6.23.2010

Quase metade dos universitários brasileiros já consumiu drogas

Quase metade dos universitários brasileiros já fez uso de alguma substância ilícita. É o que mostra o 1o. Levantamento Nacional sobre Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, que entrevistou cerca de 18.000 universitários nas 27 capitais. Cerca de 8% dos universitários estão sob risco de desenvolver dependência de maconha.

De acordo com a pesquisa, aproximadamente 40% dos universitários usaram duas ou mais drogas nos últimos 12 meses. Além disso, 43% afirmaram já ter feito uso múltiplo e simultâneo de drogas na vida. Desses estudantes, quase metade respondeu que o motivo para isso foi "simplesmente porque gostavam ou porque lhes possibilitava esquecer os problemas da vida".

O levantamento constatou que o uso de substâncias ilícitas é maior entre os universitários das regiões Sul e Sudeste, de instituições privadas, da área de Humanas, do período noturno e por universitários com idade acima dos 35 anos.

"Os estudantes universitários apresentam um consumo de drogas mais intenso e frequente do que outras parcelas da população em geral", diz o médico Arthur Guerra, um dos responsáveis pelo levantamento.

Álcool

Em relação ao álcool, a maioria dos universitários (86%) afirmou já ter bebido e 36% dos entrevistados beberam, nos últimos 12 meses, em binge (cinco ou mais doses alcoólicas para homens ou de quatro ou mais doses para mulheres dentro do período de duas horas).

De acordo com a pesquisa, 22% dos estudantes do ensino superior estão sob risco de desenvolver dependência de álcool.

O estudo foi realizado pela Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Foram entrevistados cerca de 18.000 universitários, matriculados no ano de 2009, de 100 instituições de ensino superior públicas e privadas.

Folha de São
LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLiA

Nenhum comentário: