É a economia, estúpido!
quarta , 23/6/2010
Lançada por um marqueteiro de Bill Clinton durante a campanha eleitoral que em 1992 interrompeu um longo reinado republicano na Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, a frase que dá o título à esta nota é uma perfeita descrição do ambiente da sucessão presidencial brasileira.
Às vezes é bom lembrar o óbvio.
Qual a origem do crescimento de Dilma Rousseff?
A popularidade de Lula.
Qual a razão da popularidade de Lula? O crescimento da classe média, a melhoria na distribuição de renda, a melhoria no emprego. Qual a razão para a ampliação da classe média, a melhoria no emprego e na distribuição de renda? O crescimento da economia.
Nem vou entrar aqui num debate cansativo e fútil sobre quem deveria faturar mais pela boa saúde econômica do país. Os fatos estão aí e as pesquisas deixam claro quem a população considera que respondeu melhor por seu bem-estar.
O importante numa eleição é notar que a economia é parte da realidade objetiva e não pode ser modificada nos meses de duração de uma campanha. Se uma recessão é o inferno nas ambições de todo candidato situacionista, as fases de crescimento são seu paraíso. Isso porque nenhum marqueteiro precisa dizer ao cidadão comum o que acontece no seu bolso e na carteira de trabalho, na hora em que pedem um crédito no banco e no momeno em que trocam de automóvel.
Acho até que por essa razão há vários levantamentos Dilma superava José Serra no voto espontâneo, aquele em que o eleitor declara seu candidato sem que lhe seja apresentada uma lisa de concorrentes para escolher.
Essa situação é que trabalha a favor da candidata Dilma Rousseff e transforma José Serra num concorrente com a difícil missão de tirar votos de eleitores que estão felizes com a vida que levam, a ponto de destinar ao presidente Lula um novo recorde de aprovação popular.
Num esforço para evitar tiros no próprio pé, Serra iniciou a campanha com uma estratégia cautelosa, de quem evita críticas diretas e infrutífera a Lula, concentrando seus ataques em Dilma.
A eleição está praticamente resolvida — mas a pesquisa mostra que uma grande parcela dos eleitores que está contente com a vida que leva já identificou a candidata que pode levar seu voto. Esse o principal valor dos 40% de intenções de voto conguidos por Dilma."
Comentário:
Estupidos e a aconomia, é a economia estupidos.
Realmente maravilhoso titulo para definir o que esta acontecendo nestas eleiçoes que virao em breve.
Gente nao existe argumentos que conteste a realidade, nao existe discurso que conteste os fatos de um discurso que ja se concretizou,e nao sera um discurso que nao se concretizou que ira convercer o eleitor de agora.
Sera simplismente a economia?
Nota: O presidente Lula supera TODOS indicadores do governo FHC . E por esta razão tem a maior aprovação (85%)que um presidente já teve em final de governo.
E a Dilma é a continuação de sua politica e em time que está ganhando .......
Revista Época
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