4.03.2017

Explosão em metrô de São Petersburgo deixa mortos e feridos



Explosões no metrô de São Petersburgo, segunda maior cidade da Rússia, nesta segunda-feira (3) deixaram pelo menos 10 mortos e mais 50 feridos, incluindo crianças. De acordo com a imprensa do país, a explosão ocorreu no interior de um dos vagões de um trem na linha azul do transporte da cidade na estação de Sennaya Ploshchad. 
As explosões foram causadas por bombas, informa a Interfax, que fala em explosivos artesanais com cerca de 200 ou 300 gramas de TNT.
Fotos e vídeos feitos no local mostram a estação tomada pela fumaça e um vagão totalmente destruído. Muitas pessoas aparecem feridas no chão. 
Ainda não há informações se a ação foi um ataque terrorista.O governo decidiu fechar todas as estações da rede metroviária de São Petersburgo, informou a agência de notícias TASS.

Fotos e vídeos mostram estação tomada por fumaça e vagão totalmente destruído
Fotos e vídeos mostram estação tomada por fumaça e vagão totalmente destruído
Policiais, bombeiros e ambulâncias estão no local. "Preliminarmente, há uma fumaça muito forte. Especialistas em proteção contra a fumaça já foram chamados. A fonte da fumaça está sendo investigada", disse uma profissional do Ministério de Emergências russo à Sputnik.
Com informações da agência 'Ansa Brasil'

View image on Twitter
RT en Español

Dez pessoas morreram e 50 pessoas ficaram feridas em explosões no sistema de metrô de São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia, na manhã desta segunda-feira (3). Os serviços de emergência informaram à Reuters que os passageiros foram atingidos em duas composições, em duas estações. A estação Sennaya Ploshchad foi uma das atingidas.
O presidente russo, Vladmir Putin, afirmou que o governo está considerando todas as possíveis causas das explosões no sistema de metrô de São Petersburgo, incluindo terrorismo. "Eu já falei com o chefe de nossos serviços especiais, eles estão trabalhando para determinar a causa [das explosões]", disse Putin. Veja fotos do metrô após as explosões.
"As causas não são claras, é muito cedo. Vamos analisar todas as possíveis causas, o terrorismo e o crime comum", acrescentou, segundo a Reuters. O presidente russo está na cidade, que é considerada capital cultura do país, e tinha participado de um encontro com o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko. Putin tinha feito um pronunciamento mais cedo.
Policiais isolam área próxima ao metrô de São Petersburgo, na Rússia (Foto: Ruslan Shamukov/AFP) Policiais isolam área próxima ao metrô de São Petersburgo, na Rússia (Foto: Ruslan Shamukov/AFP)
Policiais isolam área próxima ao metrô de São Petersburgo, na Rússia (Foto: Ruslan Shamukov/AFP)
Um artefato teria provocado a explosão por volta das 15h (no horário local), segundo a CNN. Aparentemente, uma explosão ocorreu entre duas estações antes da partida de um dos trens metropolitanos, o que causou uma grande nuvem de fumaça e forçou a retirada de um grande número de passageiros, informou a agência Efe.
Imagens divulgadas pela rede americana mostram muita fumaça e correria. Imagens de pessoas feridas caídas na plataforma foram divulgadas nas redes sociais. Todas as estações do Metrô de São Petersburgo foram fechadas. Dezessete ambulâncias foram para a estação Sennaya Ploshchad.
 

Nenhum comentário: