6.21.2010

Cuidado com promessas e dietas milagrosas

Internet na ajuda pelo emagrecimento
Cada vez mais, sites, blogs e comunidades ajudam na perda dos quilos a mais. Mas cuidado com as dietas ‘milagrosas’ e procure orientação profissional
Aos 35 anos, a jornalista Andréa Antonacci quis mudar de vida. Trocou de emprego e decidiu que ia emagrecer. Foi ao endocrinologista, começou a se exercitar e criou um diário virtual. Na rede, trocou experiências com outros internautas e ganhou força para conquistar a meta. O resultado veio meses depois: além de eliminar 9 quilos, publicou o livro ‘Emagreci escrevendo um blog’.

Mas ela não é a única. A expressão ‘blog de emagrecimento’ no Google gera cerca de 900 resultados. Com o aparecimento de histórias de sucesso, a tendência desse número é aumentar — e a medida das roupas diminuir.

Segundo o chefe de Psiquiatria da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, Adriano Seagal, a Internet auxilia a perda de peso pois é um espaço onde as pessoas podem desabafar sobre as dificuldades de emagrecer.

"Quem quer perder peso precisa ter uma atitude positiva em relação à obesidade, uma doença crônica que deve ser tratada pelo resto da vida. Ao ler sites, blogs e comunidades, a pessoa precisa tirar proveito do que é bom, ao invés de se lamentar não ter atingido a meta. Ela precisa mudar hábitos de vida”, diz.

Mas nem tudo são flores no mundo virtual. Para emagrecer é preciso ter cuidado com promessas e dietas milagrosas. Segundo o presidente da Comissão de Novas Lideranças da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Rodrigo Moreira, a Internet pode servir de complemento à dieta, mas não substitui os tratamentos convencionais.
“É muito fácil encontrar na rede leigos falando do que não sabem. Por um lado, é bom ter um espaço para trocar experiências. Por outro, é fundamental ter os olhos abertos e não acreditar em qualquer coisa”, alerta.

Para quem pretende emagrecer, Moreira aconselha procurar orientação médica e praticar exercícios físicos. Na rede, é preciso pesquisar sites que tenham embasamento científico e não se deve em nenhuma hipótese adotar dietas prescritas na Internet. “Não adianta ficar sentado o dia todo no blog, que parado ninguém emagrece. A pessoa precisa se exercitar e se reeducar. Não há receita melhor do que essa”,
POR CLARISSA MELLO
O Dia

Nenhum comentário: