5.12.2011

FERRO CONTRA AS RUGAS

Ferro contra as rugas

Tenha uma pele saudável e jovem com a ajuda deste mineral

A preocupação com a velhice é sempre uma constante na vida de todos. Além dos fios brancos e de alguns problemas de saúde que costumam surgir com o passar dos anos, as rugas estão no topo da lista das preocupações tanto dos homens, quanto das mulheres. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que, além de funcionar como um protetor do nosso organismo, o ferro pode ser um aliado na prevenção e no combate às marcas do tempo.
 “Esse mineral promove a aparência saudável da pele como um todo, e por ser um importante constituinte do sangue, é um excelente tonificante do tecido”, diz a Cosmetóloga Sheila Gonçalves, ressaltando que os cuidados básicos com a saúde e a beleza devem começar com uma boa alimentação, principalmente com a ingestão de ferro.
Ela explica que a pele é formada por três camadas: a hipoderme (a camada mais profunda), a derme (camada intermediária) e a epiderme (mais superficial). Essa, por sua vez, por estar em contato direto com o meio exterior, é a responsável por proteger o organismo dos agentes externos e refletir o aspecto da pele em sua superfície. Quando há carência de ferro no organismo, a epiderme tem sua função de proteção prejudicada, tornando-se mais fina, seca e com falta de elasticidade.
“Quando isso ocorre, é porque a célula não consegue absorver o oxigênio e não possui energia para se livrar das toxinas adquiridas no dia-a-dia, que vão se acumulando até um momento em que elas deixam de funcionar. Além disso, os cabelos e unhas demoram mais para crescer e ficam fracos”, diz.
Contudo, assim como todos os outros nutrientes, o ferro não pode ser consumido nem em pequena, nem em exagerada quantidade, já que, segundo especialistas, o seu excesso pode ser mais perigoso do que o colesterol para o coração.
Fique atento:
- Os homens adultos necessitam de 10 mg/dia.
- As mulheres adultas requerem 15 mg/dia.
- Gestantes requerem 30 mg/diárias.
- As necessidades de crianças variam de 6 a 12 mg/dia.

Nenhum comentário: