3.10.2009

Miomas ou fibromiomas uterinos





O MIOMA

Mioma é um tumor benigno do útero que consiste num enovelamento das fibras musculares formando "bolas" no útero. Os miomas, também chamados de fibromas ou leiomiomas, são formações nodulares que se desenvolvem na parede muscular do útero. Um mioma é um tumor que se desenvolve à custa das fibras ou do músculo uterino, sendo habitualmente benigno. Causado, como qualquer outro tumor, por uma proliferação celular anormal que foge ao controlo.

QUEM ATINGE?

Os miomas uterinos são muito freqüentes, mas na maioria da vezes, são muito pequenos e não causam qualquer problema. Entre 20 e 40% das mulheres após os 35 anos tem miomas de tamanho considerável. As pacientes que não engravidaram até esta idade estão mais propensas a desenvolver miomas.
QUE SINTOMAS PODE CAUSAR?
Os sintomas dependem muito da localização e do tamanho do mioma. Dependendo da sua localização, tamanho e quantidade podem ocasionar problemas em algumas mulheres, incluindo dor e sangramentos intensos chamados de menorragias, ou seja, períodos menstruais abundantes, não só em número de dias, como em quantidade de sangue perdido Tipicamente, os sintomas melhoram após a menopausa, quando o nível de hormônios femininos diminui na circulação sangüínea. Entretanto, mulheres que nesta fase utilizam reposição hormonal os sintomas podem continuar a manifestarem-se. O tamanho dos miomas pode variar desde pequeno a grandes formações que simulam uma gravidez de 5 ou 6 meses. Resumindo, os sintomas mais frequentes são:

- Períodos menstruais intensos e prolongados além de sangramentos mensais atípicos, por vezes com coágulos. Com freqüência, isto pode levar a anemia.

- Dor pélvica.

- Pressão pélvica ou sensação de peso.

- Dor nas costas ou pernas.

- Dor nas relações sexuais.

- Sensação de pressão na bexiga com vontade constante de urinar

- Pressão no intestino que leva a constipação ou distensão.

- Crescimento anormal do abdomen inferior.

COMO SÃO DIAGNOSTICADOS?

Os miomas são geralmente diagnosticados durante um exame ginecológico. Seu médico irá realizar um exame pélvico para sentir se o seu útero está aumentado. A presença do mioma é confirmado com um ultra-som de abdome. Também pode ser utilizado a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética para confirmar o diagnóstico. Ultra-som, tomografia e ressonância são estudos radiológicos não invasivos e absolutamente indolores.

QUE TIPOS DE MIOMA EXISTEM?

Dependendo da sua localização na parede do útero os miomas agrupam-se em três tipos:

1- os "subserosos" que se localizam na porção mais externa do útero e geralmente crescem para fora. Este tipo de mioma geralmente não afeta o fluxo menstrual, porém, pode tornar-se desconfortável pelo seu tamanho e pressão sobre outros órgãos da pélvis.

2- os "intramurais" que crescem no interior da parede uterina e se expandem fazendo com que o útero aumente seu tamanho acima do normal e deformando as paredes uterinas. São os miomas mais comuns e geralmente provocam um intenso fluxo menstrual, dor pélvica ou sensação de peso.

3- os "submucosos" que se localizam mais profundamente, bem abaixo da capa que reveste a cavidade uterina. São os miomas menos comuns mas provocam intensos e prolongados períodos menstruais.

COMO É TRATADO?

O tratamento depende das circunstâncias específicas de cada mulher: a idade e a necessidade de conservar ou não o útero. Tratando-se de uma mulher jovem que não tem filhos e que pretende manter a sua capacidade reprodutora, é óbvio que lhe é recomendada a miomectomia, com conservação do próprio útero. Se se trata de uma mulher com uma vida familiar constituída, na pré-menopausa, a melhor solução poderá passar pela histerectomia, cirurgia em que lhe é retirado o útero.
PODEM CAUSAR INFERTLIDADE?

Conforme o local em que se instalam, os miomas podem fazer parte do quadro de infertilidade. Os submucosos, por exemplo, podem ser causa de abortamento de repetição. Mas nem sempre a mulher com mioma uterino precisa de tratamento para engravidar. Às vezes, eles são tão pequenos que não atrapalham absolutamente em nada e não provocam sintomas. São revelados geralmente pela ultra-sonografia e demandam o que se chama de tratamento expectante, isto é, o que se limita a observar a evolução do quadro.
Para mais curiosos ficam uns links: miomas.

Nenhum comentário: