3.11.2009

Morales mastiga folha de coca na ONU ao defender planta


Morales mastiga folha de coca na ONU ao defender planta


11 de março de 2009

Com uma folha de coca na mão, que depois mastigou, o presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu nesta quarta à ONU, em Viena, que retire a planta da lista de entorpecentes proibidos pelas convenções internacionais.

"Isto é uma folha de coca, não é cocaína. Não é possível que esteja na lista de entorpecentes da ONU", declarou Morales com a planta na mão, arrancando aplausos de várias delegações.

"A mastigação é isto. Não faz mal a ninguém. Não é porque mastigo que sou viciado em drogas. Se for assim, (Antonio María) Costa (responsável da ONU para a luta antidrogas e presente na sala) deveria me levar preso", acrescentou Morales, que voltou a ser aplaudido pelos participantes de uma reunião da Comissão de Narcóticos (CDN, na sigla em inglês) da organização.

"Eu sou produtor desta folha de coca. Não é porque sou produtor que sou narcotraficante", acrescentou Morales, pedindo à legislação internacional que se adéque a uma nova realidade.

"Esta folha de coca é medicina para os povos. Não é prejudicial para a saúde humana em seu estado natural", frisou.

"Venho com muito respeito pedir que corrijam um erro histórico", disse Morales, ao criticar o fato de a folha de coca ter sido incluída no Convenção de Entorpecentes da ONU de 1961.

Durante a reunião, o presidente boliviano relatou sua experiência pessoal como usuário da folha de coca para provar aos presentes que a planta não causa danos nem dependência.

"Consumi intensamente folha de coca durante dez anos, quando trabalhava na agricultura, e não me sinto desnutrido. E tenho 50 anos", declarou.

O chefe de Estado também disse que o consumo de folha de coca já era comum três mil anos antes de Cristo e que não é possível eliminar uma prática tão antiga.

Morales argumentou que proibir a folha de coca "constitui um atentado contra os direitos dos povos indígenas", que a planta não tem efeitos negativos e que, "como presidente", não pode "pedir algo que faça dano à humanidade".

Além disso, o presidente e líder cocaleiro reafirmou que lutará "de maneira frontal contra a cocaína, o narcotráfico e as drogas".

EFE - Agência EFE

Nenhum comentário: