3.07.2016

Ex-presidente Lula aciona a Justiça contra matéria de revista semanal

Veja chegou a dizer em sua matéria principal que “chegou a vez dele.

R7
Lula entrou com processo na Justiça contra reportagem de revista Reprodução
O ex-presidente Lula entrou nesta quarta-feira (29) com um pedido de reparação de danos morais contra os responsáveis pela matéria de capa da revista Veja desta semana onde é dito que “chegou a vez dele”. A reportagem aponta para uma suposta delação premiada de José Adelmário Pinheiro, da OAS, que teria envolvido Lula no esquema investigado na Lava Jato.
Não há negociação de delação premiada do empreiteiro com o MPF (Ministério Público Federal), segundo os advogados do empreiteiro. A versão da revista também teria sido desmentida pelos defensores de Adelmário.
Leia mais notícias de Brasil no Portal R7
Em nota, o Instituto Lula declarou que a revista “mente, faz acusações infundadas e sem provas, apresenta ilações como se fossem fatos, atribui falas e atos, não tem fontes e busca atacar, de todas as formas, a honra e a imagem do ex-presidente Lula”.
Veja abaixo a íntegra da nota do Instituto Lula:
“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou nesta quarta-feira (29) com ação judicial por reparação de danos morais contra os responsáveis pela matéria de capa da revista VEJA desta semana.
São alvos da ação Robson Bonin, Adriano Ceolin e Daniel Pereira, que assinam as reportagens de capa da edição 2.436, que chegou às bancas em 25 de julho passado, além do diretor de redação Eurípedes Alcântara.
“O texto é repugnante, pela forma como foi escrito e pela absoluta ausência de elementos que possam lhe dar suporte”, destacam os advogados de Lula na ação. A peça reafirma também que, de acordo com jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, “a liberdade de comunicação e de imprensa pressupõe a necessidade de o jornalista e/ou o veículo pautar-se pela verdade”.
A reportagem repete práticas comuns a VEJA: mente, faz acusações infundadas e sem provas, apresenta ilações como se fossem fatos, atribui falas e atos, não tem fontes e busca atacar, de todas as formas, a honra e a imagem do ex-presidente Lula.”

Nenhum comentário: