intensas negociações sobre o tema, que restabelecem as relações em nível de embaixadas - rompidas desde 1961. É também fruto da solicitação de Obama ao Congresso de retirar a ilha da lista de "financiadores do terrorismo". Desde 17 de dezembro do ano passado, quando anunciaram em pronunciamento conjunto que iriam normalizar as relações diplomáticas, Obama e Castro vêm retirando diversas barreiras que existiam entre as nações.
    Porém, dois pontos cruciais do restabelecimento completo ainda estão pendentes: o fim do embargo econômico à ilha, que precisa passar pela aprovação Congresso norte-americano, e o fechamento da base naval de Guantánamo. (ANSA)

Nenhum comentário: