PESQUISA MOSTRA COMO GANHAR QUATRO ANOS DE VIDA A PARTIR DOS 50 ANOS
06/03/2009
Exercícios intensos aumentam expectativa de vida, assim como moderados. Estudo feito na Suécia acompanhou pacientes durante duas décadas.
Praticar exercícios de forma intensa tem o mesmo impacto obtido com a cessação do tabagismo sobre a mortalidade.
Esse foi o principal achado de um estudo que avaliou o impacto dos exercícios sobre homens acima dos 50 anos.
A pesquisa foi realizada na Suécia e será publicada na edição do próximo domingo (8) da revista "British Medical Journal".
Foram mais de 2.200 homens com idade acima dos 50 anos, acompanhados por mais de 20 anos, período durante o qual foram registrados o padrão de atividades físicas e a mortalidade no grupo estudado.
As atividade físicas foram classificadas de leves a intensas de acordo com a frequência e intensidade. Para estar no grupo de atividades intensas os participantes precisavam relatar: atividade esportiva competitiva ou treinamento esportivo, atividades recreativas esportivas ou trabalhos externos, como jardinagem intensa, pelo menos três vezes por semana.
Esse grupo apresentou uma redução de mortalidade de 32% quando comparado ao grupo que não praticava exercícios. Mesmo quem praticava atividades de forma moderada também tinha redução da mortalidade, só que dessa vez de 22%. A avaliação do ganho em anos de vida foi obtida ao se aplicar o efeito de redução da mortalidade sobre a expectativa de vida daquele grupo.
Os pesquisadores chamam a atenção para um detalhe importante. Os benefícios do exercícios só aparecem após 10 anos de atividade física. Como se pode ver o segredo está em se manter fisicamente ativo sempre, seu corpo e sua saúde agradecem. Que tal aproveitar seu final de semana para começar ou retomar as atividades?
Fonte: G1 globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário