6.26.2010

Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares ceifaram 869724 vidas nos EUA em 2004 (36,3% de todas as mortes). O total de 148000 pessoas foi de amerivanos abaixo de 65 anos. De acordo com estimativas para o ano seguinte da American Heart Association, 80700000 de cidadãos dos EUA sofrem de uma ou mais formas de doenças cardiovasculares.
1) Pressão sanguínea alta – 73 milhões
A pressão alta provoca um esforço redobrado nas paredes arteriais, o que, ao longo do tempo, danifica as artérias, tornando-as mais vulneráveis à formação de placas associada à arteroesclerose.
2) Doença Cardíaca Coronariana (causada pela arteroesclerose, o estreitamento das artérias coronárias devido a agregados gordurosos de placas que bloqueiam o fluxo de sangue ao músculo cardíaco, deixando dessa forma, o coração desprovido de oxigênio. É a causa maior de dores no peito e/ou ataques cardíacos) – 16 milhões
Enfarte do miocárdio (ataques cardíacos agudos ocorrem quando um entupimento ou espasmo bloqueia uma artéria coronária já estreita , restringindo o oxigênio a uma parte do músculo cardíaco resultando num mal permanente) - 8,1 milhões
Angina Pectoris (dor no peito ou desconforto causado por suprimento reduzido de sangue ao músculo cardíaco) - 9,1 milhões
Estima-se que 1,2 milhões de norte-americanos terão um novo ou recorrente ataque cardíaco este ano, e cerca de 31 mil morrerão como resultado.
3) Derrame (ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro é bloqueado ou estoura) - 5,8 milhões Sem o sangue e o oxigênio levado por ele, parte do cérebro começa a morrer e a parte do corpo controlada pela área danificada não funcionará apropriadamente.
Danos ao cérebro podem começar com um derrame que dure minutos.
4) Insuficiência cardíaca (o coração não bombeia tão bem quanto deveria) - 5,3 milhões
Por ano, cerca de 550mil pessoas são diagnosticadas com insuficiência cardíaca.
É a causa principal de hospitalização em pessoas acima de 65 anos.
5) Arritmia (ritmo anormal do coração) – mais de 850mil norte-americanos são hospitalizados com arritmia todos os anos. Pode ser provocado por inúmeros fatores incluindo:
Doença cardíaca coronariana
Desequilíbrio eletrolítico no sangue (como o sódio ou o potássio)
Alterações no músculo cardíaco
Machucados originados de um ataque cardíaco
Processo de recuperação pós-cirurgia cardíaca
6) Aneurisma da aorta (inchaço em uma parte da aorta, que pode chegar a estourar, casando um sangramento grave, que mata dentro de minutos) – cerca de 176mil norte-americanos são afetados anualmente, sendo a causa de 15 mil mortes por ano.
Problemas médicos como pressão alta e arterosclerose, enfraquecendo as paredes da artéria bem como o desgaste que ocorre com o envelhecimento podem resultar em um inchaço externo da parede da aorta.
O fluxo mais lento do sangue na área inchada pode ensejar a formação de entupimentos. Se uma interrupção do sangue ocorrer na área do peito, ela pode mudar-se para o cérebro, provocando um derrame. Se acontecer na área da barriga, pode bloquear o fluxo de sangue para essa área do corpo ou para as pernas.
Fatores de RiscoNo ano de 2006, estimava-se que 51% dos homens e 40% das mulheres com 50 anos de idade nos EUA poderiam desenvolver alguma doença cardiovascular durante a vida. Os principais determinantes de risco são:
Fumar – O risco de os fumantes desenvolverem doença coronariana é de 2 a 4 vezes maior do que o do não-fumantes. Fumar cigarros também age com outros fatores de risco para a doença cardíaca coronariana.
Colesterol Alto – Na mesma medida em que o colesterol no sangue aumenta, aumenta o risco de doença cardíaca coronariana. Quando outros fatores de risco se fazem presentes (como pressão arterial alta e tabagismo), essa possibilidade é ainda maior. O nível de colesterol de uma pessoa é definido também pela idade, sexo, fatores hereditários e dieta.
Pressão Sanguínea Alta -- A pressão arterial alta sobrecarrega o coração, levando esse órgão a espessar e tornar-se mais rígido. Também amplia o risco a derrame, ataque cardíaco, insuficiência renal e no coração. Ao coexistir com obesidade, fumo, níveis elevados de colesterol no sangue ou diabete, a pressão alta aumenta em muitas vezes o risco de ataque cardíaco e derrame.
Sedentarismo – Um estilo de vida inativo é um fator de risco para a doença cardíaca coronariana. A atividade física regular e de moderada a vigorosa ajuda a prevenir doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos. Quanto maior o esforço utilizado na atividade, tanto maiores os benefícios. Contudo, mesmo as atividades de intensidade moderada só auxiliam se realizadas regularmente e a longo prazo.
A atividade física pode ajudar no controle do colesterol no sangue, do diabete e da obesidade, bem como prestar um auxílio na manutenção de uma pressão arterial mais baixa.

Obesidade / Excesso de Peso – Pessoas com gordura no corpo em excesso (principalmente se concentrada na cintura) têm uma maior predisposição a desenvolverem doença cardíaca e derrame mesmo que inexistam outros fatores de risco.
Excesso de peso sobrecarrega o coração. Isso também eleva a pressão arterial, os níveis de colesterol e os triglicerídeos, além de abaixar os do colesterol LDL ("bom") Também aumenta a predisposição ao diabete. Mesmo perdendo tão pouco quanto 4,5 kg, é possível reduzir o risco de doença cardíaca.
Diabetes Mellitus – O diabete aumenta seriamente o risco de desenvolver doença cardíaca. Mesmo se os níveis de glicose (açúcar no sangue) estiverem sob controle, o diabete aumenta o risco de doença cardíaca e derrame. Os riscos são ainda maiores se o açúcar no sangue não estiver bem controlado. Quase 67% dos homens e 57% das mulheres que sofrem de diabete aos 50 anos, terão doenças cardiovasculares por volta dos 75. Aproximadamente 75% dos diabéticos morrem de alguma forma de doença cardíaca ou dos vasos sanguíneos. Se você é diabético, é extremamente importante um trabalho conjunto com seu médico para geri-la e controlar outros fatores de risco que você possa controlar.
Estresse – A resposta individual ao estresse pode ser um fator que contribua ao desenvolvimento de doenças. Alguns cientistas observaram uma relação entre risco a uma doença cardíaca coronariana e estresse na vida de uma pessoa, seu comportamento diante da saúde e situação socioeconômica. Tais fatores podem afetar os de risco. Por exemplo, alguém estressado tende a comer demais, fumar demais e aumentar o consumo de álcool.
Álcool – Beber muito pode aumentar a pressão arterial, provocar insuficiência cardíaca e levar ao derrame. Ele consegue contribuir para o alto nível de triglicerídeos, câncer e outras doenças, além de produzir batimentos cardíacos irregulares. Contribui na obesidade, alcoolismo, suicídio, além de causar acidentes. Contudo, o risco de doenças cardíacas em pessoas que bebem quantidades moderadas de álcool (média de um drinque para as mulheres e de dois para os homens diariamente) é menor do que em abstêmios. Define-se um drinque como tendo 50ml de bebidas com teor alcoólico de 40% (por exemplo,bourbon, uísque, vodca, gim, etc.), 30ml de bebidas com teor de 40%, 110ml de vinho e de cerveja. Não é recomendável que abstêmios comecem a beber e nem que bebedores aumentem a quantidade tomada para reduzir o risco de doença cardiovascular.
Se você atingir os 50 anos sem nenhum dos fatores de risco acima, o risco de doença cardiovascular é de apenas 5% para homens e 8% para mulheres. Existe uma boa chance de você viver até os 90.
Se, entretanto, aos 50 anos você tiver um ou mais fatores de risco, então a possibilidade de ter uma doença cardiovascular salta para 69% para os homens e 50% para as mulheres. A taxa de sobrevivência média para homens e mulheres com dois fatores de risco é uma década de vida menor do que para aqueles que não têm nenhum.
SintomasOs seguintes sintomas são indicativos de diversas doenças cardiovasculares:
"Pés gelados" ou um dedo do pé dolorido e preto ou azul – Aneurisma Abdominal da Aorta
Sensação pulsante no abdômen -- Aneurisma Abdominal da Aorta
Dor nas costas – Aneurisma Torácico da Aorta
Sangue na urina – Pressão alta
Tosse ou falta de ar -- Aneurisma Torácico da Aorta
Tosse com catarro branco – Insuficiência cardíaca
Dor no peito latejante ou profunda - Aneurisma Torácico da Aorta
Dificuldade ou dor ao engolir - Aneurisma Torácico da Aorta
Desconforto nos ombros, braços, pescoço, garganta, maxilares ou nas costas - Angina
Desconforto que irradia para as costas, maxilares, garganta ou braços – Ataque cardíaco
Sensação de desconforto, peso, pressão, queimação, fastio, aperto ou dor no peito (pode ser confundida por engano com indigestão ou azia) -- Angina, ataque cardíaco, arritmias, insuficiência cardíaca, pressão alta
Queda repentina na pressão arterial -- Aneurisma da Aorta
Batimentos acelerados – Ataque cardíaco
Fadiga ou confusão – Pressão alta, derrame
Febre ou perda de peso -- Aneurisma Torácico ou Abdominal da Aorta
Pigarro -- Aneurisma Torácico da Aorta
Formigamento, fraqueza ou paralisia facial, nos braços ,nas pernas, geralmente num lado do corpo – derrame
Dor no peito, no abdômen ou na região de baixo das costas,possivelmente se espalhando para virilha, nádegas ou pernas -- Aneurisma Torácico ou Abdominal da Aorta
Palpitações (batimentos irregulares do coração, batimentos faltantes ou sensação de queimação no peito, ou a sensação de que o coração está falhando) -- ataque cardíaco, arritmias, pressão alta
Peso no peito-- arritmias
Ganho rápido de peso (por exemplo, 1 ou 2 kg em um só dia) – Insuficiência cardíaca
Dor grave de cabeça – Pressão arterial alta, derrame
Falta de ar ao deitar de barriga para cima na cama – Insuficiência cardíaca
Fala enrolada ou pastosa -- Derrame
Dor repentina e severa -- Aneurisma explosivo da aorta
Suores, nausea, vômitos ou tonturas – Ataque cardíaco, Insuficiência cardíaca
Inchaço nos tornozelos, nas pernas e no abdômen – Insuficiência cardíaca
Problemas para caminhar, tontura, desequilíbrio e descoordenação motora -- Derrame
Problemas de visão – pressão alta, derrame
Fraqueza, tontura, ansiedade, falta de ar – Ataque cardíaco, Arritmias, Insuficiência cardíaca, Pressão alta
Os sintomas relacionados à pressão arterial alta são para casos extremamente altos. Em geral, a pressão alta não tem sintomas.

Fonte: Cardiofy

Saiba Mais:
Condições médicas que são fatores de risco para doenças cardiovasculares
Níveis altos de colesterol ruim no sangueO colesterol é uma substância produzida pelo fígado ou consumida em certos alimentos. Colesterol é necessário ao organismo e o fígado produz quantidades necessárias para as necessidades do corpo. O colesterol é geralmente classificado como "bom" ou "ruim". Alto nível de colesterol HDL, o considerado bom, é benéfico e dá alguma proteção contra doenças cardíacas. Já altos níveis de LDL, o colesterol ruim, pode ocasionar doenças cardiovasculares. O perfil de lipoproteínas pode ser feito medindo as diferentes formas de colesterol, assim como triglicérides (outro tipo de gordura) no sangue. Quando há muito colesterol LDL no corpo -- devido à dieta e taxa na qual o colesterol é processado -- ele pode ser depositado nas artérias. Isso pode ocasionar o estreitamento das artérias, doença cardiovascular e outras complicações.
Pressão altaA pressão sanguínea alta é outro importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Essa é uma condição na qual a pressão do sangue nas artérias é muito alta. Geralmente não há sintomas para sinalizar a pressão alta. Abaixar a pressão ao fazer mudanças no estilo de vida ou por medicação pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares e ataque cardíaco.Diabetes Mellitus
A diabetes também eleva o risco da pessoa ter doença cardiovascular. Com diabetes o corpo ou não consegue produzir insulina suficiente, ou não consegue usar a insulina que produz como deveria, ou ambos. Isso ocasiona o acúmulo de açúcares no sangue. Em torno de 3/4 das pessoas com diabetes morrem em decorrência de alguma forma de doença cardiovascular. Para pessoas com diabetes, é importante trabalhar com o médico formas de ajudar a administrar e controlar os fatores de risco.

Fatores de estilo de vida como risco para doenças cardiovascularesFumoO fumo eleva o risco de doenças cardiovasculares. Fumar cigarros promove arteriosclerose e eleva os níveis de fatores coagulantes do sangue, como fibrinogênio. A nicotina eleva a pressão sanguínea e o monóxido de carbono reduz a quantidade de oxigênio que o sangue pode transportar. Exposição prolongada à fumaça do fumo de outras pessoas também pode elevar o risco de doenças cardiovasculares em não-fumantes.
DietaVários aspectos dos padrões de dieta têm sido relacionados a doenças cardiovasculares e condições relacionadas. Esses aspectos da dieta incluem ingestão alta de gordura saturada e colesterol, o que eleva o colesterol no sangue e promove arteriosclerose. Muito sal ou sódio na dieta pode ocasionar elevação na pressão sanguínea.
SedentarismoO sedentarismo está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Sedentarismo também pode ter impacto em outros fatores de risco, como obesidade, pressão alta, triglicérides altos, baixos níveis do (bom) colesterol HDL, e diabetes. Atividade física regular pode melhorar esses fatores de risco.
ObesidadeA obesidade está relacionada a altos níveis do colesterol (ruim) LDL e triglicérides, baixos níveis do colesterol (bom) HDL, pressão alta e diabetes.
ÁlcoolO consumo excessivo de álcool ocasionar elevação na pressão sanguínea e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Ingerir muito álcool também eleva o nível de triglicérides, o que contribui para arteriosclerose.
Fatores hereditários de risco para doenças cardiovascularesDoenças cardiovasculares podem ser hereditárias. Fatores genéticos provavelmente desempenham algum papel na pressão alta, doença cardíaca e outras condições vasculares. Entretanto, é provável que pessoas com o histórico familiar de doenças cardiovasculares também compartilhem o mesmo ambiente e fatores de risco.
Prevenção de doenças cardiovascularesA princípio todas as pessoas podem tomar medidas de prevenção para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como:
Controlar o colesterol no sangueNível alto de colesterol no sangue é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Prevenir e tratar o colesterol alto inclue ter uma dieta com pouca gordura saturada e colesterol e com muitas fibras, manter um peso saudável, e praticar exercícios físicos regularmente. Todos os adultos devem testar os níveis de colesterol pelo menos a cada 5 anos. Se os níveis de colesterol forem muito altos, o médico pode receitar remédios para diminuí-los.
Prevenir e controlar a pressão altaEstilo de vida saudável, como ter uma dieta saudável, praticar atividade física regularmente, não fumar, e ter um peso saudável ajudam a ter um nível de pressão sanguínea normal. Adultos devem ter a pressão checada regularmente. Se a pressão sanguínea for alta, a pessoa deve ver com seu médico como tratar e trazê-la a níveis normais. A pressão alta geralmente pode ser controlada com mudanças no estilo de vida e medicamentos quando necessários.
Prevenir e controlar o diabetesPessoas com diabetes têm risco maior de doenças cardiovasculares, porém podem diminuí-lo. Também pode-se diminuir o risco para diabetes em primeiro lugar, através da perda de peso e atividade física regular.Não fumarO fumo eleva o risco de pressão alta, doenças cardiovasculares e derrame. Nunca fumar é uma das melhores coisas que a pessoa pode fazer para diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Largar o cigarro também ajudará a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. O risco de pessoa ter ataque cardíaco diminui logo depois de parar de fumar. O médico pode ajudar a pessoa a parar de fumar.Moderar a ingestão de álcoolO consumo excessivo de álcool eleva o risco de pressão alta, ataque cardíaco e derrame. Pessoas que bebem devem fazer isso com moderação e responsabilidade.
Manter um peso saudávelO peso saudável em adultos é geralmente indicado pela altura e peso usando-se o índice de massa corporal (IMC), que é obtido pela fórmula: IMC = peso / (altura)2. Assim, uma pessoa com 1,80m e 85 kg tem um IMC de 26,23 ( 85 / (1,8)2). Um adulto com IMC de 30 para cima é considerado obeso. Pessoas com IMC entre 25 e 29,9 estão com sobrepeso. O peso normal é representado pelo IMC entre 18 e 24,9. Dieta apropriada e atividade física regular podem ajudar a manter um peso saudável.Praticar atividade física regularmenteAdultos devem praticar atividades físicas de intensidade moderada pelo menos por 30 minutos na maioria dos dias da semana.Ter uma dieta saudávelJuntamente com peso saudável e atividade física regular, uma dieta de modo geral saudável pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea e colesterol, assim como prevenir obesidade, diabetes, doença cardíaca e derrame. Ter uma dieta saudável inclui comer muitas frutas e vegetais frescos, diminuir a ingestão de sal e sódio, e comer menos gordura saturada e colesterol.

Nenhum comentário: