12.04.2017

10 truques para dominar o Facebook de uma vez por todas

10 truques para dominar o Facebook de uma vez por todas
O Facebook é a rede social mais popular do mundo e já agrupa mais de 1 bilhão de usuários. Cheia de recursos e personalizações, nem sempre é possível tirar proveito de todo o potencial que a comunidade oferece. Para te ajudar nessa tarefa, o 33Giga listou dez dos recursos mais úteis, interessantes e divertidos que você precisa conhecer para melhorar a sua experiência na rede de Mark Zuckerberg. Confira a seguir:
Salvar perfil
Tem medo de perder o conteúdo do seu Facebook? A solução para esse medo é usar o recurso que permite baixar todas as fotos, vídeos, bate-papos, mensagens, publicações, curtidas e comentários para o seu computador. Para isso, vá até as Configurações e, na área Geral, role a página até o fim e clique em Baixe uma cópia dos seus dados no Facebook. Depois, é só confirmar com o seu login e esperar o download terminar.

Amigo de confiança
Para reforçar a segurança e garantir o acesso do usuário ao seu perfil na rede social, o Facebook tem um recurso que permite que você defina de três a cinco amigos de confiança. Dessa forma, sempre que você tiver dificuldades para entrar no Face, essas pessoas terão acesso a códigos de segurança especiais e únicos. Aí é só chamar um deles no WhatsApp, pegar a sequencia numérica e fazer seu login normalmente. Neste tutorial você entende mais a respeito do recurso.

Poucos amigos
Se você cansou de ter a sua aba de solicitações de amizade cheia de pessoas desconhecidas, esconder o botão de amizade para elas pode ser uma boa opção. Como assim? O Facebook permite que você oculte o botão Fazer Amizade para as pessoas que não têm vínculo com quem você já conhece (e tem adicionado ao seu perfil). Assim, só quem realmente está – direta ao indiretamente – no seu círculo de amigos poderá te adicionar. O 33Giga te explica como fazer aqui.

Encerrar sessão
Esqueceu a sua conta do Facebook logada em um computador público? Fique tranquilo, pois é possível desconectá-la de forma remota. Para isso, basta ir até o seu aplicativo do Facebook e entrar na área Configurações da conta (dentro das três listrar no menu principal). Entre em Segurança e na opção Onde você se conectou. Ai, é só analisar todas as localizações nas quais você está conectado e tocar no X ao lado daquelas que deseja se desconectar. Clique aqui e descubra detalhes de como fazer.

Desafogue a memória
Nos dispositivos Android, o Facebook permite a navegação em links externos sem a necessidade de abrir o navegador do celular. Contudo, isso pode acabar por sobrecarregar a memória do aparelho. Para resolver esse problema, o Face dá ao usuário a opção de limpar seus dados de navegação. O passo a passo é rápido: vá até os três riscos do menu superior, entre em Configurações de aplicativos e depois confirme em Apagar os dados de navegação do telefone.

Fundo colorido
Verdadeira febre no Face, as postagens coloridas tem dado um toque diferentão no feed de notícia dos usuários. Não tem segredo, para postar com fundo colorido, basta clicar no campo O que você está pensando? e na opção Cor de fundo. Agora é só escolher a cor, escrever o texto e publicar! Veja o passo a passo com imagens aqui.

Quem te viu
O Facebook Stories é o Snapchat de Mark Zuckerberg. O recurso permite que os usuários publiquem fotos e vídeos para que seus amigos vejam por um período de 24 horas antes que o conteúdo desapareça. Durante esse período, você pode checar quem já viu as suas publicações diretamente em cada uma delas. A função marca as visualizações em tempo real no pé da foto ou vídeo, e para ver quem compõe essa lista, basta clicar sobre a contagem e conferir os nomes.

Dupla autenticação
Muitos sites e redes sociais já têm usado a autenticação dupla para proteger seus usuários, e o Facebook não fica de fora. Quando ativado, toda vez que houver uma tentativa de acesso à sua conta em dispositivos desconhecidos, a rede social solicitará uma confirmação de  identidade com um código especial enviado para você por telefone – como é mostrado neste tutorial. Dessa forma, além de aumentar a segurança, você vai saber quando pessoas não autorizadas estão tentando acessar a sua conta no Face.

Leia depois
É tanta coisa que passa pelo feed de notícias do Facebook que nem sempre há tempo de assistir ou ler tudo. A solução para essa questão, contudo, está a poucos cliques com a função Salvar link. Na prática, ela junta todas as publicações salvas em uma área específica do Facebook (a “Salvos”, que fica barra lateral do lado esquerdo) para que você visualize essas publicações quando (e sempre que) desejar. Saiba mais detalhes nesta matéria do 33Giga.

Denuncie
Sempre que você ver uma publicação desagradável, preconceituosa ou criminosa, você pode (e deve) denunciar para que o Facebook tome as providências cabíveis. Para fazer a denúncia, clique na seta para baixo presente em todas as postagens. Depois, clique em Denunciar publicação. Informe ao Facebook os motivos do alerta e envie. Nesta matéria você pode saber mais detalhes sobre as denúncias no Face e em outras redes sociais.

Leia mais: Facebook: o grupo some se o administrador original sair?
Conheça 5 recursos para usar no Facebook Messenger
Dica: app une Facebook e Messenger em um só aplicativo

Nenhum comentário: