4.06.2017

Alimentos que sabotam sua dieta


Comida que engorda, cardápio e alimentação pouco recomendável para emagrecer.
Existem alguns tipos de alimentos que são pouco calóricos, no entanto, se mal combinados em uma dieta podem trazer um efeito “devastador” aos resultados tão desejados na balança. A ideia inicial que temos de uma dieta é a de eliminar todos os alimentos que engordam: pães, massas, frituras (os carboidratos são importantes fontes de energia). Mas será que só eliminando alimentos você vai obter o resultado que deseja? Reduzir (não eliminar) açúcares e gorduras, no entanto, priorizar frutas, legumes e alimentos mais nutritivos é um dos grandes segredos do sucesso.

O ideal não é eliminar o que gostamos de comer mas fazer a combinação ideal para que nosso corpo possa aproveitar de forma saudável todos os alimentos. Uma mudança nos hábitos alimentares é um fator fundamental para o sucesso de qualquer dieta, boas escolhas são responsáveis por bons resultados.

Comida que engorda
Entre os amantes da “dieta por conta própria” há os que optam por excluir uma refeição (almoço ou jantar) no intuito de perder peso mais rapidamente ou substitui-la por shakes, barrinhas de cereal, etc. Claro que a curto prazo resultados são obtidos porém sempre há o risco de que todo seu esforço se torne em vão. Há muitos casos que bastam simples ajustes, que cedo apresentam diferenças em seu corpo.

No entanto, há os sabotadores de dietas, inimigos invisíveis. Fazemos exercícios, dieta apropriada e mudança de hábitos, seguimos tudo conforme planejado, mas o que fazer quando a balança “emperra”? Abaixo segue uma listinha de alimentos que podem estar sabotando a sua dieta e emperrando a balança. Confira!

Aguas de Sabor

Beber agua é essencial, quer você esteja fazendo dieta ou não. Para a perda de peso a água ajuda a reduzir a fome, tem 0 calorias e faz os rins e intestino funcionar melhor. Atualmente já existem as “Águas de Sabor”, nas versões morando, limão e maçã. No entanto, estas águas contem aditivos, adoçantes e algumas vem com açúcar. Não deve ser consumida em grande quantidade para que não se torne outra ”inimiga” de sua balança.

Granola

A granola é uma mistura de frutas secas, grãos (fibra de trigo, aveia e flocos de arroz) castanha-de-caju, amendoim e castanha-do-pará. Além de ter vitamina A, B, C, proteínas e ferro a granola ajuda o intestino a funcionar melhor. Por ser calórica (cada 100 g contém 421 calorias) não é recomendada para quem está muito acima do peso. O ideal é investir na versão diet da mistura, mas prefira comer sempre no café da manhã.

Soja

Originário da China e do Japão a soja é um grão rico em proteínas e em calorias também. Precisa ser usada com discernimento, pode ser substituída por carne branca. Não é muito recomendada para quem está de dieta.

Frutas

Até na hora de comer frutas um controle se faz necessário. Elas devem ser consumidas como complemento para equilibrar a dieta, são fontes de energia, e fornecem sensação de saciedade. No entanto fruta em excesso pode ser prejudicial a sua dieta. Segue abaixo uma listinha que pode te ajudar:

- Frutas com menos calorias: acerola, mamão, melão morando e melancia.

- Frutas com valor intermediário de calorias: ameixa, figo, kiwi, laranja, manga, maçã, pera, pêssego, abacaxi, caju, graviola e tangerina.

- Frutas com mais calorias: banana, caqui, maracujá, goiaba, uva e abacate. Uma especial atenção deve ser dada ao açaí, é uma fruta de alto valor calórico (248 calorias por cada 100 gramas) e rica em carboidratos. Muito difundida entre os praticantes de esportes, deve ser consumido de preferencia pura e sem os habituais complementos.

Barras de Cereais

Alimento prático que pode ser levado na bolsa para qualquer lugar, daí o perigo! As famosas barrinhas de cereais em suas variações (fibrosas, diet, light) são deliciosas, mas contem conservantes e corantes. Embora melhorem o funcionamento do sistema digestivo podem ser substituídas por frutas. No entanto para lanches intermediários e de “emergência” são apreciadas, mas atenção: consumir com moderação e jamais substituir uma refeição por uma barrinha.

Refrigerante

Já não é novidade que tomar refrigerante não é nada saudável. Estudos científicos mostram que tomar refrigerante aumenta o risco de ataque cardíaco, osteoporose, diabetes (devido ao açúcar) e aumento de peso. Eles dificultam a digestão e também causam retenção de líquido. Ou seja, melhor mesmo é não tomar.

Chocolate Diet

Normalmente indicado para os que possuem restrições quanto ao consumo de açúcar. No entanto, você precisa saber que a versão diet possui maior quantidade de gordura o que o torna mais calórico. Por isso se você não tem que restringir o açúcar, prefira a versão tradicional do chocolate.

Cafezinho

Um delicioso e cheiroso cafezinho para evitar comer doces? O que parece ser a saída ideal pode ser um desastre se o cafezinho for adoçado com açúcar. Cada colher de sopa de açúcar contém mais ou menos 80 kcal e se você tomar muito cafezinho durante o dia resultará em calorias extras.

Frozen Iogurte

No geral são apenas sobremesas a base de leite quase todos tem zero gordura e pouco açúcar. Sozinhos são uma maravilha. O problema acontece quando resolvemos adicionar complementos calóricos como caldas de sabores variados, biscoitos, etc. Prefira a versão mais natural possível.

Nenhum comentário: